Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035302 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma ação de capacitação promovida por uma prefeitura para profissionais da saúde e da educação, foram discutidos os direitos das pessoas surdas, incluindo o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos serviços públicos. A fonoaudióloga presente ressaltou a importância da formação em Libras nos cursos de graduação, inclusive na Fonoaudiologia, como forma de garantir a comunicação e o acesso à cidadania.
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1035303 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma equipe multiprofissional do SUS realiza atendimento domiciliar a um paciente idoso com sequelas neurológicas graves, disfagia e dependência funcional total. A fonoaudióloga realiza visitas periódicas, orienta a família quanto ao manejo da alimentação e estimula estratégias de comunicação alternativa.
A Lei nº 10.424/2002, incluiu a assistência domiciliar como parte das ações do SUS.
Em relação à assistência domiciliar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1035304 | Direitos Humanos, Direitos Humanos no Ordenamento Nacional, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Lei nº 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Um dos instrumentos previstos nessa lei, para garantir a acessibilidade à comunicação e informação, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1035305 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Lei nº 6.965/1981 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo no Brasil.
De acordo com essa lei, quanto às disposições legais sobre o exercício profissional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1065129 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma criança de 3 anos é levada à unidade de saúde pelos pais, que relatam que ela ainda não forma frases completas, fala poucas palavras e prefere gesticular. A audição foi avaliada e considerada normal, assim como seu desenvolvimento motor. A criança frequenta a creche e apresenta boa interação com os colegas e educadores.
O provável diagnóstico para esse caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1065130 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma aula de fisiologia da fonação, a professora propõe aos alunos que relacionem os aspectos musculares e neurológicos envolvidos na produção dos sons da fala. Um dos alunos menciona que a correta articulação dos sons depende da coordenação entre os sistemas respiratório, fonatório, ressonantal e articulatório.
Com base nos conhecimentos sobre o processo de produção da fala, uma estrutura anatômica essencial para a produção de consoantes linguodentais, como /t/ e /d/, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1065131 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Mulher, 20 anos, há nove meses, começou a ter dificuldades para entender o professor em sala de aula e, após um mês, não entendia mais o que as pessoas falavam. Refere zumbido bilateral. Nega qualquer problema de saúde. Ressonância magnética e tomografia normais. Apresenta presença de emissões otoacústicas transientes e ausência de resposta neural no potencial evocado auditivo de tronco encefálico bilateralmente.

Diante desse caso, a hipótese diagnóstica e sua conduta são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1065132 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante a reabilitação de um paciente com afasia (PCA) de expressão decorrente de AVC isquêmico em hemisfério esquerdo, o fonoaudiólogo observa grande esforço articulatório, uso de estereótipos verbais e emissão predominantemente automática. O paciente apresenta compreensão preservada e forte motivação para a comunicação.
Diante desse caso, fica indicada a seguinte abordagem/estratégia terapêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1065133 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em uma reunião de equipe, os profissionais discutem o plano de cuidados de uma criança com paralisia cerebral e severas alterações na deglutição e comunicação. A fonoaudióloga propõe estratégias de estimulação orofacial e uso de comunicação alternativa, enquanto o terapeuta ocupacional sugere adaptações posturais e utensílios para a alimentação.
Considerando o trabalho interdisciplinar de uma equipe, espera-se que os profissionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1065134 | Fonoaudiologia, Voz, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A fonoaudióloga de uma equipe multiprofissional está elaborando, junto ao NASF, ações de prevenção de alterações vocais em professores da rede municipal de ensino. As atividades incluem oficinas coletivas, orientação sobre ergonomia vocal, promoção de hábitos saudáveis e encaminhamentos para avaliação individual quando necessário.
Nessa intervenção, está sendo utilizada a seguinte estratégia de saúde pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1065135 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A aspiração broncopulmonar consiste na inalação de saliva, secreção orofaríngea, gástrica, sangue, líquidos e/ou alimentos para a laringe e trato respiratório. Com relação ao protocolo de broncoaspiração (BCA), avalie as afirmativas a seguir.

