Questões de Concursos Exploração e Produção

Resolva questões de Exploração e Produção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1048645 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Para que se forme uma acumulação petrolífera são necessários seis requisitos: presença de rochas geradoras, presença de rochas reservatório, presença de rochas capeadoras, migração, trapas ou armadilhas e relações temporais adequadas.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O processo de geração do petróleo é o resultado da transformação da matéria orgânica com a contribuição do fluxo de calor oriundo do interior da terra. Restos de organismos se depositam nos fundos de lagos e/ou mares e são decompostos por bactérias aeróbicas.

( ) O ambiente de formação do petróleo ocorre em bacias fechadas, oxigenadas na parte superior e com fundo isento de correntes. Os seres de vida planctônica ao morrer, sofrem putrefação incompleta, formando gás sulfídrico e, em seguida, lama putrefata, caracterizando a fase inicial de formação. Altas pressões e temperaturas levam à perda gradual do N e O, aumentando o teor relativo de C e H.

( ) Para se ter uma acumulação de petróleo é necessário que, após o processo de geração, ocorra a migração e que esta tenha seu caminho interrompido pela existência de algum tipo de armadilha geológica. Existem dois tipos de migração: a primária que se caracteriza pela expulsão do petróleo da rocha geradora e a secundária, que se caracteriza pela não contenção do petróleo em sua migração.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1048646 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

De acordo com a Resolução ANP nº 749/2018, campo de petróleo ou de gás natural maduro é o que atingiu produção maior ou igual a vinte e cinco anos ou cuja produção acumulada corresponda a, pelo menos, 70% do volume a ser produzido previsto, considerando as reservas provadas.


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Algumas bacias onshore, vêm apresentando um aumento no fator de recuperação, como resultado da política da Petrobras de desinvestimentos de diversos campos terrestres, o que possibilitou a participação de novas empresas de pequeno e médio portes, interessadas em aumentar o volume recuperável dos campos.


( ) Nos últimos anos não foram implementados programas governamentais que trouxessem avanços importantes para o ambiente onshore e offshore. A implementação do sistema de oferta permanente de blocos exploratórios e campos marginais, como a adequação dos percentuais de royalties sobre a produção incremental gerada por novo plano de investimentos a ser executado, não trouxeram resultados relevantes para o aumento do fator de recuperação de campos maduros.


( ) As emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundos, substancialmente, do uso de fontes fósseis, como o petróleo, têm suscitado o interesse em tecnologias que visam mitigar as emissões de GEE. O interesse pela técnica de Recuperação Avançada de Petróleo, fazendo uso da injeção de CO2 (Enhanced Oil Recovery with CO2), vai além das questões climáticas, uma vez que esse método permite prolongar a vida útil de um poço.


As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1044576 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Sobre a técnica de perfuração direcional de poços de petróleo, analise as afirmativas a seguir.

I. Essa técnica tem proporcionado um aumento significativo na produtividade dos poços de petróleo em comparação com as técnicas tradicionais de perfuração vertical.

II. Com o uso da perfuração direcional, é possível criar poços horizontais, multilaterais e com trajetórias complexas a grandes distâncias em águas profundas.

III. Há um ganho de eficiência do processo de descoberta e o de exploração de poços com a perfuração direcional, sem a necessidade de maior investimento e utilização de equipamentos semelhantes aos utilizados na perfuração vertical.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1044577 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

As plataformas de petróleo, peças-chave na indústria de óleo e gás natural, são estruturas responsáveis pela captação e extração desse mineral no fundo do mar.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação com estacas cravadas no fundo do mar. São projetadas para receber os equipamentos e as instalações necessárias para a produção dos poços e podem ser usadas em campos localizados em lâmina d´água de até 300 metros. Nesse modelo, o controle dos poços é feito no fundo do mar, sistema conhecido como Árvore de Natal Molhada.

( ) Os FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading) são navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo, e prover a transferência do petróleo e/ou gás natural.

( ) O navio-sonda é projetado para a perfuração de poços submarinos. O sistema de posicionamento do navio-sonda, composto por sensores acústicos, propulsores e computadores, anula os efeitos do vento, das ondas e correntes que tendem a deslocar o navio da sua posição.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1044578 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A completação de um poço de petróleo é, sucintamente, a interface que conecta o reservatório de óleo à superfície de produção. Ou seja, é o conjunto de operações necessárias, após a perfuração do poço, para deixá-lo operando de forma segura e viável economicamente.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. No sistema de completação seca o sistema de cabeça do poço fica posicionado à superfície. Neste caso, o conjunto de válvulas que controla a produção do poço é simples e de fácil manutenção, assim como o acesso ao poço.

