Questões de Concursos Filosofia e Sociologia 2 Dia

Resolva questões de Filosofia e Sociologia 2 Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679569 | Sociologia, Cultura e sociedade, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para as seguintes estrofes do poema “Canção do africano”, datado de 1863, de autoria do poeta Castro Alves, que demonstra seu engajamento social ao refletir a situação dos negros no Brasil em sua época:

[…]
O escravo então foi deitar-se, Pois tinha de levantar-se Bem antes do sol nascer, E se tardasse, coitado, Teria de ser surrado, Pois bastava escravo ser.
E a cativa desgraçada Deita seu filho, calada, E põe-se triste a beijá-lo, Talvez temendo que o dono Não viesse, em meio do sono, De seus braços arrancá-lo! […]

Fonte: http://escambau.org/2016/09/10/10-incriveispoemas-engajados-nacionais/

Tendo como base as referências trazidas pelo poema, e o conhecimento sociológico que se tem a respeito da formação social, econômica e política do Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q679580 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber interpretaram, de diferentes modos, o papel da religião na sociedade. Tendo em mente os diferentes conteúdos propostos por estes três autores, numere as proposições, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:

1. Emile Durkheim; 2. Karl Marx; 3. Max Weber.

( ) Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.
( ) Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.
( ) Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.
( ) Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.

A sequência correta, de cima para baixo, é


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q679570 | Sociologia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Há reconhecimento nas pautas públicas de um novo sujeito de direitos, os jovens. As políticas públicas juvenis têm um papel importante na construção desses direitos. Porém, avançar da afirmação deste princípio democrático para a garantia efetiva da participação juvenil, em todas as etapas das políticas em curso, constitui, ainda, um grande desafio.

RIBEIRO, Eliane. MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0797-55382018000100107

Considerando as políticas públicas de juventude no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q679571 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para a seguinte afirmação de Karl Max sobre o trabalho no sistema capitalista: “O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma ‘mercadoria’”.
Fonte: Marx, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 80.

Assinale a opção que corresponde à afirmação de Karl Marx acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q679564 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A dialética não é um mero método que organiza, mentalmente, na cabeça do filósofo, a realidade que lhe é exterior. Ao contrário, a dialética é, para autores como Hegel e Marx, a única forma de ler a realidade sem traí-la ou distorcê-la, pois é na própria realidade que se situam as contradições dialéticas. Ciente dessa compreensão, assinale a opção que exprime corretamente essa identificação da contradição do real com a forma de pensar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q679552 | Sociologia, O processo de socialização, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“As tradições que sustentam as instituições democráticas americanas estão se desintegrando, abrindo um vazio desconcertante entre como nosso sistema político funciona e as expectativas há muito arraigadas de como ele deve funcionar.”
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p. 142.

O trecho acima citado se refere ao abismo, constatado no mundo todo, entre as tradições iluministas que deram origem aos nossos sistemas republicanos liberais e a negação da política, que tem tomado conta dos discursos eleitorais em diversos países, nos últimos anos.
Assinale a opção que apresenta corretamente as principais heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q679558 | Filosofia, Os Contratualistas Hobbes, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte trecho de Locke sobre o pacto social:

“Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade”.

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 139. Coleção clássicos do pensamento político. – Citação adaptada.

No que diz respeito ao estabelecimento da sociedade civil em John Locke, considere as seguintes afirmações:
I. O estabelecimento da sociedade civil amplia a liberdade dos homens.
II. O estabelecimento da sociedade civil funda-se no consentimento.
III. O estabelecimento da sociedade civil funda-se na liberdade e igualdade que existe entre todos os homens.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q679583 | Sociologia, Desigualdade social no Brasil, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Analise o seguinte trecho da letra da música A Carne, de autoria de Marcelo Yuka, Ulisses Cappelletti e Seu Jorge, interpretada por Elza Soares.

“A carne mais barata do mercado

É a carne negra

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que vai de graça pro presídio

E para debaixo do plástico

E vai de graça pro subemprego

E pros hospitais psiquíatricos

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que fez e faz e faz história

Segurando esse país no braço, meu irmão

O cabra aqui, não se sente revoltado

Porque o revólver já está engatilhado

E o vingador eleito” [...].

