Questões de Concursos Física Médica

Resolva questões de Física Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004838 | Física, Teoria Quântica, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997679 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

O espectro de radiação eletromagnética emitida pelo Sol e que chega à superfície terrestre compreende os raios ultravioletas (UV), a luz visível (LV) e a radiação infravermelha (IV).

A radiação UV pode ser dividida, para fins biológicos, em UVA, UVB e UVC, sendo que a radiação UVC não atinge a superfície da Terra pois é “barrada” pela camada de ozônio. Sobre a radiação ultravioleta, analise as afirmativas a seguir.

I. A radiação ultravioleta é uma radiação eletromagnética que tem um comprimento de onda menor que os raios X e maior que a luz visível.
II. Os efeitos dos raios UVA são indolores, discretos e cumulativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a exposição extrema a esses raios aumenta em até 75% o risco de desenvolver câncer de pele.
III. A radiação UVC também é conhecida como radiação germicida, devido ao seu potencial de causar sérios danos ao DNA e RNA de microrganismos, como a formação de dímeros de pirimidinas no DNA, impedindo a replicação de bactérias e inativando vírus. Ela pode ser usada para esterilização de materiais e centros cirúrgicos, bem como laboratórios de pesquisas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997690 | Radiologia, Normas de Radioproteção, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os radiofármacos são substâncias utilizadas na Medicina Nuclear para tratamentos e diagnósticos. Um fármaco sem ação terapêutica é unido a um elemento radioativo, formando o radiofármaco. A escolha de um radionuclídeo para o desenvolvimento de um radiofármaco para aplicação em diagnóstico ou terapia em Medicina Nuclear depende principalmente das suas características físicas, como o tipo de emissão nuclear, tempo de meia-vida e energia das partículas e/ou radiação eletromagnética emitida.

Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997687 | Radiologia, Sistema Esquelético, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo. Existem três tipos de alavancas, que diferem entre si de acordo com os pontos de aplicação das forças: interfixas; inter-resistentes; interpotentes.

Nas alavancas interfixas, o ponto de apoio fica entre os pontos onde se aplica a força potente e o ponto onde se encontra o peso do objeto a ser movido. Nas alavancas inter-resistentes, a força peso é aplicada entre o ponto de apoio e a força potente. Na alavanca interpotente, o ponto de aplicação da força potente está localizado entre o ponto de apoio e o ponto onde atua a força peso do corpo a ser movido.

Assinale a sequência que indica, corretamente, as alavancas existentes no corpo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997674 | Radiologia, Fundamentos de Dosimetria e Radiobiologia, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Em radiação ionizante, uma das questões é como fazer sua medição, já que o seu uso médico, seja em radioterapia ou radiodiagnóstico, demanda uma dose precisa e os funcionários não podem se expor a doses aleatórias.

Diante desse fato, surgiram as pesquisas sobre os métodos de produção, caracterização e medição da radiação, bem como a questão da definição de grandezas que expressem sua interação com o tecido humano.

A respeito das grandezas para as radiações ionizantes, analise as afirmativas a seguir.

I. Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas e que descrevem qualitativamente e quantitativamente as propriedades observadas nos fenômenos físicos.
II. Grandezas de proteção são utilizadas para quantificar o risco da exposição do homem à radiação ionizante, mas não podem ser medidas com um equipamento.
III. Grandezas operacionais podem ser medidas e usadas para estimar o risco da exposição do homem à radiação ionizante, viabilizando a dosimetria externa.

Está correto que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997683 | Física, Dinâmica, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A mecânica clássica newtoniana está baseada em três leis, usualmente conhecidas como as Leis de Newton. Sobre essas leis, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997685 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Toda matéria, seja ela inanimada, como rochas, pedras etc., ou seres vivos, são formadas por átomos que se combinam formando moléculas. Estas, por sua vez, podem se combinar formando estruturas moleculares complexas, como os fosfolipídeos presentes nas membranas celulares. Sobre as estruturas atômicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Isóbaros são nuclídeos de elementos diferentes, mas que possuem a mesma massa atômica.
II. Isótopos são nuclídeos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números de prótons.
III. Isótonos são nuclídeos que possuem o mesmo número de nêutrons.

Está correto que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997675 | Física, Conteúdos Básicos, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Quanto às unidades atribuídas às grandezas físicas utilizadas em radiologia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997680 | Radiologia, Protocolos de Exames de Medicina Nuclear, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Os radiofármacos são compostos que não tem ação farmacológica em si, mas que têm na sua composição um radionuclídeo. Os radiofármacos são utilizados em Medicina Nuclear tanto para diagnóstico quanto para a terapia de várias doenças.

Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997694 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A maioria dos agentes de contraste utilizados para exames de Ressonância Magnética (RM) é feita à base de quelatos do íon paramagnético gadolínio (Gd). Os tipos de contraste à base de Gd podem ser divididos em duas categorias: extracelular inespecífico e intracelular específico, sendo que a principal diferença está na molécula quelante que carrega o Gd. De modo geral, os agentes de contraste à base de Gd são muito seguros; no entanto, existem complicações que devem ser reconhecidas, para tratamento adequado e para orientação antes e após a realização do exame.

Sobre o uso do Gd em exames de RM, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito desejado do Gd como meio de contraste para RM é a redução do tempo de relaxamento T1 nos tecidos em que se encontra o composto.
II. As imagens de RM não mostram o Gd propriamente dito, mas sim seu efeito paramagnético sobre os tecidos ao seu redor.
III. Embora o Gd seja uma substância muito tóxica, normalmente a concentração total do Gd livre é muito baixa e é eliminada com grande rapidez, possibilitando a manutenção de baixa concentração do íon livre. Em pacientes com função renal normal a taxa de dissociação é menor do que a taxa de depuração, impedindo a ocorrência de qualquer fenômeno de acúmulo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.