I. As principais complicações da aspiração broncopulmonar são a pneumonia associada à ventilação (PAV), a pneumonia aspirativa e a pneumonite.
II. A identificação dos fatores de risco e da ocorrência de disfagia favorece o melhor manejo da deglutição e, dessa forma, pode contribuir para reduzir o índice de BCA.
III. A redução de eventos adversos relacionados à BCA exige envolvimento exclusivamente do fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1065136 | Fonoaudiologia, Neonatologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em uma maternidade vinculada ao SUS, a equipe de Fonoaudiologia realiza rotineiramente a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), por meio das emissões otoacústicas evocadas (EOAE), e o Teste da Linguinha para avaliação do frênulo lingual dos recém-nascidos. Ambos os procedimentos fazem parte das políticas públicas de atenção integral à saúde da criança.
Com base nas diretrizes nacionais, sobre a TANU e o Teste da Linguinha, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1065137 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma fonoaudióloga contratada por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza atendimentos terapêuticos de linguagem com adolescentes diagnosticados com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar. Em reunião com familiares, a equipe reforça que o tratamento visa à reinserção social e ao cuidado em liberdade, conforme previsto na legislação vigente.
De acordo com a Lei nº 10.216/2001, assinale a afirmativa correta associada ao modelo assistencial em saúde mental no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1065138 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante os primeiros anos de vida, ocorrem significativas mudanças no desenvolvimento linguístico, com aquisições iniciais rápidas e minuciosas. Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem no primeiro ano de vida, avalie as afirmativas a seguir.

I. A criança avança rapidamente no módulo de compreensão, mas ainda não se comunica por meio da fala.
II. O primeiro ano é marcado por uma aprendizagem distribucional, uma descoberta inconsciente das sequências fonotáticas e sintáticas e de categorias fonéticas.
III. A criança experimenta vocalizações mais organizadas por volta dos 9 meses, um estágio conhecido como balbucio canônico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1065139 | Fonoaudiologia, Audiologia, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A timpanometria é definida como uma medida dinâmica da imitância acústica em função de mudanças na pressão do ar no meato acústico externo. O ponto de equivalência de pressão entre orelha externa e orelha média chama-se PPT.
Segundo a classificação de Jerger (1970 e 1972), relacione o tipo de curva à sua respectiva característica.

1. Tipo A
2. Tipo B
3. Tipo C

( ) Não apresenta pico timpanométrico.
( ) Com PPT < -100 daPa - sua ocorrência está relacionada à pressão negativa na orelha média.
( ) Apresenta PPT entre +50 e -100 daPa e altura timpanométrica entre 0,3 e 1,6 ml.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1033275 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo uma escala para acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem elaborada pela OMS, em 2006, a descrição do comportamento auditivo esperado, de acordo com cada faixa etária (considerando a idade corrigida no caso de recém-nascidos prematuros), é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1033276 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

A observação de estase na cavidade oral e/ou orofaringe reflete alteração no controle e/ou ejeção do bolo ou déficit de sensibilidade. Pode ser introduzida a manobra de colocação da cabeça para trás durante a deglutição, facilitando o trânsito do bolo, ou elevar o input sensorial, com o aumento da quantidade, ou trocar para consistências mais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1033277 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Qual manobra é indicada para facilitar o trânsito oral e faríngeo durante a deglutição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1033278 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

O XII par de nervo craniano, hipoglosso, inerva motoramente a maioria dos músculos da língua. Além destes, também é responsável pelo controle motor de outros dois músculos da região supra hioidea. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1033279 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Caracteriza-se como outro fator que maximiza o risco para a deglutição segura. A presença desse procedimento pode ocasionar menor elevação da laringe, redução da pressão subglótica, além da dessensibilização da tosse reflexa e perda da coordenação do fechamento laríngeo.
JOTZ G. P.; ANGELIS, E. C.; BARROS, A. P. B. Tratado de Deglutição e Disfagia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Esse trecho refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.