Questões de Concursos Fonoaudiólogo

Resolva questões de Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q211871 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q211813 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Para abordar a escola como um espaço de saúde, partimos da ideia de que ser saudável é ter a possibilidade de avaliar a realidade, reconhecendo e dando visibilidade às suas potencialidades, e de considerar o que já se possui para construir um cenário melhor. Por isso, o espaço escolar, entendido como saudável, é considerado dentro de um contexto maior: a comunidade onde está inserido e a sociedade que o estrutura.
Edmundo ,K.; Bittencourt , D.; Nascimento , G. Saúde e educação: Salto para o futuro. Brasília. Ministério da Educação e Cultura. Ano XVIII, boletim 12 - Agosto de 2008 (adaptado).

Considerando o exercício profissional do fonoaudiólogo de acordo com os pressupostos explicitados no texto acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q211483 | Fonoaudiologia, Educação Inclusiva, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Em função da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação do sistema educacional inclusivo. No caso específico da surdez, faz parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.

Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é indicado que o fonoaudiólogo participe

I. da formação de professores, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa, entre outros aspectos.

II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção junto a alunos com deficiência auditiva.

III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.

IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do aluno.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q211696 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um menino de 9 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que encaminhasse o menino para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que para isso não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois sua leitura é muito lenta.

Segue, um trecho de sua escrita:

"Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto os mininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos."

Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmações a seguir.

I. A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.

II. A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia; logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.

III. A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.

IV. O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto. Nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.

V. O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita. São exemplos desse apoio: transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q803006 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre dislexia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q211560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

O Déficit do Processamento Auditivo Central (DPAC) é um conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É um problema que atinge 7% das crianças em idade escolar.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders, 2005 (adaptado).

Considerando os conceitos sobre DPAC e a sua relação com as questões escolares, infere-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q211453 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

A gagueira é um distúrbio da fluência e da temporalização da fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala. Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática tal como ocorre para uma pessoa considerada fluente. A temporalização refere-se ao tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. Na fala gaguejada, alguns sons são pronunciados em tempo maior que o habitual.

Com relação à gagueira, infere-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q212630 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Paciente de 12 anos de idade apresenta diagnóstico de paralisia cerebral atetoide tetraparética com componente espástico. Recebeu o diagnóstico aos 18 meses em função de uma ressonância magnética e da avaliação clínica, que identificou lesão possivelmente relacionada à asfixia perinatal. Frequenta uma escola especial e, segundo avaliação fonoaudiológica, apresenta as seguintes características: hipertonia dos órgãos fonoarticulatórios, dificuldade no controle de sialorreia, incoordenação de mastigação e deglutição. Com relação à linguagem, a criança compreende o que lhe é dito, mas utiliza-se apenas de gestos indicativos e da sucessão sonora do o para a sua comunicação.

Qual conduta terapêutica seria recomendável para o tratamento do paciente em relação à linguagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q211742 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

O implante coclear (IC) representa o mais importante avanço no tratamento de deficientes auditivos que não apresentam aproveitamento com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Para seleção e encaminhamento de pacientes que podem se beneficiar dessa tecnologia, deve-se conhecer exatamente seu funcionamento e sua dimensão no processo de reabilitação, assim como os critérios de seleção de candidatos. Essa tecnologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q802622 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Estes períodos são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q803232 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das disfonias funcionais. A terapia vocal deve incluir modificação da causa primária (eliminação do abuso vocal) e tratamento dos sintomas, para facilitar a produção vocal.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q802835 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A audiometria e a logoaudiometria são procedimentos que se complementam na avaliação audiológica. Há uma relação direta entre os resultados desses dois exames, o que fornece subsídios ao clínico para confirmar e interpretar esses resultados. Dentre os procedimentos de logoaudiometria, o índice (percentual) de reconhecimento de fala (IRF ou IPRF) é um procedimento que avalia a inteligibilidade da fala. Tendo como base a correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, considere as afirmativas abaixo.

I A melhora do reconhecimento da fala com o aumento da intensidade do estímulo é conhecida como fenômeno de Rollover e é encontrada em perdas sensorioneurais.

 II O IPRF em perdas auditivas condutivas varia de acordo com o grau da perda, podendo ser registrados índices que denotam moderada dificuldade de inteligibilidade (60 a 75%).

III Quando há um desempenho no IPRF incompatível com os resultados da audiometria tonal, suspeita-se de uma alteração retrococlear na audição.

IV O IPRF em perdas auditivas sensorioneurais apresenta uma redução no desempenho do sujeito proporcional ao grau da perda auditiva.