II. No sistema de completação molhada o sistema de cabeça do poço fica posicionado no fundo do mar. Devido às configurações disponíveis para os risers, tanto rígidos quanto flexíveis, a completação molhada permite o emprego de unidades flutuantes de produção semi-submersíveis e FPSO’s.

III. A árvore de natal é um equipamento constituído por um conjunto de válvulas, cuja principal função é permitir o controle do poço de produção ou injeção. Conforme o tipo de completação usada, a árvore de natal pode ser do tipo molhada ou seca. A molhada é instalada na cabeça do poço no fundo do mar e a seca, é instalada no topo do riser na plataforma,

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1044579 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

O campo magnético terrestre envolve continuamente a Terra (interior e exterior) e se estende por todo espaço. Ele forma um manto protetor (a magnetosfera) que blinda e preserva a vida de plantas e animais contra os efeitos nocivos do vento solar (prótons e elétrons ejetados pelo Sol) e raios cósmicos (prótons e núcleos atômicos extremamente energéticos, oriundos de fora do sistema solar e de outras galáxias).

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Como o campo magnético terrestre é gestado no turbulento núcleo da Terra, os polos norte e sul magnéticos são antípodas, isto é, estão em posições diametralmente opostas.

II. O cinturão de radiação de Van Allen é composto por prótons e elétrons de alta energia, que são armadilhados pelo campo magnético terrestre.

III. Magnetosfera é a denominação dada à área em torno de um corpo celeste que sofre influência de um campo magnético.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1044580 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A Petrofísica é responsável pela caracterização dos fenômenos físicos e químicos relacionados à estrutura porosa e sua interação com os fluidos presentes. Ela permite avaliar o potencial de exploração e de explotação da jazida, fornecendo parâmetros para a determinação da sua capacidade de armazenamento e de produção. Os parâmetros fundamentais na caracterização de petrofísica de rotina da rocha reservatório são a densidade de grãos (rho), a porosidade (phi) e a permeabilidade absoluta (K). Associe o parâmetro de caracterização à respectiva definição.

1. Densidade de grãos (rho)

2. Porosidade (phi)

3. Permeabilidade absoluta (K)

( ) Expressa a capacidade de armazenamento de fluidos nos poros de uma rocha reservatório.

( ) Mede a capacidade de um meio poroso transmitir fluido devido a uma diferença de pressão imposta.

( ) Indica a massa dos grãos sólidos por unidade de volume, excluindo o espaço de poros.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1044581 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Diante dos elevados custos associados às novas explorações de óleo, há um interesse crescente na busca pela recuperação do óleo remanescente, via técnicas avançadas ou terciárias de recuperação, como a EOR, explorando a disponibilidade de óleo contido nos reservatórios.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A injeção alternada de água e gás (WAG) é usada na recuperação avançada de petróleo. O aproveitamento do gás CO2 na injeção WAG (WAG-CO2), além do aumento do fator de recuperação de petróleo dos reservatórios, mitiga o efeito estufa por emissões de CO2.

II. A recuperação avançada de petróleo, fazendo uso da injeção de CO2 (Enhanced Oil Recovery with CO2) vai além das questões climáticas, uma vez que permite prolongar a vida útil de um poço.

III. A injeção de polímeros é um método físico de recuperação de petróleo, cujo objetivo principal é a aumento da razão da mobilidade água-óleo, resultando em uma melhor eficiência de varrido do reservatório e, consequentemente, a recuperação de petróleo do campo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1044582 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Na lógica matemática, uma proposição é uma afirmação passível de assumir valor lógico verdadeiro ou falso.

Analise as proposições a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) 2 > 1 → 3 > 1

( ) 2 > 1 → 1 > 3

( ) 5 = 2 → 0 = 1

As proposições são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1044583 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Sobre o risco exploratório, de modo geral, pode ser subdivido em dois grupos: risco geológico e risco comercial ou econômico.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A etapa exploratória abarca uma vasta gama de decisões sob incerteza, que, aliados a outros aspectos dos processos de exploração, compõem o chamado risco exploratório.

II. O risco geológico identifica as condições favoráveis ao acúmulo de petróleo, caracterizando determinada formação como uma oportunidade exploratória.

