Questões de Concursos Geofísico Júnior

Resolva questões de Geofísico Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q791297 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q791824 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre, nas quais ocorre ou ocorreu o depósito de sedimentos. A relação INCORRETA entre a bacia sedimentar e seu ambiente tectônico característico de formação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q791826 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Vail e Mitchum (1977) subdividiram a interpretação sismo- estratigráfica em três etapas: análise de sequências sísmicas, análise de fácies sísmicas e análise das variações do nível do mar. Na moderna estratigrafia de sequências, os padrões de terminação de refletores não representam somente os limites de uma sequência, mas sim indicam superfícies de delimitação de unidades sísmicas, interpretados como tratos de sistemas deposicionais. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - Lapout é quando os refletores/estratos terminam lateralmente em seu limite deposicional original.

II - Onlap costeiro refere-se a refletor, inicialmente horizontal, que termina deposicionalmente contra uma superfície inicialmente inclinada ou contra um refletor/ estrato com uma certa inclinação que termina deposicionalmente mergulho acima contra uma superfície de maior inclinação em ambientes costeiros ou fluviais.

III - Terminações em Toplap referem-se a refletores/estratos que terminam lateralmente, diminuindo gradualmente de espessura mergulho abaixo e ascendendo ao limite superior assintoticamente.

IV - No truncamento, os refletores/estratos terminam lateralmente por terem sido seccionados de seu limite deposicional original, podendo ser erosional ou estrutural.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q791321 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a distribuição dos sedimentos nas bacias do tipo rifte, afirma-se que, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q791069 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma margem continental do tipo convergente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q791840 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia de Campos localiza-se na margem continental sudeste do Brasil. A evolução geológica dessa bacia apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q544545 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um corpo de massa 1 kg realiza movimento harmônico simples, tal que a sua posição é descrita pela equação x = 2cos( ? t - ? / 2) (SI). A energia cinética máxima desse corpo, em joules, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q791081 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A deposição de sedimentos numa bacia de margem continental passiva é determinada pela quantidade de espaço disponível e pela taxa sedimentar, podendo os dois serem variáveis ao longo do tempo. A esse respeito, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q544821 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A partir do soterramento, a matéria orgânica em rochas sedimentares sofre uma série de processos relacionados à geração de hidrocarbonetos, que podem ser divididos em diferentes estágios. A respeito desses processos, pode-se afirmar que I - a diagênese ocorre a temperaturas mais baixas e, em sua fase precoce, há a produção de metano biogênico devido à intensa atividade microbiana; II - a catagênese é um estágio essencialmente termoquímico, quando o querogênio é craqueado em hidrocarbonetos, formando primeiramente óleo e posteriormente gás; III - a janela de geração de gás ocorre a temperaturas menores que as da janela de geração de óleo; IV - em relação à geração de óleo, os intervalos estratigráficos acima, dentro e abaixo da janela de geração do óleo são referidos, respectivamente, como imaturo, maturo e supermaturo; V - no estágio metagênese, as rochas matrizes alcançam grau incipiente de maturidade. São corretas APENAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q791094 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Unidades bioestratigráficas são definidas com base no conteúdo fossilífero, na maioria microfósseis, em rochas sedimentares e metassedimentares. Os seus representantes mais importantes são: foraminíferos, ostracodes, radiolários, silicoflagelados, diatomáceas, nanofósseis calcários e palinomorfos, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - Para definição de biozonas, buscam-se microfósseis que apresentem grande distribuição geográfica e que sejam cosmopolitas.

II - A zona de intervalo é uma biozona definida por biorizontes relacionados, principalmente, ao surgimento ou à extinção de entidades taxonômicas, e, secundariamente, a início e fim de acmes (predominância de um ou mais entidades taxonômicas).

III - A integração e correlação do zoneamento dos vários grupos microfósseis de uma bacia permite o controle temporal das cronocorrelações delineadas de uma área para outra.

IV - Microfósseis marinhos de hábito planctônico, assim como grãos de pólen e esporos, são inadequados para zoneamentos.

