Questões de Concursos Geofísico Júnior Geologia

Resolva questões de Geofísico Júnior Geologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q211564 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Uma sucessão sedimentar com granocrescência ascendente (coarsening up) e espessamento ascendente das camadas (thickening up), e cerca de 20 m de espessura, mostra as seguintes características da base para o topo: 1 folhelhos bioturbados; 2 folhelhos intercalados com camadas de arenitos gradadas; 3 arenitos finos com estratificação heterolítica e 4 arenitos finos a médios com estratificação cruzada swaley. Essa sucessão é típica de qual ambiente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q211875 | Matemática, Números Complexos, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Seja A a imagem, no plano de Argand-Gauss, do número complexo z = 2+3i. Fazendo-se uma rotação desta imagem, em torno da origem, de 60o no sentido trigonométrico, obtém-se a imagem A do número complexo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q212481 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q212224 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Uma Regressão Forçada implica, necessariamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q212500 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A bacia de Pelotas, no extremo sul da margem continental do Brasil, pode ainda ser considerada uma área de fronteira exploratória, em função do escasso conhecimento atual sobre essa bacia. Sobre a bacia de Pelotas, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q212448 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A micropaleontologia se ocupa com o estudo de fósseis diminutos. Através de lupas e microscópios possantes, são estudados vários grupos de protozoários, metazoários e algas, habitantes de ambientes aquosos, além de pólen e esporos de vegetais superiores. Com relação a esses estudos micropaleontológicos, analise as afirmativas a seguir.

I - Os cocolitoforídeos são organismos fotossintetizantes que vivem na zona fótica e apresentam associações ricas e diversificadas no cinturão tropical e regiões offshore, onde as águas apresentam baixos teores de nutrientes.
II - Os ostracodes são predominantemente bentônicos e ocorrem em ambientes lacustres, transicionais e marinhos rasos e são amplamente utilizados na interpretação dos depósitos pré-rifte e rifte das bacias marginais brasileiras.
III - Foraminíferos bentônicos são encontrados desde o ambiente transicional ao hadal e são utilizados na interpretação paleoecológica e paleoambiental, quando não são corroídos na zona de compensação da calcita.
IV - Pólens e esporos são células reprodutoras de vegetais que, em sedimentos marinhos, são alóctones e, devido à grande dispersão, permitem correlações cronoestratigráficas entre depósitos formados em diferentes contextos ambientais.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q212149 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

As afirmativas abaixo relacionam parâmetros texturais de arenitos à porosidade e à permeabilidade dessas rochas como reservatórios. A esse respeito, pode-se afirmar que

I - a porosidade é independente da granulometria, enquanto a permeabilidade aumenta com a diminuição da granulometria.

II - a permeabilidade decresce com a diminuição da granulometria porque o diâmetro do poro decresce, aumentando a pressão de capilaridade.

III - quanto maior a seleção e o arredondamento dos grãos, maior a porosidade, porém menor a permeabilidade.

IV - quanto menor a seleção e o arredondamento dos grãos, menor a porosidade, porém maior a permeabilidade.

V - a variação na geometria do empacotamento dos grãos de um arranjo cúbico para um arranjo romboédrico não afeta a porosidade.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q212418 | Matemática, Geometria analítica, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A curva definida por y= 3?8 x2 é tangenciada no ponto de abscissa 1 por uma reta. A distância desta reta até o centro da circunferência de equação (x - 1/2)2 + (y - 5)2 = 1 é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q212515 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Sistema de Riftes Continentais do Sudeste do Brasil (SRCSB) corresponde a uma associação de serras e vales tectônicos, com extensões na plataforma continental das Bacias de Santos e de Campos. Com relação ao SRCSB, analise as afirmativas abaixo.

I - O ápice da subsidência ocorreu no Paleógeno, quando se deu o acúmulo do maior volume de sedimentos.

II - A tectônica distensiva relacionada à origem do SRCSB provocou derrames vulcânicos, intercalados ao preenchimento sedimentar.

III - O preenchimento sedimentar das Bacias, na porção emersa, é composto exclusivamente por depósitos de rios entrelaçados.

