Questões de Concursos Formação Administração de Empresas

Resolva questões de Formação Administração de Empresas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1067194 | Administração Pública, Gestão por Processos, Formação Administração de Empresas, CEMIG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando o contexto dos processos organizacionais e da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Com os recursos das novas tecnologias da informação, somados ao fenômeno da globalização econômica, padrões mundiais começaram a pressionar a produção de bens e serviços.

II. Numa organização fundamentada no modelo funcional, o processo encontra-se de modo fragmentado, não havendo um gerenciamento dedicado ao processo, conduzindo as tarefas de modo isolado.

III. O valor de um serviço ou produto não está essencialmente no material ou na sua utilidade, mas é o resultado que o cliente lhe atribui, julgando sua importância e manifestando a intenção de pagar o preço pelo serviço ou produto.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1067197 | Administração Pública, Governabilidade, Formação Administração de Empresas, CEMIG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

“A ____________________________ no setor público deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficiente e eficazmente, comunicando publicamente e providenciando prestação de conta para benefício da sociedade” (TIMMERS, 2000, p. 9).

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1067195 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Formação Administração de Empresas, CEMIG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Com relação à nova Administração Pública, ao novo serviço público e às suas perspectivas, não se pode afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1067196 | Administração Pública, Governabilidade, Formação Administração de Empresas, CEMIG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Acerca dos temas governança e governabilidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1090211 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

No contexto dos planejamentos institucionais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Os planos que abordam áreas de atividades especializadas da empresa, como finanças, operações, marketing e outras, desenvolvidos com o objetivo de viabilizar a realização dos planos estratégicos, são denominados planos funcionais ou táticos.

(    ) Os planos ou processos para se definir os meios para o alcance de objetivos, e que enumeram as atividades e os recursos que serão fundamentais para a realização de objetivos, são chamados de planos técnicos ou basilares.

(    ) O elemento do planejamento denominado meta é o componente que orienta o pensamento e a ação na empresa, representando um estado futuro ou o lugar onde se quer chegar. São propósitos, finalidades ou intentos.

(    ) O processo em que se determina a missão da empresa, seus objetivos e as formas de atuação, fundamentado na análise do ambiente de mercado, é designado planejamento estratégico.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1090212 | Administração Geral, Gestão de Processos, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

O processo pode ser visto como um agrupamento ordenado de atividades com a finalidade de atender a uma ou mais necessidades ou demandas. Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os termos às suas respectivas descrições.

COLUNA I
1. Atividade 2. Processo primário 3. Processo secundário
COLUNA II
(    ) Finaliza-se ou conclui-se na entrega ou concessão de um bem, produto ou serviço ao solicitante ou cliente final.
(    ) É a soma de tarefas com as respectivas técnicas de ação fixadas, que apresentam o modo para o andamento, operação ou realização em congruência com o método escolhido.
(    ) De caráter interno, geram bens e serviços de utilidade interna, mas indispensáveis para que todo o sistema funcione e contribua para o sucesso da organização.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1090209 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Quanto à capacidade que uma empresa tem de otimizar sua receita em relação aos seus custos variáveis à medida que seu volume de vendas aumenta, são conceitos diretamente relacionados à capacidade de aumento ou otimização de receita, concomitantemente, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1090214 | Administração Geral, Gestão de Processos, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Refere-se ao esforço coletivo ou geral da empresa, envolvendo a utilização otimizada dos recursos e meios em relação aos resultados alcançados. É a melhor relação custo / produto ou custo / serviço. O objetivo, então, é o de se elevar o grau de adaptação, competência ou adequação com que os recursos (materiais, mão de obra, tempo etc.) mobilizados são empregados pela empresa no alcance de seus objetivos e metas.
O trecho apresenta o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1090215 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

No contexto do gerenciamento de operações de serviços, analise as afirmativas a seguir.

I. Sumariamente, existem duas estratégicas gerais ou genéricas para combinar a oferta com a demanda por serviços.

II. As operações focadas no nível de capacidade definem o número de profissionais de acordo com as alterações previstas, nos cálculos da demanda.

III. Pode-se afirmar que os serviços públicos atuam exclusivamente com nível de capacidade. As estações são dispendiosas, necessitam de frequentes e altos investimentos e os consumidores confiam em ter uma prestação contínua.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1090216 | Administração Geral, Gestão de Processos, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Com relação ao estudo da demanda, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1090217 | Gestão de Pessoas, Absenteísmo e Rotatividade, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Na atuação da gestão de recursos humanos, assinale a alternativa que apresenta um custo secundário resultante da rotatividade de pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1090218 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando o sistema brasileiro de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.

I. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, atua sob a fiscalização da ANEEL, que também realiza atividade reguladora sobre suas atividades.

II. A ANEEL tem como atributos primários as atividades de coordenação e controle operacional da geração e transmissão da energia elétrica no sistema interligado nacional.

III. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realiza o planejamento das operações da geração de energia elétrica.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1090219 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

No contexto da administração de serviços, analise as afirmativas a seguir.

I. Grande parte dos serviços, em sua realização, define-se pelo encontro entre o profissional ou colaborador da empresa e o cliente. Esse momento é chamado de momento da verdade.

II. Gerentes de empresas prestadoras de serviços com orientação predominantemente para o lucro possuem o interesse em realizar o serviço com a máxima eficiência possível, mantendo suas margens e competitividade.

III. Naturalmente, os profissionais que lidam com os clientes pretendem controlar o comportamento do cliente, tornando seu trabalho mais gerenciável e menos estressante; concomitantemente, o cliente tenta controlar a situação do serviço para alcançar o maior benefício possível.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1090220 | Direito do Consumidor, Práticas Comerciais, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Com relação ao pedido de fornecimento de energia, a concessionária não pode exigir do consumidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1090221 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Acerca do atendimento ao consumidor e aos dispositivos / recursos disponibilizados pelas concessionárias, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1090222 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Especificamente em relação ao item canais de distribuição da área de marketing, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1090223 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A ação ou estratégia que busca levar um serviço ou um produto a ocupar um “lugar” destacado, claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo da empresa em relação aos serviços ou produtos concorrentes chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1090224 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Com relação à abordagem do marketing e vendas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Vendas pessoais é uma das maneiras de se expandir as mensagens da organização até os nichos de consumidores que ela deseja alcançar.

(    ) As vendas consultivas, pessoais, podem ser classificadas como um tipo de canal de distribuição (não sendo uma variável de decisão de marketing).

(    ) Mercados formados por fábricas e indústrias tendem a estar concentrados territorialmente e possuem um número reduzido de compradores, se comparados ao mercado de consumidores finais.

(    ) Publicidade e vendas são componentes do marketing, e este, por sua vez, é um processo maior, que tem por objetivo satisfazer às necessidades das pessoas e empresas por meio de criação de valor, comunicação e trocas.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.