Em relação à correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q211809 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Os estudos sobre o processo de aquisição de linguagem tiveram grande impulso no século XX. Entre as principais teorias que surgiram, podemos destacar a Inatista, a Behaviorista, o Cognitivismo Construtivista e a Sociointeracionista. Considerando as diferentes implicações dessas teorias nas propostas de atuação fonoaudiológica, a aquisição da linguagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q211658 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma jovem professora recém-formada, leciona em duas escolas de ensino médio de sua cidade. Após os primeiros meses no emprego, procurou o serviço de fonoaudiologia de uma Unidade Básica de Saúde, pois seus alunos reclamam que não conseguem entender o que ela diz durante as aulas. Ela acredita que isso ocorre porque sua voz é fraca. A avaliação fonoaudiológica revelou que ela não possui distúrbio orgânico de comunicação, porém sua fala caracteriza-se por articulação com amplitude reduzida e velocidade de fala aumentada. Na anamnese, ela reconheceu que é uma pessoa tímida e que sempre falou dessa forma, porém isso não lhe havia trazido problemas anteriormente. Além disso, referiu que os ambientes em que dá aula são ruidosos e, quando tenta falar mais forte, sente fadiga.

A partir do caso descrito, avalie as seguintes condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhá-la ao serviço de psicologia, para que possa enfrentar sua timidez, que é a causa principal de seu problema.

II. Orientá-la quanto aos diferentes fatores identificados, que estão prejudicando a efetividade da comunicação entre ela e seus alunos.

III. Propor tratamento fonoaudiológico semanal, que priorize os problemas vocais, pois estudos indicam que o risco de professores desenvolverem disfonias é elevado.

IV. Indicar acompanhamento por meio de programa de aprimoramento da comunicação, de efetividade conhecida, que favoreça o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e linguagem.

V. Encaminhá-la para investigação neurológica, já que a redução da amplitude articulatória e da velocidade da fala são manifestações que ocorrem com frequência nos quadros de disartria.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q212619 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um fonoaudiólogo foi convidado a assessorar um grupo de canto coral durante a turnê de apresentações. Nesse período, além do trabalho de condicionamento vocal, ele deveria ministrar pequenas palestras, com orientações ao grupo. Nessa situação, o trabalho de condicionamento vocal e os temas das palestras deveriam abranger, respectivamente,

I. exercícios vocais com empuxo e orientações sobre tipo respiratório.

II. exercícios vocais com sons vibrantes em escalas ascendentes e descendentes e orientações sobre saúde vocal.

III. exercícios vocais de ressonância e de projeção da voz e orientações sobre relação corpo-voz.

IV. exercícios de trato vocal semiocluído e orientações sobre higiene vocal.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q835081 | Direito Sanitário, Aspectos Constitucionais, Fonoaudiólogo, IESES, 2021

Em relação à competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta: I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde. II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública. III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q834665 | Estatuto da Pessoa Idosa, Política de Atendimento ao Idoso, Fonoaudiólogo, IESES, 2021

No que diz respeito às entidades de atendimento ao idoso, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q212065 | Fonoaudiologia, Motricidade Orofacial, Fonoaudiólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à atuação dos fonoaudiólogos no leito hospitalar e em
UTI neonatal, julgue os itens a seguir.

A deglutição é constituída por quatro fases distintas: a preparatória, a oral, a faríngea e a esofágica. Nos bebês, todas as fases da deglutição são reflexas, sendo que as fases preparatória e oral se tornam voluntárias assim que eles adquirem controle maior da sucção e da região anterior da boca.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q212289 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com doenças neurodegenerativas incuráveis, incluindo as demências, tem crescido. A disfagia é encontrada com frequência no estágio avançado da doença, levando à desnutrição, desidratação, perda de peso e aumento do risco de pneumonia aspirativa.

Considerando a atuação do fonoaudiólogo na equipe responsável pelo cuidado do paciente disfágico no estágio avançado da demência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quanto à alimentação do paciente, a gastrostomia é indicada para garantir o aumento do tempo de sobrevida, maior conforto ao paciente e redução do risco de pneumonia aspirativa.

PORQUE

II. Na definição da conduta quanto à alimentação do paciente, devem ser contemplados fatores como a manutenção da qualidade de vida, o posicionamento da família e, quando conhecido, o posicionamento prévio do paciente quanto a esse aspecto quando sua autonomia ainda não estava limitada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q802974 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 3 anos de idade foi levada pela mãe para avaliação audiológica. De acordo com a anamnese, a paciente vem apresentando um quadro de gripe recorrente, agitação e falta de atenção. Segundo a mãe, a criança nunca apresentou alteração auditiva anterior. A meatoscopia demonstra a opacidade da membrana timpânica bilateralmente. Após avaliação audiológica, foi obtido laudo audiológico compatível como perda auditiva do tipo condutiva bilateralmente, de grau leve, com configuração horizontal. Com base nesse caso clínico, os procedimentos utilizados na audiologia pediátrica para avaliação do paciente e realização do diagnóstico audiológico inclui os seguintes recursos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.