Questões de Concursos Fiscal de Renda

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1Q1069838 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

As obrigações financeiras do governo, que de modo abrangente podem ou não se transformar em dívida, dependendo da concretização de determinado evento, são
classificadas como:

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2Q1069835 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Para efeitos da LRF, o documento elaborado pelo Poder Executivo que visa a assegurar a transparência das obrigações contraídas pelos entes federativos e a verificar os limites de endividamento é conhecido como:

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3Q1069839 | Contabilidade Pública, Demonstrativos Fiscais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O ente federativo que não divulgar o Relatório de Gestão Fiscal, nos prazos e condições estabelecidos em lei, estará impedido, até que a situação seja regularizada, de:

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4Q1069836 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Nos municípios cuja população seja inferior a cinquenta mil habitantes, o Poder Executivo deverá publicar o Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa até a seguinte data do ano subsequente:

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5Q1069824 | Direito Tributário, Impostos Estaduais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Nas operações com combustíveis e derivados do petróleo, o imposto de competência estadual será devido ao:

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6Q1069825 | Direito Tributário, Impostos Estaduais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Nos termos da Constituição Federal, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de competência estadual, não incidirá sobre operações com o seguinte bem considerado ativo financeiro:

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7Q1069831 | Direito Administrativo, Bens Públicos Na Administração Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Em tema de domínio público, as terras ocupadas pelos índios que possuam riquezas naturais têm, por força normativa, a titularidade dessas riquezas pelos índios sob a forma de:

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8Q1069747 | Contabilidade Pública, Demonstrativos Fiscais, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Anexo de Metas Fiscais deverá demonstrar a real evolução do patrimônio líquido no período de tempo compreendido entre exercício e:

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10Q1069833 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Quanto ao objeto de gasto na classificação da despesa pública, segundo sua natureza, a reunião de elementos que apresentam as mesmas características denomina-se:

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11Q1069829 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A greve nos serviços públicos essenciais é regulada por lei federal. Dentre as regras que podem ser aplicadas está a de que os trabalhadores devem:

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12Q1069837 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Segundo o Manual de Demonstrativos Financeiros, frustração de arrecadação corresponde à seguinte situação:

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13Q1069834 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Segundo o Manual de Demonstrativos Fiscais, a fórmula correta para a apuração do montante da despesa líquida de pessoal é:

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14Q1069757 | Contabilidade Pública, Ingressos e Dispêndios Públicos, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Contabilmente, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, as receitas orçamentárias podem ser classificadas como:

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15Q1069803 | Texto associado, Interpretação de Textos, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Texto associado.

TEXTO 1

RUI BARBOSA E O IMPOSTO SOBRE A RENDA MEMÓRIA DA RECEITA FEDERAL


O imposto sobre a renda teve em Rui Barbosa, primeiro Ministro da Fazenda do período republicano, um ardente defensor. Seu relatório de janeiro de 1891 dedica, com erudição e brilhantismo, 38 páginas ao tema. Mostra a história, as formas de aplicação do imposto e as propostas de adoção.
No relatório, Rui Barbosa lembrava as qualidades de um imposto justo, indispensável e necessário: “No Brasil, porém, até hoje, a atenção dos governos se tem concentrado quase só na aplicação do imposto indireto, sob sua manifestação mais trivial, mais fácil e de resultados mais imediatos: os direitos de alfândega. E do imposto sobre a renda, por mais que se tenha falado, por mais que se lhe haja proclamado a conveniência e a moralidade, ainda não se curou em tentar a adaptação, que as nossas circunstâncias permitem, e as nossas necessidades reclamam”.
Resumidamente, a proposta de Rui Barbosa se sustentava nos seguintes pilares:
1. O imposto incidiria sobre as rendas provenientes de propriedades imóveis, do exercício de qualquer profi ssão, arte ou ofício, de títulos ou fundos públicos, ações de companhias, juros e dívidas hipotecárias e de empregos públicos;
2. Estariam isentas as rendas não superiores a 800$000, a dos agentes diplomáticos das nações estrangeiras, rendimentos das sociedades de socorros mútuos e benefi cência e juros das apólices da dívida pública possuídas por estrangeiros residentes fora do país;
3. A declaração do contribuinte seria o ponto de partida do lançamento. O Fisco devia procurar outras fontes para a verificação fiscal, pois fi caria muito prejudicado caso se baseasse unicamente na declaração do contribuinte. Discordou da posição de alguns em entregar a determinação da renda unicamente ao arbítrio do Fisco. O arbitramento podia degenerar em arbítrio. Na sua visão, o arbitramento seria aceito se a renda não fosse conhecida fixa e precisamente, mas sujeito a conhecimento e impugnação do interessado, com todos os recursos do contencioso administrativo.
Suas sugestões, no entanto, não encontraram respaldo para serem postas em prática.

“O imposto incidiria sobre as rendas...”; o emprego do futuro do pretérito nesses casos se justifica porque se trata de uma ação que:

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16Q1069724 | Controle Externo, Normas Constitucionais sobre O Controle Externo, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Nos casos de crimes comuns, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado serão processados e julgados, originalmente pelo:

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17Q1069737 | Controle Externo, Sistema de Controle Externo, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

As contas do Governador do Estado que não forem julgadas pela Assembleia Legislativa no decurso da sessão legislativa em que forem recebidas serão consideradas:

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18Q1069764 | Contabilidade de Custos, Custo de Produção, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Para apropriar os custos indiretos de fabricação à produção, uma indústria utilizou um determinado coeficiente sobre o custo do material direto. Na produção de 1.000 unidades de determinado produto, a indústria apresentou os seguintes custos:
Material direto..................... 22.752,00 Mão de obra direta................ 9.100,40
Sabendo-se que a estimativa do valor do material direto e dos custos indiretos de fabricação para a produção total é de 113.760,00 e 34.128,00, respectivamente o valor do custo unitário do produto será aproximadamente de:
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19Q1069766 | Contabilidade de Custos, Custo de Produção, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinada indústria apresentou as seguintes informações relativas a um certo período de produção:

Preço de venda...................... 247,50 por unidade Despesas administrativas.................. 1.300,00 Custos fixos diretos....................... 110.000,00 Custo variável unitário.......................... 137,50
Caso a empresa decida produzir e vender 1.200 unidades, ela apurará:
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20Q1069770 | Contabilidade de Custos, Análise Custo Volume Lucro, Fiscal de Renda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Uma indústria apresentou os seguintes saldos em sua contabilidade:

CUSTOS E DESPESAS FIXAS TOTAIS

Depreciação de máquinas e equipamentos..................49.536,00

Mão de obra direta e indireta......................................... 159.264,00

Seguro da fábrica........................................................... 15.920,00

Comissão de vendedores.............................................. 56.880,00

CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS UNITÁRIAS

MaterialDireto................................................................. 1.004,00

Embalagens..................................................................... 238,00

Propaganda e publicidade............................................... 68,00

Diversos custos e despesas........................................... 34,00

Considerando um preço de venda unitário de 2.752,00 para se atingir o ponto de equilíbrio, as unidades produzidas e vendidas por ano devem corresponder a:

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