Atente para o que se afirma a seguir a respeito do conteúdo da música apresentada:

I. De acordo com o conteúdo da música, os negros no Brasil tornam-se vulneráveis em função do desemprego e da crise econômica pela qual o País passa atualmente.

II. A música é uma forma de denúncia da situação histórica dos negros no País e do racismo a que eles estão submetidos.

III. Caracteriza-se como como uma canção de protesto, pois demonstra a dívida que o Brasil tem com os negros. Como denota a canção, o respeito é ausente e a justiça também.

IV. Enaltece a contribuição dos negros na construção do Brasil, ao reconhecer que foram eles que seguraram o País nos braços.

Está corretamente relacionado à letra da música somente o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q679549 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“O homem é no sentido mais literal do termo um zoon politikon, não só um animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade. A produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...] é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e falem entre si.”
MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982, p. 3-4. Texto modificado.
Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx,


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q679572 | Sociologia, Violência e conflitos urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

De acordo com o Relatório Final do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (2016), do total de mortes de adolescentes e jovens em Fortaleza, 50% se concentram em 20 bairros. O bairro com maior incidência é o Jangurussu, com 24 mortes, seguido do bairro Bom Jardim, com 20 homicídios de jovens. Os números mostram ainda que 52% desses homicídios concentram-se em apenas 20 dos 119 bairros de Fortaleza.
Fonte: https://www.al.ce.gov.br/phocadownload/relatoro_ primeiro_semestre.pdf

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre violência e juventude:

( ) A criminalidade urbana, em todo Brasil e em Fortaleza, tem causas complexas, sendo uma delas a desigualdade social responsável pelos processos de segregação avançados entre os espaços da cidade.
( ) Embora pareça difusa, a violência urbana tem como público preferencial jovens, do sexo masculino, de cor preta ou parda e moradores de bairros das periferias. ( ) A violência urbana em Fortaleza afeta todos os moradores da cidade, sem distinção de classe social, raça, gênero ou bairros.
( ) A seletividade da violência sobre jovens estigmatizados também corresponde à seletividade penal, na medida em que seus corpos passam a ser atravessados por políticas de controle e de punição.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q679562 | Filosofia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Dos parágrafos XLI ao XLIV de seu Novum Organon: instauratio Magna, o inglês Francis Bacon (1561-1621), considerado o fundador da ciência moderna, enumera os quatro ídolos da sua famosa doutrina dos ídolos. São eles: tribo, caverna, mercado e tetro. Com essa doutrina, Bacon pretende dar meios de depuração da razão para que possamos confiar nos sentidos como meios de conhecimento do mundo. Com isso, podemos nos livrar de falsas compreensões, ideias ilusórias, expectativas individuais e tradições enganosas, para extrair da natureza, através da ciência experimental e da verdadeira indução, as suas leis.

A corrente de pensamento inaugurada por Bacon, com essa doutrina, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q679579 | Sociologia, Instituições sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

que todos são iguais perante a lei e que as formas de julgamento e punição se aplicam indistintamente na sociedade, independente da condição de cor e raça.

“________1 prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.
“A solidariedade social é um(a) ________2”.
“Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a ________3”.


DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. Adaptados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q679551 | Sociologia, Direitos civis, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

O filósofo esloveno Slavoj Zizék, em uma crônica sobre o último episódio de Games of thrones, afirma: “O que está em jogo no conflito final é, para resumir de maneira simples, o seguinte: a revolta contra a tirania deveria se dar no marco de uma mera luta pelo retorno à versão antiga, mais bondosa, da mesma ordem hierárquica, ou deveria evoluir no sentido de uma busca por uma nova ordem necessária? [...] O embate final da série combina a rejeição a uma transformação radical com um velho mote antifeminista. [...] Aqui vale lembrar que o enredo foi escrito por dois homens. A figura Daenerys como rainha tresloucada é rigorosamente uma fantasia masculina (os críticos acertaram ao apontar que sua descida à loucura não se justificava psicologicamente). A cena em que ela, tomada por um olhar de fúria e loucura, sobrevoa a cidade em seu dragão incendiando casas e pessoas é simplesmente a expressão da ideologia patriarcal com seu medo de uma mulher politicamente forte”.

ŽIŽEK, Slavoj. Feminilidade tóxica em “Game of Thrones”. Disponível em: Blog da Boitempo. https://blogdaboitempo.com.br/2019/05/21/feminilidadetoxica-em-game-of-thrones-zizek-escreve-sobre-odesfecho-da-serie/. Publicado em 21/05/2019.


