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Questões de Concursos Geral

Resolva questões de Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q893035 | Administração Geral, Administração Científica, Geral, CROMT, SELECON, 2024

Na administração científica preconizada por Frederick Taylor, a distribuição das atribuições e responsabilidades com o objetivo de disciplinar as atividades no trabalho está diretamente correlacionada a um princípio. Esse princípio é conhecido como:
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2Q893041 | Direito Administrativo, Geral, CROMT, SELECON, 2024

De acordo com a Lei n.º 14.133/21, é considerada uma fase preparatória do processo licitatório o/a:
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3Q893040 | Arquivologia, Arquivamento, Geral, CROMT, SELECON, 2024

Nas operações de arquivamento, a etapa que corresponde ao arquivamento propriamente dito, em que os documentos são colocados literalmente dentro de suas respectivas pastas, caixas, estantes ou arquivos, é conhecida como:
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4Q893038 | Arquivologia, Classificação dos Arquivos, Geral, CROMT, SELECON, 2024

A espécie documental que se caracteriza por um parecer de especialista, em que se expõem estudos e observações a respeito de um assunto sobre o qual foi solicitado uma perícia, denomina-se:
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5Q1062675 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

No que concerne ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), assinale a opção correta com base na Lei estadual n.º 8.180/2016 e no Decreto estadual n.º 30.479/2017.
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6Q1062661 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Nos termos da Constituição Federal de 1988, é competência exclusiva do Congresso Nacional
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7Q893036 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Geral, CROMT, SELECON, 2024

Em uma organização, sua administração é exercida através de níveis administrativos que se relacionam entre si. O nível administrativo de curto prazo, com abrangência específica envolvendo determinada tarefa, denomina-se:
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8Q1062633 | Português, Interpretação de Textos, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CG1A1


O “economês” é uma linguagem própria dos economistas, repleta de termos técnicos, siglas e conceitos que, à primeira vista, podem parecer inacessíveis para quem não é da área. O uso dessa linguagem deve-se à função do economês: ele é a caixa de ferramentas do economista, os óculos conceituais que ajudam a enxergar, analisar e interpretar os complexos mecanismos que regem a produção, o consumo e a distribuição de riqueza na sociedade.

O economês não é uma linguagem criada para excluir, mas para sintetizar. Ele encapsula décadas — às vezes séculos — de conhecimento em palavras ou expressões compactas. Essa linguagem é como um atalho: em vez de longas explicações, utiliza conceitos consolidados para comunicar ideias com precisão e eficiência.

Embora seja útil para economistas, o economês pode parecer um código fechado para quem não faz parte desse mundo. Mas isso não deveria ser assim! Afinal, os fenômenos econômicos também afetam a vida dessas pessoas.

Entender o economês vale muito a pena. Ele nos oferece ferramentas poderosas para compreendermos não apenas os debates sobre a economia global e as finanças, mas também as decisões políticas que moldam o futuro de um país. É como aprender uma nova língua: no início, os termos podem parecer estranhos, mas, uma vez que você compreende o básico, torna-se possível enxergar o mundo com mais clareza.

Se o economês é tão útil, por que ele ainda parece inacessível para tanta gente? Parte do problema parece estar na comunicação. Muitos economistas se acostumaram a usar termos técnicos sem explicar o que eles significam, o que cria uma barreira entre eles e o público geral. Para tornar o economês mais acessível, é fundamental traduzir esses conceitos de maneira clara e didática.

O economês é uma linguagem poderosa e prática. Quando bem explicado, torna-se simples, acessível e incrivelmente útil. Ao compreendermos essa “caixa de ferramentas”, ganhamos mais do que o entendimento de jargões econômicos: ganhamos a capacidade de decifrar a economia, as finanças e o Brasil.


Paulo Gaia. Por que os economistas falam economês? Ferramentas para entender o mundo. Internet: (com adaptações)
De acordo com o texto CG1A1, é correto afirmar que o economês
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9Q1062641 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Do total de 193 servidores de uma organização, alguns possuem fluência em inglês, francês ou espanhol, podendo, inclusive, ter fluência em mais de uma das três línguas, ao passo que outros não têm fluência em nenhuma dessas línguas estrangeiras.
Nessa situação, sabendo-se que, do total de servidores, 90 são fluentes em inglês; 75, em francês; 60, em espanhol; 30, em inglês e francês; 20, em inglês e espanhol; 25, em francês e espanhol; e 10 são fluentes nas três línguas, o número de servidores não fluentes em nenhuma das três línguas estrangeiras é igual a
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10Q1059103 | Matemática, Raciocínio Lógico, Geral, EsSA, Exército, 2022

A nova sede da Escola de Sargentos do Exército (ESE) será construída na região metropolitana de Recife-PE. O marco zero dessa belíssima cidade encontra-se na região portuária denominada “Recife Antigo”. Ao realizar a medição em um mapa de escala 1: 95000 cm, a distância entre o marco zero de Recife e o local de construção da nova sede da ESE, encontramos 55 cm. A distância real, em quilômetros, entre esses dois pontos citados é de:
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11Q893039 | Arquivologia, Geral, CROMT, SELECON, 2024

