Início

Questões de Concursos Especialista em Saúde Assistente Social

Resolva questões de Especialista em Saúde Assistente Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q208420 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A atuação do assistente social na política de saúde exige a compreensão dos aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo saúde/doença, e cabe ao serviço social propor ações estratégicas como uma necessidade para a superação, reforçando o direito social à saúde. À luz dos elementos constituintes do documento Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde, assinale a alternativa que corresponde à(s) ação(ões) socioeducativa(s) realizada(s) pelos assistentes sociais no campo da saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q207941 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Os parâmetros para a atuação do assistente social na política da saúde visam expressar a totalidade das ações que são desenvolvidas pelos assistentes sociais na saúde, considerando a particularidade das ações desenvolvidas nos programas de saúde bem como na atenção de básica, média e de alta complexidade em saúde. A respeito desse assunto, a(s) principal(is) ação(ões) a ser(em) desenvolvida(s) pelo assistente social é(são)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q208403 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP), instituído pela Portaria Interministerial n.o 1.777/2003, tem como objetivo primordial garantir o acesso à saúde pelas pessoas privadas de liberdade, oferecendo ações e serviços de atenção básica in loco, ou seja, dentro das unidades prisionais. Essas ações envolvem, entre outras, campanhas de vacinação; direito a visita íntima; distribuição de kits de medicamentos da farmácia básica, incluindo a distribuição de preservativos masculinos e medicamentos específicos para gestantes; inclusão da população penitenciária na política de planejamento familiar; e são desenvolvidas por equipes multiprofissionais, compostas minimamente por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, com ações voltadas para prevenção, promoção e tratamento de agravos em saúde, primando pela atenção integral em saúde bucal, saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatites virais, saúde mental, controle da tuberculose, hipertensão e diabetes, hanseníase, assistência farmacêutica básica, imunizações e coletas de exames laboratoriais.

Internet: (com adaptações).

Considerando as informações do texto e o conteúdo expresso no PNSSP, assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos desse plano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q209096 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Elaine Behring, em sua obra Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos, ao refletir acerca das mudanças advindas do paradigma pós-moderno, enumera um conjunto de caracteres que compõem esse cenário. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das características da pós-modernidade nas políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q209071 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

O documento intitulado Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde é o resultado da manifestação de vários atores da categoria profissional, no sentido de sistematizar as atribuições profissionais nesse campo vasto, diverso e responsável por empregar grande parte dos assistentes sociais brasileiros. Nesse sentido, pensar e realizar uma atuação competente e crítica do serviço social na área da saúde consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q211251 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP) prevê medidas para atender à demanda de recursos humanos indispensáveis para dar conta dos desafios da assistência à saúde no contexto do sistema prisional. Assinale a alternativa correta a respeito do PNSSP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q207640 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A mediação de conflitos emerge como estratégia metodológica do serviço social no campo sociojurídico, organizacional, escolar, entre outros, e apresenta por objetivo a solução e a prevenção de conflitos, além da perspectiva de fortalecimento dos sujeitos envolvidos no processo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q208183 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A Lei n.o 10.216/2001, também conhecida como Lei Paulo Delgado e como Lei da Reforma Psiquiátrica, instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil. No ano de 1989, dá entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PT/MG), que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país. É, o início das lutas do movimento da Reforma Psiquiátrica no campo legislativo e no normativo. E somente no ano de 2001, após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, é que a Lei Federal n.º 10.216 é sancionada no país. A aprovação, no entanto, é de um substitutivo do Projeto de Lei original, que traz modificações importantes no texto normativo. Assim, a Lei Federal n.o 10.216 redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, mas não institui mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios. Ainda assim, a promulgação da Lei n.º 10.216 impõe novo impulso e novo ritmo ao processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil. É, no contexto da promulgação da Lei n.o 10.216 e da realização da III Conferência Nacional de Saúde Mental, que a política de saúde mental do governo federal, alinhada com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, passa a consolidar-se, ganhando maior sustentação e visibilidade.

Internet: (com adaptações).

