Considere o excerto a seguir:
O binômio ensino/aprendizagem apresenta duas fases
de uma mesma moeda. Isso por que o ensino/aprendizagem
é um processo, implica movimento, atividade, dinamismo: ensina aprendendo e aprende-se ensinando. A aprendizagem
não será produzida pela simples acumulação passiva, mas
mediante a atividade exercida sobre os conteúdos, articulando-se uns com os outros. Por outro lado, ensinar é provocar
situações, desencadear processos e utilizar mecanismos intelectuais requeridos pela aprendizagem, que permitirá aos
professores empregarem métodos ativos, para engendrar a
ação didática em bases sólidas. O ensino/aprendizagem da
Geografia deveria ser planejado no todo, compreendendo os
diferentes níveis de ensino, atendo às diferenças, aos interesses e às necessidades dos sujeitos, considerando o desenvolvimento intelectual e visando a formação da cidadania
responsável, consciente e atuante.
(Lívia de Oliveira, “O ensino/aprendizagem de geografia
nos diferentes níveis de ensino”. In: Nídia N. Pontuschka e
Ariovaldo U. de Oliveira, Geografia em perspectiva, 2002. Adaptado)
Para promover a efetiva relação de ensino/aprendizagem da Geografia, o professor deve ter como ponto
de partida
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