Na classificação dos documentos segundo o seu gênero, as fotografias, desenhos e gravuras são documentos que contêm imagens estáticas. O tipo de classificação desses documentos denomina-se:
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12Q1062688 | Auditoria, Processo de Auditoria, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Ao definir materialidade para auditoria fiscal em contribuinte com receita bruta anual de R$ 600 milhões, o auditor estimou materialidade de R$ 3 milhões para demonstrações e de R$ 2 milhões para classes de transações de ICMS.
Considerando que, na situação hipotética apresentada, houvesse avaliação de risco alto para receitas, assinale a opção correta.
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13Q1062657 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta a respeito dos atos administrativos.
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14Q1070437 | Banco de Dados, Metadados e Metainformação, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Em um banco de dados relacional, os metadados são
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15Q993762 | Economia, Teoria do Consumidor, Geral, IBGE, IBFC, 2021

Leia o trecho abaixo:

O equilíbrio do consumidor é a situação na qual o consumidor ___ sua satisfação, tendo como restrição um determinado nível de ___. Num gráfico (ou mapa) de indiferença, esta situação é obtida quando o consumidor alcança a Curva de Indiferença situada no ponto mais ___ entre as curvas que encontram a linha de restrição orçamentária.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


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16Q893037 | Administração Geral, Geral, CROMT, SELECON, 2024

As necessidades fisiológicas e de autorrealização são componentes de umas das teorias da motivação. Essa teoria denomina-se:
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17Q1062656 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos poderes da administração pública, julgue os itens subsecutivos.

I Configura-se excesso de poder quando o agente atua dentro da sua esfera de competência, mas com fim diverso ao interesse público.
II O poder regulamentar é de natureza derivada e formalizado por meio de decretos e regulamentos.
III A autoexecutoriedade é a característica do poder de polícia por meio da qual se demonstra o grau de imperatividade de que se revestem os atos de polícia, tendo a administração o poder de usar a força se necessária para vencer eventual resistência ao cumprimento de suas ordens.

Assinale a opção correta.
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18Q1062659 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta em relação aos serviços públicos.
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19Q1059101 | Matemática, Geometria Analítica, Geral, EsSA, Exército, 2022

Em uma determinada aula de Geometria Analítica, uma candidata do Concurso da ESA, da área da saúde, deparou-se com a seguinte situação x2 + y 2 = 2x + 2y − 1. Ao desenvolver essa igualdade a estudante obteve:
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20Q1062634 | Português, Interpretação de Textos, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CG1A1


O “economês” é uma linguagem própria dos economistas, repleta de termos técnicos, siglas e conceitos que, à primeira vista, podem parecer inacessíveis para quem não é da área. O uso dessa linguagem deve-se à função do economês: ele é a caixa de ferramentas do economista, os óculos conceituais que ajudam a enxergar, analisar e interpretar os complexos mecanismos que regem a produção, o consumo e a distribuição de riqueza na sociedade.

O economês não é uma linguagem criada para excluir, mas para sintetizar. Ele encapsula décadas — às vezes séculos — de conhecimento em palavras ou expressões compactas. Essa linguagem é como um atalho: em vez de longas explicações, utiliza conceitos consolidados para comunicar ideias com precisão e eficiência.

Embora seja útil para economistas, o economês pode parecer um código fechado para quem não faz parte desse mundo. Mas isso não deveria ser assim! Afinal, os fenômenos econômicos também afetam a vida dessas pessoas.

Entender o economês vale muito a pena. Ele nos oferece ferramentas poderosas para compreendermos não apenas os debates sobre a economia global e as finanças, mas também as decisões políticas que moldam o futuro de um país. É como aprender uma nova língua: no início, os termos podem parecer estranhos, mas, uma vez que você compreende o básico, torna-se possível enxergar o mundo com mais clareza.

Se o economês é tão útil, por que ele ainda parece inacessível para tanta gente? Parte do problema parece estar na comunicação. Muitos economistas se acostumaram a usar termos técnicos sem explicar o que eles significam, o que cria uma barreira entre eles e o público geral. Para tornar o economês mais acessível, é fundamental traduzir esses conceitos de maneira clara e didática.

O economês é uma linguagem poderosa e prática. Quando bem explicado, torna-se simples, acessível e incrivelmente útil. Ao compreendermos essa “caixa de ferramentas”, ganhamos mais do que o entendimento de jargões econômicos: ganhamos a capacidade de decifrar a economia, as finanças e o Brasil.


Paulo Gaia. Por que os economistas falam economês? Ferramentas para entender o mundo. Internet: (com adaptações)
A coesão textual e os sentidos do texto CG1A1 seriam preservados caso se substituísse
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