III. O risco comercial diz respeito à economicidade de determinado campo; seu principal fator de influência são os aspectos políticos, porque eles podem afetar o regime fiscal da atividade petrolífera.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1044584 | Física, Magnetismo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Podemos distinguir três tipos de comportamento magnético nos materiais: diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo. Esses comportamentos estão associados aos movimentos orbitais e de spin dos elétrons.

Associe o comportamento magnético dos materiais às suas características.

1. Diamagnetismo

2. Paramagnetismo

3. Ferromagnetismo

( ) A energia magnética é pequena comparada com a energia térmica, de modo que, na ausência de campo magnético externo, os momentos magnéticos são orientados ao acaso.

( ) Em alguns minerais, os átomos ocupam posições próximas o suficiente para permitir uma forte interação de troca entre os átomos vizinhos – chamada de energia de troca. Esta interação de troca produz um forte campo molecular dentro do material.

( ) Está associado ao movimento orbital dos elétrons. Quando um elétron é submetido a um campo magnético ele precessiona em torno da direção do campo criando uma componente de rotação adicional à órbita do elétron.

Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1044585 | Física, Leis de Newton, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

As Leis de Newton descrevem a dinâmica do movimento dos corpos com base em conceitos físicos, como inércia, força, aceleração e pares de ação e reação.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Usando a Primeira Lei de Newton e o conceito de Referenciais Inerciais, podemos definir uma força como uma influência externa, ou ação, sobre um corpo que provoca uma variação de velocidade do corpo.

( ) Os corpos resistem a serem acelerados. Essa propriedade intrínseca da matéria é chamada de massa do corpo. É uma medida da inércia do corpo. A unidade SI de massa é o grama (g).

( ) Um astronauta está à deriva no espaço, afastado da sua nave. O astronauta aciona uma unidade de propulsão que fornece uma força constante por 3,0 segundos. Após 3,0 s o astronauta se moveu 2,25m. Considerando que sua massa é 68 kg, o valor da força atuante é de 3,4Nî.

As afirmativas são, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1044586 | Física, Leis de Newton, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Em relação às Leis de Newton, analise as afirmativas a seguir.

I. A segunda Lei de Newton pode ser expressa como: sob a ação de uma força resultante, um corpo de massa constante adquire uma aceleração cuja intensidade é inversamente proporcional a sua massa.

II. A primeira Lei de Newton estabelece que um corpo em repouso permanece em repouso a não ser que uma força externa atue sobre ele.

III. Para cada ação, existe reação igual e oposta; em outras palavras, as ações de dois corpos, um sobre o outro, são sempre iguais e sempre opostas em direção.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1044587 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

O princípio de superposição afirma que quando há mais de uma onda se propagando em uma corda, a onda resultante é dada pela combinação linear dessas ondas individuais.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A superposição de duas ondas harmônicas de mesma frequência e mesmo comprimento, mas com amplitudes e fases diferentes, que se propagam no mesmo sentido é também uma onda harmônica, com a mesma frequência e o mesmo comprimento de onda propagando-se no mesmo sentido. II. A onda resultante da superposição de duas ondas harmônicas é uma onda harmônica dada pela soma das duas ondas. A intensidade da onda resultante é diferente da soma das intensidades das duas ondas. Este fenômeno é chamado de interferência. III. Quando duas ondas harmônicas iguais, com mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma frequência e mesma fase, propagam-se em direções opostas, elas se combinam para formar uma onda estacionária.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1044588 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A diminuição das amplitudes das ondas sísmicas é o resultado da perda de energia com a distância transitada. A perda ocorre de três maneiras diferentes: divergência esférica, atenuação intrínseca e espalhamento.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A divergência esférica é a diminuição da amplitude do sinal relacionada à expansão da frente de uma onda sísmica. A perda por divergência esférica depende do inverso do raio ao quadrado, da distância percorrida pela frente de onda. II. A correção da divergência esférica é feita de modo a compensar a diminuição das amplitudes sísmicas à medida que a frente de onda se propaga afastando-se da fonte. Considerando a propagação das ondas sísmicas num meio homogêneo, para haver conservação da energia, a densidade de energia vai decair proporcionalmente a 1/r, sendo r a distância à fonte. III. Na prática, a velocidade aumenta com a profundidade, fazendo com que a divergência da frente de onda aumente ainda mais. Assim, os refletores mais profundos vão ser menos visíveis pois terão amplitudes menores do que os refletores mais superficiais. Um efeito indesejado na correção da divergência esférica é o fato de aumentar o ruído e os múltiplos.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1044589 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Existem diferentes tipos de reservatórios com mecanismos de trapeamento distintos, podendo ser eles físicos ou geoquímicos. ( ) A migração do petróleo pode, eventualmente, ser detida pelo acunhamento da camada-transportadora, ou seu bloqueio, por uma barreira diagenética ou de permeabilidade, ficando então retido em posições estruturalmente não-notáveis. ( ) A seleção de sítios de armazenamento geológico permanente é parte crucial para a avaliação da pertinência técnica, econômica e ambiental de projetos de captura e armazenamento de carbono (Carbon Capture and Storage – CCS) e daqueles que envolvam também a utilização (Carbon Capture, Utilisation and Storage – CCUS). Por sua ampla distribuição global, os reservatórios de óleo e gás e os reservatórios salinos detêm as maiores estimativas de capacidade volumétrica de armazenamento.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1038489 | Geologia, Geologia do Petróleo, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