Com relação ao disposto na Lei n.o 10.216/2001, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q209450 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A Resolução n.o 15/2002 do Conselho Nacional de Educação, que estabelece as diretrizes curriculares do curso de serviço social, concebe o perfil do formando em serviço social como um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento. Considerando a importância na atualidade da questão social para o assistente social, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q209904 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a elaborar um programa de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso e ao abuso de drogas e que essa profissional passou por formação especializada e também envolveu equipe multidisciplinar constituída por psicólogo, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias interventivas passível de ser desenhada por essa profissional para o programa em tela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q206996 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

O Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil foi elaborado com base na mobilização de atores da sociedade civil organizada em encontro realizado em Natal, no ano de 2000. O plano, por ter esse recorte da participação da sociedade civil como fundamento da sua construção, coloca a articulação e a mobilização como eixos estruturantes que conduzem as diretrizes de políticas, programas, projetos e serviços de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. Com relação a esse plano, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q210376 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A elaboração da política de saúde pós-Constituição de 1988 é resultado de intenso movimento de atores sociais na montagem de um sistema universal de acesso ao direito à saúde. Acerca da ação dos atores sociais responsáveis pela mobilização nacional em favor da saúde, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q210919 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

O assistente social precisa debater o significado da humanização com a equipe, a fim de evitar compreensões distorcidas que levem a uma percepção romântica e(ou) residual da atuação, focalizando as ações somente na escuta e na redução de tensão. A concepção de humanização, na perspectiva ampliada, permite aos profissionais analisarem os determinantes sociais do processo saúde-doença, as condições de trabalho, o modelo assistencial e o de gestão. Nessa direção, cabe aos profissionais desencadearem um processo de discussão, com a participação dos usuários, para a revisão do projeto da unidade de saúde, das rotinas dos serviços e rupturas com o modelo centrado na doença (CFESS, 2010). Considerando essas informações, é correto afirmar que é(são) ação(ões) de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q210474 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A adoção no Brasil sofreu mudanças após a instituição da Lei n.0 12.010/2009. Essa lei propõe, em seu artigo 1.0, o aperfeiçoamento da sistemática prevista para a garantia do direito à convivência familiar a crianças e adolescentes, na forma prevista pela Lei n.º 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente. Com relação a essa normativa, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q210838 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A proposta de realização do Pacto pela Saúde foi fundamental na identificação de prioridades para a política de saúde para os anos vindouros e no estabelecimento de compromissos entre as três esferas governamentais. É prioridade do Pacto pela Saúde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q207434 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A Lei n.o 8.662/1993 regulamentou o exercício profissional do assistente social, afirmando as características contemporâneas do serviço social, estabeleceu reserva de mercado, indicou competências e ações a serem realizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q207622 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Ana Maria Vasconcelos, ao investigar o cotidiano, a formação e as alternativas da prática profissional do assistente social no campo da saúde, constata a diversidade de demandas dirigidas a esse profissional. Conforme essa autora, é correto afirmar que não constitui(em) demanda institucional predominante, quando da liberação do paciente pelo médico,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q208410 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

A política de saúde mental no Brasil está ancorada na Lei n.o 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A citada lei tem-se materializado em programas, projetos, serviços e estabelecimentos, como os Centros de Atendimento Psicossocial, cada vez mais capilarizados nas cidades brasileiras. Com relação ao disposto na normativa citada, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q206329 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

As visitas domiciliares sob a intervenção do assistente social facilitam a ligação multissetorial entre a família, assistentes sociais, equipe e recursos institucionais, cujas ações conjuntas são destinadas a aumentar a qualidade de vida dos usuários. Assim, para a profissão, o uso dessa técnica de intervenção exige uma fundamentação teórica e prática que garanta a qualidade da visita domiciliar. Assinale a alternativa correta quanto à visita domiciliar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q207113 | Serviço Social, Especialista em Saúde Assistente Social, SES DF, FUNIVERSA

Considerando uma situação vivenciada por assistente social de unidade de atenção básica à saúde, foi solicitada a elaboração de laudo social, tendo em vista a necessidade de encaminhamento de um usuário para unidade de proteção social de média complexidade. Assinale a alternativa correta com relação a laudo social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.