Questões de Concursos Gestão Hospitalar

Resolva questões de Gestão Hospitalar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1006418 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade no Atendimento ao Público Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A RDC 50 de 21 de fevereiro de 2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. De acordo com esta Resolução, identificam-se as regras para construção e reformas em saúde em todo território nacional, tanto na área pública quanto na área privada.
Considerando esta Resolução, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1021000 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A Engenharia Clínica é uma área dentro das unidades de saúde, responsável pela avaliação, manutenção e aquisição de materiais e equipamentos eletro médicos. Desta forma, a qualidade e o bom funcionamento destes equipamentos dependem da organização adequada desta área, por meio da programação de manutenções regulares.
Com base nesta afirmativa, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1021001 | Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida pode ser definida como “percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas ou, ainda, que não estão sendo negadas oportunidades de alcançar a felicidade e a auto realização. No que tange ao ambiente de trabalho, há o conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT) que é uma compreensão abrangente das condições de vida no ambiente laboral, incluindo aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso de energia pessoal.
Considerando a qualidade de vida no trabalho (QVT), leia as afirmativas:
I. Políticas de qualidade de vida no trabalho adotadas em empresas minimizaram a precarização do trabalho, assim como as causas estruturais dos problemas. II. A Oportunidade de acesso ao tratamento e intervenções no local de trabalho podem beneficiar os trabalhadores com problemas de saúde mental. III. Atividade física no contexto da promoção da saúde ocupacional pode ter efeito positivo na qualidade de vida e capacidade para o trabalho dos funcionários. IV. Pode-se identificar nas organizações que implementam QVT falhas em avaliar a eficácia das intervenções; falta de compromisso da gestão; falhas na comunicação. V. É importante introduzir programas voltados para a perda de peso com o objetivo de melhorar a saúde, produtividade e autoestima do trabalhador.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1006417 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Planejamento em Gestão de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A gerência do cuidado é um dos principais eixos da atuação profissional dos enfermeiros nos serviços de saúde, pois compreende a articulação entre as dimensões assistencial e gerencial na execução do seu trabalho. O foco da dimensão assistencial é o atendimento integral das necessidades de cuidado de enfermagem do paciente, enquanto o da dimensão gerencial é a organização do trabalho e dos instrumentos técnicos da gerência, tais como dimensionamento de pessoal, planejamento, educação continuada/permanente, supervisão, avaliação de desempenho.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1003050 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1006412 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade no Atendimento ao Público Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Proposta de valor pode ser definida como um conjunto de benefícios percebidos pelos clientes, em comparação com os custos envolvidos no processo de aquisição, utilização e descarte de um produto ou serviço. O consumidor levará em consideração os atributos e benefícios do produto ou serviço. Diante disso, a proposta de valores também pode ser percebida da seguinte forma:
Valor percebido: Benefício percebido/Custos percebidos
(Kotler, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ed. Atlas, 1998. Adaptado)
Leia as afirmativas:
I. Se custo percebido for menor, o valor percebido será alto. II. As organizações precisam atentar-se para esta relação benefício-custo, pois ela determina a percepção de valor do ponto de vista do cliente. III. Para aumentar a satisfação do cliente a empresa deve sempre buscar reduzir os custos envolvidos no processo de compras. IV. As organizações devem aumentar os benefícios de seus produtos e serviços direcionados aos seus clientes.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1006420 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1021002 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão em Equipes de Saúde, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1021006 | Contabilidade de Custos, Contabilidade de Custos, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

A gestão de custos em qualquer tipo de organização é útil e proporciona ao administrador uma visão ampliada da realidade financeira, já que permite olhar por outro ângulo como são gastos os recursos disponíveis, permitindo identificar os exageros e destinar os recursos na quantidade certa para serem aplicados nas atividades necessárias. Portanto, é correto afirmar que a gestão de custos visa não somente gastar menos, mas principalmente gastar melhor.
Considerando o texto mencionado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1021007 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Qualidade Na Gestão Hospitalar, Gestão Hospitalar, EBSERH, VUNESP, 2020

Não é possível falar em uma boa gestão sem mensuração de desempenho. Para tanto, é preciso adotar indicadores de desempenho que permitam monitorar os processos nas organizações de saúde. Identificam-se, assim, algumas categorias de indicadores hospitalares, tais como: estratégicos, qualidade, produtividade, capacidade e efetividade entre outros.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.