Sobre os biomarcadores, ferramenta usada na avaliação ambiental de acidentes envolvendo petróleo e derivados, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os marcadores biológicos ou biomarcadores são compostos orgânicos derivados de organismos vivos, recentes ou pretéritos, encontrados na natureza em rochas sedimentares que mostram pouca ou nenhuma mudança na estrutura, em relação às moléculas originais encontradas nos organismos vivos.

( ) Entre os biomarcadores, os hopanos, terpanos e esteranos têm sido utilizados em estudos ambientais em função da sua alta resistência à degradação. Suas moléculas possuem alto peso molecular e se apresentam com alta concentração relativa no petróleo

( ) Os biomarcadores podem fornecer informações importantes sobre a correlação entre óleos e entre óleo e a rocha geradora, a biodegradação, a idade e o ambiente deposicional das rochas geradoras. Os biomarcadores não são capazes de fornecer informações sobre o grau de evolução térmica e os processos de migração.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1038490 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A sismoestratigrafia, ou estratigrafia sísmica, é o estudo de sucessões estratigráficas por meio dos métodos sísmicos de prospecção. Compreende a interpretação de refletores sísmicos e os conjuntos de refletores sísmicos em seções ou blocos tridimensionais.

Sobre o tema. analise as afirmativas a seguir.

I. A sismoestratigrafia é a emissão de ondas sísmicas que migram através de meios heterogêneos, sujeitos à reflexão a cada horizonte de contraste de características físicas das rochas.

II. Um sistema de aquisição de dados é um arranjo de receptores e um sistema de armazenamento e pré-processamento, não havendo grandes diferenças entre os sistemas de aquisição de dados sísmicos em terra e no mar.

III. A razão entre as amplitudes da onda incidente e a da onda refletida é função da impedância acústica.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1038491 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A Geologia Estrutural estuda as deformações da crosta terrestre, porção envoltória do manto, acima da Descontinuidade de Mohorovicic - MOHO. Ocupa-se com as estruturas e a morfologia de sua formação. São também objetos de seus estudos os mecanismos, os processos de deformação e os produtos gerados.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A cinemática estuda os movimentos que geram as diversas estruturas rochosas. A análise cinemática, que não requer tratamento matemático, descreve qualitativamente o “caminho” que as rochas percorrem durante sua deformação.

II. Juntas são estruturas planares geradas por abertura, sem cisalhamento, nas quais a deformação atua no sentido de afastamento das paredes.

III. Falhas são estruturas planares em que se pode observar movimento relativo entre os blocos, paralelo ao plano da estrutura.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034652 | Geologia, Geologia Geral, Exploração e Produção, EPE, FGV, 2024

A Sedimentologia é um importante ramo da Geologia Física que visa identificar a origem e os processos responsáveis pela formação do sedimento e da rocha sedimentar. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O sedimento é um conjunto de partículas inconsolidadas, de natureza e constituição química/mineralógica diversificada, formado por agentes morfogenéticos atuantes na superfície terrestre e que sofreu ação de mecanismos de erosão, transporte e deposição.

II. O sedimento é o material residual ou o manto de alteração das rochas in situ, derivado exclusivamente do intemperismo, ou seja, o sedimento é o resultado de um processo que se inicia com o intemperismo, que fragmenta a rocha sã e produz as partículas que se acumulam formando capas ou mantos de alteração.

III. A formação de sedimentos na superfície terrestre é resultante de uma série de processos que integram o ciclo petrogenético ou ciclo das rochas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.