Um dos conceitos sobre comunicação nos aponta que comunicar
é tornar comum algo. Singelo, mas profundo, esse conceito diz
muito sobre a importância de pensarmos em nosso interlocutor
quando vamos nos comunicar. O relacionamento interpessoal é
essencial para que a comunicação flua e possa ser, de fato, um
processo em que consigamos tornar comum algo e interagir com
as pessoas. Na comunicação empresarial, esse conceito também
se aplica e de forma incisiva.
Analise esta situação: um gestor identificou que a equipe estava
tendo baixo desempenho e notou que a comunicação apresentava
muitos ruídos. O que se falava, inicialmente, ia se modificando – a
solução que ele adotou foi a de criar um registro do que havia sido
falado e tal registro ele enviava, de quando em quando, para a
equipe.
Sobre essa tomada de decisão do gestor e a compreensão sobre
comunicação, analise se as afirmações a seguir são verdadeiras (V)
ou falsas (F).
( ) Pela decisão tomada, evidencia-se que o gestor tem uma
concepção de comunicação como um meio de transmitir
informação, desconsiderando o caráter interpessoal e de troca
que a comunicação tem.
( ) O problema da equipe será sanado com essas mensagens
unidirecionais, visto que a função primordial do ato de
comunicar é informar e isto ocorrerá com o registro da
comunicação realizada e seu posterior envio periódico à
equipe.
( ) A atitude do gestor indica que ele compreende o que é tornar
comum qualquer comunicação entre pessoas, priorizando a
relevância de deixar o registro do que foi comunicado escrito
para consulta quando se desejar.
As afirmativas são, respectivamente,
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️