Com base na passagem citada acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q679577 | Sociologia, Socialização secundária educação, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.

Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18- 01-0179.pdf

Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q679553 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Na sua Crítica ao programa de Gotha, Karl Marx afirma que “numa fase superior do comunismo, quando tiver sido eliminada a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho”, a bandeira do comunismo, no que diz respeito à produção e à distribuição das riquezas sociais, será: “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”.

MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 31s.

Assinale a opção que expressa corretamente o enunciado acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q679586 | Sociologia, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser de aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição. Isso vai depender da história da sociedade em questão, das políticas públicas propostas pelo Estado e, principalmente, do modo específico como a cultura dominante do território é imposta ou se impõem para todas as outras.
Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/multiculturalismo/. Acesso em 07.07.2019.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os fatores que contribuíram para o surgimento das sociedades multiculturais.

( ) O fenômeno da globalização e o desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação aproximaram diferentes regiões do mundo.
( ) Com a “americanização” do mundo, que buscou hegemonizar os padrões culturais globais, as culturas tradicionais se fortaleceram, reagindo contra a massificação dos modos de ser.
( ) Incentivados pelo cenário criado pela globalização, os movimentos migratórios se adequam à cultura das nações que os recebem, reforçando sua cultura local.
( ) O cenário pós-colonial gera um processo de resgate das culturas tradicionais locais e, ao mesmo tempo, pela ligação histórica, desencadeia um movimento migratório para os países colonizadores.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q679560 | Filosofia, Sócrates e a Maiêutica, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Leia, abaixo, uma passagem do diálogo de Platão, intitulado Fédon, em que Sócrates expõe a Símias sua teoria da verdade:

“SÓCRATES – Quando é que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.
SÍMIAS – Dizes uma verdade.
SÓCRATES – Não é, pois, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em parte, a realidade de um ser?
SÍMIAS – Sim”.

PLATÃO. Fédon, 65b-c. Tradução de Jorge Paleikat e João da Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. Coleção Os Pensadores.

Com base nessa passagem do diálogo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q679582 | Sociologia, Violência e conflitos urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A forma moral e legal de violência, legitimada nas sociedades ocidentais contemporâneas, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q679578 | Sociologia, Violência e conflitos urbanos, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Leia, a seguir, parte da resenha crítica sobre a série televisiva “Olhos que Condenam”, dirigida por Ava Duvernay:

“Um fim de tarde em 19 de abril de 1989. Um grupo de aproximadamente 40 jovens e adolescentes se reúne espontaneamente para dar uma volta no Central Park, em Nova York. Poderia ser apenas um grupo jovem se divertindo juntos, correndo, pulando e brincando pelo parque, não fosse um detalhe: eram todos negros. Esse foi o ponto fundamental para a sequência de tragédias que decorreram naquela noite. Na mesma noite, Patricia Meilli, uma moça branca, foi correr no parque, porém, foi atacada e estuprada, sendo deixada inconsciente no mato. Desesperados para concluir este caso – que feria o cartão-postal de Nova York – a polícia do 24º batalhão decide arbitrariamente deter cinco jovens negros, com idade entre 14 e 16 anos, e decretá-los culpados pelo crime, mesmo sem provas”.

Disponível em: https://cinepop.com.br/critica-olhos-quecondenam-impactante-historia-real-precisa-ser-vista-portodos-215834. Acesso em 06/07/2019.

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que a série revela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q679574 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre classe, estratificação e desigualdade sociais na análise sociológica:

( ) Sobre classes sociais, Karl Max concentra sua análise na contradição fundamental entre duas classes: a burguesia e o proletariado (contradição entre o capital e o trabalho).
( ) Uma classe é constituída por um grupo de pessoas que repartem o mesmo espaço social e territorial e, por isso, identificam-se por afinidades eletivas, independente da relação que mantenham com os meios de produção.
( ) Nas sociedades capitalistas, cada indivíduo tem seu lugar e possibilidade de mobilidade social, bastando para isto esforçar-se para aproveitar as oportunidades que são oferecidas a todos, indistintamente.
( ) O conceito de estratificação se dá pela divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais em que os ocupantes de cada classe possuem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.