Questões de Concurso Grupo Cirurgia Cardiovascular

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q997023 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Paciente 65 anos, diabético, entrou na emergência com quadro de Infarto agudo do miocárdio de parede antero-septal. No exame físico já foi detectado sopro sistólico significativo e logo ao fazer um Ecocardiograma detectou-se uma CIV(comunicação inter ventricular). Apresentava-se estável, oligosintomático e com leve congestão pulmonar.

A conduta correta nesse caso é

2 Q997027 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Antes de iniciar a circulação extracorpórea para realizar uma cirurgia de revascularização do miocárdio feita a heparinização sistêmica pelo átrio direito, o tempo de coagulação ativado (TCA) após dose de 4 mg/kg de heparina foi de 300 segundos apenas, pois o tempo de coagulação ativado (TCA) de controle foi de 99 segundos. Metade da dose de heparina foi administrada e o TCA subiu para 320 segundos.

Diante dessa situação a medida a ser tomada é infundir

3 Q997017 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Das cirurgias cardíacas relacionadas a seguir, aquela em que a artéria circunflexa pode ser lesionada durante o procedimento é a de

4 Q997020 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Paciente de 71 anos é internado apresentando angina instável e ataques isquêmicos transitórios acompanhados de hemiparesia direita transitória.



A cineangiocoronariografia demonstra lesão de 75% de tronco de coronária esquerda (terço distal do tronco) e 90% do segmento proximal da coronária direita e 70% na bifurcação da DP/VP(descendente posterior e ventricular posterior). No EcoDoppler de artérias carótidas esquerdas demonstra lesão de 90% na bifurcação da corótidas interna e externa esquerdas.



A conduta correta no planejamento cirúrgico desse paciente é

5 Q1003966 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

A mediastinite é uma complicação, em geral, de evolução grave que ocorre no pós-operatório de cirurgias cardíacas relacionadas à esternotomia mediana, como acesso cirúrgico.

Acerca dessa intercorrência, é correto afirmar que

6 Q1003977 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Entre as cardiopatias congênitas, a cirurgia de Glenn está mais indicada mais especificamente na

7 Q997022 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Paciente de 78 anos, portador de marca-passo cardíaco definitivo há 15 anos, está evoluindo com disfunção cardíaca progressiva de ventrículo esquerdo, fração de ejeção no momento de 29%, complexo QRS alargado com dissicronismo ventricular (QRS>150ms) e apresenta estenose mitral leve.

Nesse caso, a conduta correta inicialmente é

8 Q997025 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

Paciente no pós-operatório de cirurgia de troca de válvula aórtica eletiva, função ventricular com leve disfunção ventricular esquerda. Foi admitido na unidade de pós operatória em boas condições. Aproximadamente cinco horas após sua admissão, apresentou pressão arterial de 80 mmHg X 40 mmHg, pressão venosa central de 20 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e em ritmo sinusal, a diurese de 20mL na última hora. Dreno de mediastino tubular 34, apresentou 100mL nas últimas três horas.

Nesse caso, o diagnóstico mais provável do problema é:

10 Q1003968 | Medicina, Grupo Cirurgia Cardiovascular, EBSERH, FGV, 2025

A comunicação interventricular é uma das cardiopatias congênitas mais encontrada nas cardiopatias congênitas.

A principal complicação no fechamento cirúrgico da CIV, entre as relacionadas abaixo, é a(o)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.