Questões de Concurso FCJRM

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q984031 | Geografia, Geografia Econômica, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em Rondônia o setor industrial, responsável por 14,6% do PIB estadual, é pouco diversificado. Os principais segmentos são o alimentício, frigorífico e a mineração.
O que explica o desenvolvimento da indústria de mineração?

2 Q984024 | Arquitetura de Computadores, Memória, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O que é uma memória volátil?

3 Q984054 | Português, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa que segue as orientações da gramática normativa.

5 Q984073 | Biblioteconomia, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Considerando os tipos e funções dos resumos, apontados por Lancaster (2004, p. 101), o que “contêm informações sobre a finalidade, alcance ou metodologia, mas não sobre os resultados, conclusões ou recomendações” é o resumo:

6 Q984196 | Governança de TI, Auditoria de TI, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Tecnologia da Informação (TI) tem papel estratégico na atuação do controle interno, especialmente na promoção da transparência, integridade dos dados e rastreabilidade dos processos administrativos.
Com base nessa premissa, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

7 Q984037 | Secretariado, Atribuições, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Durante uma reunião de trabalho, é a agente administrativa que tem com uma de suas funções registrar os principais pontos discutidos, decisões tomadas e encaminhamentos a serem seguidos. Quais são as melhores práticas que a a agente administrativa deve adotar ao secretariar a reunião e redigir a ata para garantir que o conteúdo esteja claro e eficiente?

8 Q984047 | Português, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Texto associado.
TEXTO I


Explicar não é justificar

Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão porque não imaginavam que uma sociedade pudesse funcionar sem escravos. Como o filósofo Sêneca, insistiam apenas em que se reconhecessem alguns direitos aos escravos: que fosse, por exemplo, proibido utilizá-los com finalidades sexuais. Estamos na mesma posição quando se trata da pobreza. Estamos convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la. Mas, como não conseguimos conceber os meios que permitem atingir esse objetivo, aceitamos que uma sociedade comporte grandes bolsões de pobreza. Em contrapartida, não hesitamos em condenar a prática da escravidão.

(Raymond Boudon, O relativismo. Trad. de Edson Bini. São Paulo: Loyola, 2010. p. 41)
Pode-se afirmar, no texto I, que o autor faz uma comparação com o excerto:

9 Q984053 | Português, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Texto associado.
TEXTO III


Amar

Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto eu, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o amar traz à praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

(Carlos Drummond de Andrade)
O texto III é o soneto número XIII da coletânea de sonetos Via Láctea. O tema do amor, mote inspirador dos versos de Bilac, foi fruto da paixão que o poeta teve.
Os versos apaixonados transparecem:

10 Q984063 | Biblioteconomia, Normas Internacionais e de Padronização, FCJRM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O ISBN é um número internacional padronizado responsável por atribuir identidade a uma obra, tornando-a única. No Brasil, o ISBN é emitido pelo (a):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.