V - A bioestratigrafia possibilita o dimensionamento de hiatos envolvidos nas discordâncias erosivas que delimitam sequências.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q545079 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma onda sísmica composta pela soma de duas ondas de frequências 25 Hz e 50 Hz, ambas com intensidade igual a 1, propaga-se por uma distância de 800 m. Sem se levar em consideração a divergência esférica, a perda, em dB, de cada uma das frequências, respectivamente, sabendo que o coeficiente de atenuação do meio é 34 0.5 dB/ e a velocidade de propagação é 2000 m/s, é Dados Intensidade: I = I0 .e?3x Perda em dB = 10 log (I0/I1) = 4,3 ln (I0/I1), onde I0 é a intensidade inicial e I1 é o sinal atenuado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q791621 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

São características de zonas de transferência ou de acomodação entre segmentos das falhas de borda em bacias rifte, EXCETO o fato de que elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q791877 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia de Sergipe-Alagoas apresenta exposta a mais completa sucessão estratigráfica dentre as bacias marginais brasileiras. Com respeito a essa bacia, analise as afirmativas abaixo.

I - Apresenta estágios evolutivos de sinéclise, pré-rifte, rifte, transicional e drifte, com limites graduais entre eles, que refletem modificações do estilo tectônico e sedimentar desde o Neocarbonífero até o Recente.

II - Os evaporitos da formação Muribeca depositaram-se no Aptiano, marcando as primeiras incursões marinhas nessa bacia.

III - Sua subsidência termal, que teve início no Albiano, resultou na concentração dos depósitos fluviais que caracterizam os arenitos de granulação grossa a média da formação Penedo.

IV - A depressão afro-brasileira corresponde a um conjunto de depressões periféricas preenchidas por sedimentos fluviais e lacustres durante o estágio pré-rifte dessa bacia.

V - O início da fase Drifte nela ocorrida se caracteriza pela sedimentação em uma ampla e rasa plataforma carbonática, que, por sua vez, foi completamente afogada a partir do Cenomaniano, sendo recoberta posteriormente pelos siliciclásticos do grupo Piaçabuçu.

São corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q791117 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A equação de uma onda transversal em uma corda é dada por y = (0,20m).sen[(2,0m-1)x+(10,0s-1)t], onde y, x e t representam a amplitude da onda, sua posição e instante de tempo, respectivamente. A velocidade de propagação dessa onda, em m/s, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q544589 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere a curva definida por y = 3x2 no intervalo [0, 10]. O ponto desta curva que mais se aproxima da reta y = 3x - 10 tem abscissa igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q791376 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na conceituação moderna, a sequência deposicional constitui uma sucessão de tratos de sistemas deposicionais. Esses são definidos pela geometria estratal nas superfícies limitantes, pela sua posição dentro de uma sequência deposicional e pelo padrão interno de empilhamento. Nessas circunstâncias, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q546131 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a propagação das ondas em meios elásticos, pode-se afirmar que I – as ondas são caracterizadas pela amplitude, frequência, pelo comprimento de onda e pela velocidade de propagação, sendo que entre essas grandezas, as que dependem exclusivamente da fonte emissora são amplitude e frequência; II – a frequência e a amplitude das ondas variam quando há mudança de meio; III – uma onda cisalhante, ao passar de um meio de maior velocidade para um de menor velocidade, seus raios refratados se aproximam da normal a interface desses meios; IV – na passagem de uma onda cisalhante por uma mudança de meio, são geradas duas ondas refletidas e duas refratadas; V – quando o raio de uma onda compressional, de incidência normal, penetra em um meio de maior velocidade relativa ao seu meio de origem gera dois raios refratados, um de onda compressional e outro de onda cisalhante, ambos normais à superfície. São verdadeiras as sentenças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q791130 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas de acumulação. No que diz respeito aos reservatórios de petróleo, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q791391 | Engenharia Química, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A geocronologia é o ramo da geologia que trata da datação absoluta das rochas, portanto fornece a idade da ocorrência de um evento. Para a datação utilizam-se radioisótopos, além de eventos de abrangência global com idades conhecidas. A esse respeito, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q546920 | Física, Geofísico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma onda propaga-se transversalmente em uma corda. Sua propagação é descrita pela equação

y = (2,0m).sen[(2,0m-1)x +(20s-1)t]

onde y, x e t representam a amplitude da onda, sua posição e instante de tempo, respectivamente. A velocidade desta onda, em m/s, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.