IV - A distribuição dos reservatórios nas Bacias de Campos e de Santos pode ser relacionada à evolução tectônica do SRCSB.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q211731 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre as características da propagação de ondas em diferentes meios, considere as afirmativas abaixo.

I Em um meio dispersivo, a velocidade de grupo pode ser maior ou menor que a velocidade de fase.

II Em um meio não dispersivo, a velocidade de fase é sempre maior que a velocidade de grupo.

III A frequência, a velocidade e o comprimento de onda variam quando há mudança de meio.

IV Uma onda contendo diferentes frequências propaga- se sem perder sua forma em um meio não dispersivo.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q212710 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Um corpo de massa m repousa sobre a superfície de um planeta de forma esférica e homogênea, de raio R e massa M. Sendo G a constante gravitacional, qual a energia mínima necessária para transportá-lo até um ponto distante 2R do centro deste planeta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q211842 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos estromatólitos, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q212311 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Unidades bioestratigráficas são definidas com base no conteúdo fossilífero, na maioria microfósseis, em rochas sedimentares e metassedimentares. Os seus representantes mais importantes são: foraminíferos, ostracodes, radiolários, silicoflagelados, diatomáceas, nanofósseis calcários e palinomorfos, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - Para definição de biozonas, buscam-se microfósseis que apresentem grande distribuição geográfica e que sejam cosmopolitas.
II - A zona de intervalo é uma biozona definida por biorizontes relacionados, principalmente, ao surgimento ou à extinção de entidades taxonômicas, e, secundariamente, a início e fim de acmes (predominância de um ou mais entidades taxonômicas).
III - A integração e correlação do zoneamento dos vários grupos microfósseis de uma bacia permite o controle temporal das cronocorrelações delineadas de uma área para outra.
IV - Microfósseis marinhos de hábito planctônico, assim como grãos de pólen e esporos, são inadequados para zoneamentos.
V - A bioestratigrafia possibilita o dimensionamento de hiatos envolvidos nas discordâncias erosivas que delimitam sequências.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q212128 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando-se as propriedades magnéticas dos materiais, tem-se que materiais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q211878 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A maturidade textural (ou física) reflete o grau de diferenciação que os sedimentos e rochas sedimentares apresentam em relação a seu material de proveniência. Em relação a essa característica, pode-se afirmar que

I as propriedades utilizadas para avaliação da maturidade textural são o conteúdo de argila, a esfericidade e a seleção.

II sedimentos supermaturos apresentam pouca argila, grãos bem selecionados e não arredondados.

III arenitos eólicos têm alta maturidade textural, em virtude de serem bem selecionados, bem arredondados e sem matriz argilosa.

IV vaques correspondem a arenitos com baixa maturidade textural. Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q211976 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Um geólogo, estudando um determinado intervalo estratigráfico de uma bacia de margem continental, observou, através de dados micropaleontológicos, da perfilagem geofísica e das seções sísmicas, que se trata de um trato de sistemas (1) caracterizado por uma geometria em cunha e sismofácies progradante, (2) que contém paleoambientes parálicos/costeiros no topo de um perfil de aumento da razão arenito:folhelho e (3) que se situa acima de depósitos turbidíticos. Nessas condições, conclui-se que o intervalo representa um Trato de Sistemas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q211987 | Geologia, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Bacia do Parnaíba contém vulcanismos, hoje conhecidos, ocorridos no

I Ordoviciano

II Triássico/Jurássico

III Cretáceo

IV Paleógeno (Oligoceno)

Está(ão) correta(s) APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q212767 | Física, Geofísico Júnior Geologia, Petrobras, CESGRANRIO

Um motociclista, movendo-se a 20 m/s em movimento uniforme, é ultrapassado por uma ambulância cuja sirene, permanentemente ligada, emite ondas sonoras de frequência igual a 1.600 Hz. Após a ultrapassagem, o motociclista detecta a frequência de 1.557 Hz. Considerandose o ar em repouso e a velocidade de propagação do som igual a 340 m/s, a velocidade aproximada da ambulância, é, em km/h,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.