Questões de Concursos Geografia Titular

Resolva questões de Geografia Titular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979112 | Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Analise o seguinte excerto:

As grandes cidades buscam adaptar-se às demandas da economia mais moderna, adequando o seu espaço construído às respectivas exigências. Isso, porém, atinge apenas uma pequena parcela do território urbano, mesmo porque os respectivos custos são muito altos, enquanto o resto da grande cidade mostra uma grande variação quanto à modernidade das infraestruturas disponíveis. (Milton Santos e Maria Laura Silveira, O Brasil – território e sociedade no início do século XXI, 2001)

De acordo com o excerto, o espaço urbano das grandes cidades é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979115 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Examine a seguinte passagem:

No urbano, para atender os preceitos do desenvolvimento sustentável, criam-se parques, coletam-se os recicláveis separadamente, implantam-se programas de educação ambiental e, enquanto isso, os rios são canalizados e recobertos para a construção de avenidas de fundo de vales, impermeabilizando-se o solo com edificações e asfalto em ruas, avenidas e estradas. Os promotores imobiliários são considerados protetores do meio ambiente, em projetos de empreendimentos de edificações em condomínios e loteamentos fechados murados, mesmo quando as normas ambientais e de uso do solo não são cumpridas.

(Arlete M. Rodrigues, “A matriz discursiva sobre o meio ambiente: produção do espaço urbano – agentes, escalas, conflitos”. In: Ana Fani A. Carlos et al. (orgs.), A produção do espaço urbano – agentes e processos, escalas e desafios, 2001. Adaptado)

A dimensão paradoxal apresentada nessa passagem do texto reflete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979110 | Geografia, Geografia Política, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o trecho a seguir:

Os países hegemônicos e suas indústrias têm seu poder fortalecido, à medida que a indústria passa a ser a mediadora de todo o intercâmbio, este é o ponto central. Estamos, pois, diante de uma revolução nas relações de poder por meio da tecnologia e não, simplesmente, diante de uma revolução tecnológica, olvidando-se das implicações políticas nela embutida.

(Rogério Haesbaert e Carlos W. Porto-Gonçalves, A nova desordem mundial, 2006. Adaptado)

De acordo com o texto, assinale a alternativa que indica, corretamente, uma das principais questões relativas às mudanças nas relações de poder por meio da tecnologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979101 | Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte trecho do texto:

A manifestação desta filiação científica está pautada pela redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, em circunscrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. Tal postura aparece na Geografia através da desgastada máxima – “a Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação”. A descrição, a enumeração e classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas a Geografia se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico. Por esta razão, a Geografia Geral, tão almejada pelos geógrafos, na prática sempre se restringiu aos compêndios enumerativos e exaustivos.

(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografiapequena história crítica, 2007. Adaptado)

A fase do pensamento geográfico e da corrente científica a que o trecho do texto faz referência, corresponde à Geografia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979114 | Pedagogia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o excerto a seguir:

O binômio ensino/aprendizagem apresenta duas fases de uma mesma moeda. Isso por que o ensino/aprendizagem é um processo, implica movimento, atividade, dinamismo: ensina aprendendo e aprende-se ensinando. A aprendizagem não será produzida pela simples acumulação passiva, mas mediante a atividade exercida sobre os conteúdos, articulando-se uns com os outros. Por outro lado, ensinar é provocar situações, desencadear processos e utilizar mecanismos intelectuais requeridos pela aprendizagem, que permitirá aos professores empregarem métodos ativos, para engendrar a ação didática em bases sólidas. O ensino/aprendizagem da Geografia deveria ser planejado no todo, compreendendo os diferentes níveis de ensino, atendo às diferenças, aos interesses e às necessidades dos sujeitos, considerando o desenvolvimento intelectual e visando a formação da cidadania responsável, consciente e atuante.

(Lívia de Oliveira, “O ensino/aprendizagem de geografia nos diferentes níveis de ensino”. In: Nídia N. Pontuschka e Ariovaldo U. de Oliveira, Geografia em perspectiva, 2002. Adaptado)

Para promover a efetiva relação de ensino/aprendizagem da Geografia, o professor deve ter como ponto de partida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979102 | Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia a seguinte passagem do texto:

O mérito do conceito de formação socioespacial, ou simplesmente formação espacial, reside no fato de se explicitar teoricamente que uma sociedade só se torna concreta através de seu espaço, do espaço que ela produz e, por outro lado, o espaço é inteligível através da sociedade. Não há, assim, por que falar em sociedade e espaço como se fossem coisas separadas que nós reuniríamos a posteriori, mas sim de uma formação socioespacial.

(Roberto Lobato Corrêa, “Espaço: um conceito-chave da Geografia”. In: Iná Elias de Castro et al. Geografia: Conceitos e temas, 2025. Adaptado)

Com base na passagem apresentada, para a ciência geográfica, a formação socioespacial representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979106 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte trecho do texto:

O Currículo paulista de Geografia apresenta cinco unidades temáticas para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove anos. Essas cinco unidades temáticas foram organizadas visando a construção progressiva dos conhecimentos geográficos, segundo um processo pautado na investigação e na resolução de problemas, com ênfase na aprendizagem dos conceitos e princípios geográficos a partir de diferentes linguagens.

(SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/ Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a unidade temática e as abordagens trabalhadas pela Geografia para o Ensino Fundamental, ao longo dos nove anos, para os anos iniciais e anos finais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979108 | Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Observe a seguinte passagem do texto:

Nas baixas latitudes, na altura do equador, configura­ -se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que corresponde ao encontro dos alísios, e sua oscilação, para o norte ou para o sul, é importante para definir as estações de seca e de chuva nas suas áreas de influência. Os alísios são ventos de grande escala que se manifestam principalmente sobre os oceanos, eles têm sua origem nos anticiclones subtropicais.

(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan, “Geoecologia: o clima, os solos e a biota”. In: Jurandyr L. Sanches. Ross (org.). Geografia do Brasil, 2003)

Tipicamente no Brasil, o período chuvoso influenciado pela atuação da ZCIT ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979113 | Geografia, Geografia Econômica, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A expansão dos complexos agroindustriais constituiu o principal vetor da reestruturação produtiva da agropecuária brasileira e da organização do agribusiness ou agronegócio brasileiro. Esse processo, que também é resultado de características históricas da estrutura fundiária nacional, representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q979103 | Pedagogia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte excerto do texto:

A aprendizagem significativa da linguagem cartográfica pode ser um importante instrumento para a formação da cidadania. O mapa serve para exercer o poder e, portanto, serve também para construir a autonomia. O raciocínio geográfico é importante para desvendar o mundo e sabemos também que o mapa é uma ferramenta imprescindível para esse desvendamento. Dessa forma, a alfabetização cartográfica é como um processo metodológico que considera o sujeito da aprendizagem em coordenação com o objeto da aprendizagem. O sujeito que lê e desvenda o espaço de sua vivência, terá um instrumento ao mesmo tempo desafiador e orientador para suas investigações.

(Elza Yasuko Passini. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx. Adaptado)

Sobre o processo de alfabetização cartográfica, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.