Muitos são os desafi os para a inclusão das pessoas com
deficiência nos campos do trabalho e ensino. A perspectiva
histórica-social evoluiu de um modelo médico, capacitista,
para um modelo social, estabelecendo relações entre os
fatores constituintes pessoais e do ambiente, no qual a
pessoa está inserida. Todo esse movimento histórico, de
debates e participação social, contribuiu para a evolução
do conceito de acessibilidade. Neste contexto, analise as
proposições abaixo:
I- Condição para utilização, com segurança e autonomia,
total ou assistida, dos espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transporte, meios de
comunicação e informação, por pessoa com deficiência
ou mobilidade reduzida (art. 8º do Decreto no
5.296, 34
de 2 de dezembro de 2004).
II- Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental,
intelectual ou sensorial, os quais, em interação com
diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de
condições com as demais pessoas.
III- No campo da educação, a eficácia para a acessibilidade
concentra-se como um processo de eliminação de barreiras físicas, e pelo percentual mínimo de cotas de
vagas para ações afirmativas nos processos seletivos
de admissão em cursos em todos os segmentos.
V- Com base na LBI, nº 13.146/2015, são barreiras da
acessibilidade: urbanísticas, arquitetônicas, transportes,
comunicação e informação, atitudinais, tecnológicas.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que estão
corretas, apenas:
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