Questões de Concursos Gestão e Negócios

Resolva questões de Gestão e Negócios comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q905345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q905343 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Lei nº 8.069, de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina em seu capítulo V, Art. 63, os princípios para a formação técnico-profissional, relacionados a seguir:


I. garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular;


II. atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;


III. horário complementar obrigatório para o exercício de atividades remuneradas


Estão corretamente expressos os princípios contidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q905347 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, e precisam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q905344 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q905349 | Pedagogia, Metodologia de Projetos, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um curso de engenharia que adota um modelo de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a laboratórios virtuais para simular experimentos e testar teorias antes de aplicá-las fisicamente, qual das seguintes atividades melhor ilustra o uso avançado dessa metodologia de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042969 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Uma empresa apresenta os seguintes resultados: receita: 100 mil reais; custos e despesas variáveis: 20 mil reais; custos e despesas fixas: 40 mil reais. O ponto de equilíbrio é de 50 mil reais.

Considerando essas informações dadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para que não tenha prejuízo, a organização em questão deve

ter uma receita bruta anual igual ou maior que 50 mil reais

PORQUE


II. O ponto de equilíbrio possibilita identificar o nível de risco atual da empresa, sendo que quanto menor ele for, menor também será o risco do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q905350 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista, em seu capítulo sobre as Juventudes, estabelece alguns princípios. De acordo com eles, por exemplo, é preciso eximi-los dos ____________, especialmente os das impossibilidades, e criar oportunidades para que cada um possa expressar seus ____________, dar sua contribuição e ser reconhecido por isso. O desânimo dos adolescentes e jovens também tem explicação: além de não verem ____________ em muitas das coisas que oferecemos nas escolas, eles estão passando por uma fase de mudança de humor, dispersão da atenção e busca de novos ____________.
Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1047990 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Dois distribuidores de uma determinada empresa entraram em conflito por considerarem que a empresa fabricante estava buscando renovar seu rol de distribuidores e um pensava que o outro estava tentando pressionar a empresa para ficar com exclusividade. Kotler e Keller (2018) propõem a adoção de quatro mecanismos para solucionar conflitos que ocorrem no composto de Marketing, os P’s. Os mecanismos são: (a) liderança, de modo a criar espaços para negociar acordos visando à redução e até eliminação do conflito; (b) estabelecimento de metas que levem os participantes a cooperarem nas ações que envolvem a distribuição; (c) trabalho conjunto, o que implica desenvolver atividades que levem os participantes a encontros frequentes e à formação de comitês de trabalho; (d) mediação e arbitragem, que são mecanismos adotados para resolver conflitos e disputas que aparecem entre os participantes no importante processo de distribuição.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo:

Pearson Education do Brasil, 2018.


Considerando a situação relatada, esses mecanismos para solucionar conflitos se referem ao P de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q905346 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio apresenta alguns pressupostos em seu texto, cuja função é orientar as propostas pedagógicas das escolas. A respeito dos princípios que orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Todos podem aprender, mas é necessário que se adequem às estratégias metodológicas pré definidas nos documentos oficiais.


( ) É importante buscar caminhos para consolidar os saberes específicos de cada um dos componentes curriculares, sem ceder à pressão social que busca integrá-los a qualquer custo.


( ) Práticas pedagógicas que consideram o estudante em sua integralidade são opostas às práticas que normatizam comportamentos, impõem rótulos ou tentam moldar os estudantes a um modelo ideal de pessoa.


( ) No Ensino Médio, é necessário adotar estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia dos estudantes.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,





  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q905342 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina as formas como os cursos técnicos de nível médio devem ser desenvolvidos. A forma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos indivíduos que já concluíram o Ensino Médio é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1042971 | Direito do Consumidor, Práticas Comerciais, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, é a chamada lei de proteção do consumidor. De acordo com essa lei, toda e qualquer informação ou publicidade que for veiculada por qualquer meio de comunicação ou outra forma obriga quem a veicula a cumprir o que está dizendo. Há uma série de exigências, como as de comunicar, de forma transparente, tudo o que o produto ou serviço oferece, bem como seus riscos, e, de igual modo, há proibições para que o cliente não seja enganado ou abusado, não sendo permitido que a publicidade deixe de informar sobre um dado essencial do produto ou serviço que está sendo oferecido. Quando uma empresa esconde do consumidor que, por exemplo, o produto pode causar alergia, essa ação publicitária é identificada como publicidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1042972 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Um dos conceitos sobre comunicação nos aponta que comunicar é tornar comum algo. Singelo, mas profundo, esse conceito diz muito sobre a importância de pensarmos em nosso interlocutor quando vamos nos comunicar. O relacionamento interpessoal é essencial para que a comunicação flua e possa ser, de fato, um processo em que consigamos tornar comum algo e interagir com as pessoas. Na comunicação empresarial, esse conceito também se aplica e de forma incisiva.

Analise esta situação: um gestor identificou que a equipe estava tendo baixo desempenho e notou que a comunicação apresentava muitos ruídos. O que se falava, inicialmente, ia se modificando – a solução que ele adotou foi a de criar um registro do que havia sido falado e tal registro ele enviava, de quando em quando, para a equipe.

Sobre essa tomada de decisão do gestor e a compreensão sobre comunicação, analise se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Pela decisão tomada, evidencia-se que o gestor tem uma concepção de comunicação como um meio de transmitir informação, desconsiderando o caráter interpessoal e de troca que a comunicação tem.

( ) O problema da equipe será sanado com essas mensagens unidirecionais, visto que a função primordial do ato de comunicar é informar e isto ocorrerá com o registro da comunicação realizada e seu posterior envio periódico à equipe.

