Questões de Concursos Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas

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1 Q1003892 | Jornalismo, Imagem, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Na teoria da imagem fotográfica, há autores que consideram a fotografia um autêntico “espelho do real”; outros, a “transformação do real”, e, outros ainda, “traço de um real”.

Na primeira concepção,
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2 Q1003895 | Jornalismo, Gerenciamento de Crise, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Leia o texto a seguir sobre a comunicação em situações de crise.

A comunicação em crise exige um equilíbrio cuidadoso entre ação e prudência. Em um mundo onde a informação circula em velocidade _____, a forma como uma marca responde a uma crise pode determinar seu futuro. Respostas rápidas são importantes, mas a(o) _____ pode gerar respostas rasas ou inadequadas. Já a inação prolongada pode _____ a situação de crise. Nesse contexto, a preparação se torna indispensável. Investir em _____ permite que líderes e executivos pratiquem respostas para potenciais crises. Essa preparação é essencial para agir com segurança sob pressão, especialmente em situações delicadas. Demonstrar _____ também é crucial: uma comunicação que reconheça e valorize os(as) _____ do público cria conexões mais sólidas e duradouras.
(PINTO, 2024. – Adaptado)

Assinale a opção que completa o texto de forma correta.
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3 Q1000801 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Com o crescimento do marketing digital e da publicidade na web, novos termos e siglas surgiram.

Veja alguns:

1. Churn Rate
2. CPC
3. Conteúdo evergreen
4. CTR
5. Share of Engagement
6. UGC

Esses termos podem ser definidos como:

( ) métrica que compara não apenas as interações, mas quantas pessoas engajaram com o seu conteúdo e com o do seu concorrente;
( ) tipo de conteúdo, como por exemplo um guia de dicas de saúde, que permanece relevante ao longo do tempo;
( ) conteúdo criado pelos próprios usuários das redes sociais, que pode incluir avaliações, fotos, vídeos e postagens relacionadas a uma marca ou um produto;
( ) taxa de cliques encontrada ao dividir o número de cliques recebidos pela quantidade de vezes em que o anúncio foi exibido;
( ) taxa que mostra quantos clientes foram perdidos em um determinado período em relação ao total que se tinha nesse mesmo espaço de tempo;
( ) um dos mais populares formatos de precificação para campanhas de publicidade on-line, que contempla o valor que será pago a cada clique recebido no anúncio.

A correspondência correta, na ordem apresentada, é
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4 Q1000807 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Analisando o noticiário sobre mortes, o professor João Batista de Abreu Jr. afirma que de todos os tipos de morte – violenta ou natural – a que mais merece silêncio por parte dos meios de comunicação é, sem dúvida, o suicídio (ABREU, 2020).

Sobre a abordagem do tema na imprensa, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
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5 Q1003893 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

O release é um instrumento usado pelas assessorias de imprensa. Ele pode ser como o conteúdo informativo destinado aos jornalistas para servir de sugestão de pauta, mas muitas vezes é veiculado completa ou parcialmente sem custo para o emissor (DUARTE, 2018).

Nesse contexto, o texto do release deve ter as seguintes características, a exceção de uma. Assinale-a.
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6 Q1003894 | Jornalismo, Jornalismo Científico, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

A iniciativa interministerial voltada para a promoção e o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a valorização da ciência que prevê ações que visam identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder, de maneira preventiva, aos efeitos negativos das redes de desinformação, completou recentemente um ano e chama-se
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7 Q1000803 | Jornalismo, Principais Teorias e Escolas, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Um dos textos clássicos da Teoria da Comunicação é a Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin. Avalie se, para o autor,

I. por princípio a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens tinham feito sempre pode ser imitado por homens. Tal imitação foi exercitada por alunos para praticarem a arte, por mestres para divulgação das obras e, finalmente, por terceiros ávidos de lucro;
II. a reprodução técnica mais perfeita retoma o aqui e agora da obra de arte: reconstrói sua aura de autenticidade. A reprodução manual, que, regra geral, é considerada uma falsificação deixa de ser considerada falsa através da reprodução técnica, que é aceita como original;
III. a reprodutibilidade técnica da obra de arte altera a relação das massas com a arte, tornando-as cada vez mais exigentes e críticas frente às produções mediadas por equipamentos que garantem a objetividade como ocorre no cinema e na fotografia.

Está correto o que se afirma em
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8 Q1000811 | Administração Geral, Missão, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou, em 2023, sua Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 e seu Plano de Negócios 2024, que estabelecem diretrizes que guiarão a atuação da empresa na gestão dos hospitais universitários federais nos anos seguintes. A Ebserh anuncia que pretende “consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

No contexto de um mapa estratégico, a frase entre aspas deve ser comunicada como a(o) atual
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9 Q1000802 | Administração Geral, Benchmarking, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

A técnica, definida por KUNSCH (2016), como aquela que permite às organizações pesquisar os melhores processos e as melhores práticas de outras organizações similares, concorrentes ou não, para fins de comparação com as suas próprias práticas e seus processos, com vistas a aperfeiçoá-los é muito usada no planejamento publicitário e é chamada de
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10 Q1000806 | Comunicação Social, Multiplicidade de Conceitos, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Embora alguns autores afirmem que o conceito de comunicação pública ainda está em construção, já é possível identificar algumas de suas características.

Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Comunicação pública deve possibilitar que o cidadão expresse suas posições certo de que será ouvido com interesse, que participe ativamente, obtenha orientação, educação e diálogo.
II. A centralidade do processo de comunicação pública restringe-se à instância governamental, que exerce seu direito de definir quais informações devem (ou não) ser disponibilizadas aos cidadãos.
III. A comunicação pública é um bem de natureza individual, e cada cidadão é o único responsável por identificar e solicitar as informações que acredita ter direito.

Está correto o que se afirma em
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