( ) A atitude do gestor indica que ele compreende o que é tornar comum qualquer comunicação entre pessoas, priorizando a relevância de deixar o registro do que foi comunicado escrito para consulta quando se desejar.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1047985 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

À medida que a convivência do ser humano em sociedade foi evoluindo, as formas organizacionais que envolvem o trabalho foram ficando mais complexas e o ser humano passou a se debruçar sobre essas formas organizacionais para estudá-las, criando as teorias das organizações e as escolas que abrangem linhas de pensamento com um mesmo enfoque para analisar as organizações. Essas teorias e escolas, por sua vez, são distinguidas umas das outras por suas características centrais, que nos permitem compreender como a própria administração foi se tornando mais abrangente e interdisciplinar. Considerando, então, essas características que distinguem as teorias e escolas, analise cada afirmação a seguir, que relaciona alguma teoria geral da administração ou escola a características definidoras.

I. A perspectiva humanística entende que é preciso conhecer as necessidades das pessoas para compreender suas atitudes e aplicar a motivação como meio potente de alcançar objetivos organizacionais, melhorando a qualidade de vida de quem atua na organização.

II. A abordagem comportamental considera que o ser humano é um ser social e, como tal, deve ter essa dimensão social levada em conta nos processos de trabalho, os quais envolvem uma dimensão formal, lógica, e uma dimensão informal, que influencia as próprias normas e valores da organização.

III. A administração científica busca racionalizar o trabalho e padronizar métodos, de modo a produzir com mais eficiência, encontrando o melhor método e o tempo considerado padrão para que uma tarefa seja executada.

Considerando-se essa relação entre a teoria ou escola e as características definidoras, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1047993 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Indicadores de desempenho são fundamentais para a gestão, visto que possibilitam não somente acompanhar se estamos alcançando os objetivos propostos, mas também se estamos tendo um desempenho adequado, possibilitando-nos decidir de forma mais objetiva se devemos fazer algum ajuste ou mudança nos caminhos traçados inicialmente. Para analisarmos o desempenho das organizações, podemos medir valores com índices. Diversos índices auxiliam a gestão na tomada de decisão. Um deles é o resultado da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Qual é o nome desse índice?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1047986 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Na empresa Conte Conosco, os processos foram estruturados de modo a reduzir desperdícios e alcançar um alto grau de qualidade na produção de seus produtos, com erro zero como meta principal. Um dos métodos que a empresa adotou consiste em diminuir ao mínimo o tempo que se usa para produzir um produto e o volume de estoques para a produção desse produto. Para tanto, a empresa fez uma seleção de fornecedores e estabeleceu parcerias com fornecedores-chave, comprometidos a entregar o que a empresa solicitar de matéria-prima no momento em que houver o pedido. Como é chamado esse método?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1047996 | Noções de Informática, Internet, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil ocupa o terceiro lugar em termos de uso de redes sociais no mundo, perdendo apenas para a Índia e para a Indonésia, segundo reportagem sobre tecnologia publicada no jornal O GLOBO (Veloso, 2023). Essa dimensão de alcance faz com que as empresas se voltem para o Brasil com atenção; na mesma reportagem, informa-se que toda rede social que deseja ser lançada considera o Brasil em segundo lugar para realizar essa validação de mercado. De igual modo, dada essa magnitude de acesso a redes sociais e ao uso da internet de forma geral, as empresas prestam muita atenção à ação de acompanhamento do comportamento que as pessoas têm ao acessarem seu site.

VELOSO, Ana Clara. Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais.

O GLOBO, sessão Economia/Tecnologia, 26 mar.2023. Disponível em: oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-

que-mais-consome-redes-sociais.ghtml. Acesso em 07 jul.2024.


A ferramenta que é utilizada para compreender esse comportamento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1047984 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A liderança é um aspecto considerado fundamental em qualquer tipo de organização. Em essência, a liderança envolve a condução e a orientação das pessoas, bem como a influência interpessoal, para que alcancem um objetivo comum. Trata-se de um processo complexo, que abarca dois lados: o do líder e o dos liderados. Considerando esses aspectos que caracterizam a liderança, seus componentes principais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1047991 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

As organizações buscam compreender quem é seu público-alvo porque o conhecimento desse público é fundamental para que elas possam oferecer serviços e produtos adequados à demanda e consigam fidelizar esse público. Para tanto, as ações do departamento de marketing se voltam para identificar quem são os consumidores e onde eles buscam informações para tomarem sua decisão de compra. Essas fontes de informação se classificam em quatro grandes grupos, e são assim denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1042970 | Administração Geral, Organizações, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A estrutura de uma organização nos permite identificar como ela está ordenada e interligada. Assim, uma estrutura comunica muito para quem se dispõe a compreender a forma como uma organização decidiu realizar as trocas entre os membros que a compõem nas atividades do dia a dia em busca de um objetivo comum. Pensando em estrutura organizacional, associe as duas colunas, relacionando a definição de estrutura à sua característica principal.

1. Linear.

2. Matricial.

3. Em rede.

4. Funcional.

( ) As diretorias são montadas segundo suas finalidades: diretoria de finanças, de marketing, de logística etc., favorecendo a especialização de cada diretoria e cada profissional que atua em cada uma delas.

( ) Apresenta uma linha de comando direta e a relação entre as pessoas segue uma forma piramidal, clássica, em que a direção ocupa o topo da pirâmide e a base é formada pelos funcionários de menor autoridade.

( ) Bastante comum em projetos, essa estrutura combina uma divisão por produto ou projeto com uma divisão funcional, tendo especialistas alocados para a finalidade do projeto e subordinados a um gestor desse projeto.

( ) As atividades são divididas entre organizações, existindo uma unidade centralizadora para gerenciar a sincronização e a harmonia das atividades que são exercidas entre cada organização e favorecendo a retroalimentação do sistema por meio das trocas entre todos.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.