Questões de Concursos: Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas

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1 Q1000801 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Com o crescimento do marketing digital e da publicidade na web, novos termos e siglas surgiram.

Veja alguns:

1. Churn Rate
2. CPC
3. Conteúdo evergreen
4. CTR
5. Share of Engagement
6. UGC

Esses termos podem ser definidos como:

( ) métrica que compara não apenas as interações, mas quantas pessoas engajaram com o seu conteúdo e com o do seu concorrente;
( ) tipo de conteúdo, como por exemplo um guia de dicas de saúde, que permanece relevante ao longo do tempo;
( ) conteúdo criado pelos próprios usuários das redes sociais, que pode incluir avaliações, fotos, vídeos e postagens relacionadas a uma marca ou um produto;
( ) taxa de cliques encontrada ao dividir o número de cliques recebidos pela quantidade de vezes em que o anúncio foi exibido;
( ) taxa que mostra quantos clientes foram perdidos em um determinado período em relação ao total que se tinha nesse mesmo espaço de tempo;
( ) um dos mais populares formatos de precificação para campanhas de publicidade on-line, que contempla o valor que será pago a cada clique recebido no anúncio.

A correspondência correta, na ordem apresentada, é

2 Q1000803 | Jornalismo, Principais Teorias e Escolas, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Um dos textos clássicos da Teoria da Comunicação é a Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin. Avalie se, para o autor,

I. por princípio a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens tinham feito sempre pode ser imitado por homens. Tal imitação foi exercitada por alunos para praticarem a arte, por mestres para divulgação das obras e, finalmente, por terceiros ávidos de lucro;
II. a reprodução técnica mais perfeita retoma o aqui e agora da obra de arte: reconstrói sua aura de autenticidade. A reprodução manual, que, regra geral, é considerada uma falsificação deixa de ser considerada falsa através da reprodução técnica, que é aceita como original;
III. a reprodutibilidade técnica da obra de arte altera a relação das massas com a arte, tornando-as cada vez mais exigentes e críticas frente às produções mediadas por equipamentos que garantem a objetividade como ocorre no cinema e na fotografia.

Está correto o que se afirma em

3 Q1000805 | Comunicação Social, Lei de Acesso à Informação na Comunicação Social, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527, de 2011, têm como uma de suas diretrizes a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

Contudo, a Lei de Acesso à Informação prevê que a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como

4 Q1000806 | Comunicação Social, Multiplicidade de Conceitos, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Embora alguns autores afirmem que o conceito de comunicação pública ainda está em construção, já é possível identificar algumas de suas características.

Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Comunicação pública deve possibilitar que o cidadão expresse suas posições certo de que será ouvido com interesse, que participe ativamente, obtenha orientação, educação e diálogo.
II. A centralidade do processo de comunicação pública restringe-se à instância governamental, que exerce seu direito de definir quais informações devem (ou não) ser disponibilizadas aos cidadãos.
III. A comunicação pública é um bem de natureza individual, e cada cidadão é o único responsável por identificar e solicitar as informações que acredita ter direito.

Está correto o que se afirma em

5 Q1000808 | Jornalismo, Inteligência Artificial no Jornalismo, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Segundo previsão publicada pelo Instituto Reuters, no início de 2025, a utilização de tecnologias de IA pelas organizações noticiosas continua a aumentar em todas as categorias, com a automatização de back-end (60%) considerada muito importante pelos editores entrevistados, muitos dos quais lançaram kits de ferramentas de IA para apoiar novos fluxos de trabalho este ano. A grande maioria (87%) afirma que as redações estão sendo total ou parcialmente transformadas pela IA, com apenas 13% afirmando nem tanto ou nada”.

Sobre o uso da IA no jornalismo contemporâneo, é correto afirmar que

6 Q1000809 | Relações Públicas, Planejamento Estratégico, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Avalie as afirmativas a seguir sobre a função estratégica das relações públicas.

I. As relações públicas contribuem para a efetividade de uma organização quando buscam sobrepor os objetivos da empresa às expectativas dos públicos estratégicos, mas dificilmente agregam valor ao negócio.
II. As relações públicas são uma subárea da comunicação, cuja função de planejar e gerir os assuntos públicos e as políticas corporativas para a manutenção dos relacionamentos da organização com seus públicos estratégicos.
III. As relações públicas buscam estabelecer, desenvolver e manter, de forma planejada, vínculos e relacionamentos com pessoas, organizações, públicos e a sociedade, de modo que esses relacionamentos sejam benéficos para os envolvidos.

Está correto apenas o que se afirma em

7 Q1000810 | Relações Públicas, Eventos, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Leia o texto a seguir sobre a identificação do target para a divulgação de eventos:

Sobre a seleção do público-alvo, é importante desenvolver uma política de segmentação, pois, ao se desenvolver uma campanha de comunicação/divulgação de um evento, o ideal é que ela seja pensada e estruturada visando à satisfação dos interesses de um grupo bastante restrito/direcionado de indivíduos, por meio de um processo denominado segmentação. (NOGUEIRA et al. 2020).

O critério que privilegia variáveis como idade, sexo, renda, classe social, estado civil, ocupação, etnia e quantidade de filhos refere-se à segmentação

8 Q1000811 | Administração Geral, Missão, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apresentou, em 2023, sua Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 e seu Plano de Negócios 2024, que estabelecem diretrizes que guiarão a atuação da empresa na gestão dos hospitais universitários federais nos anos seguintes. A Ebserh anuncia que pretende “consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

No contexto de um mapa estratégico, a frase entre aspas deve ser comunicada como a(o) atual

9 Q1000813 | Comunicação Social, Áudio, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Leia o texto de uma sonora radiofônica fictícia com o Dr. Lucas da Silva e Souza, infectologista do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é conclamar a população a se vacinar contra a gripe:

Nos últimos meses, os casos de gripe aumentaram muito em nossa cidade de São Paulo. Tomar a vacina contra a gripe é fundamental para proteger a todos, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. A partir de amanhã, os postos de vacinação funcionarão em novo horário: das 8h às 20h, com uma equipe ampliada para atender a todos com rapidez e segurança. Eu conto com a colaboração de cada um de vocês para que se vacinem e incentivem seus familiares e amigos a fazer o mesmo. Vamos todos nos vacinar!

Levando em conta os elementos que constituem o processo de comunicação, é correto afirmar que

10 Q1000814 | Comunicação Social, Jornalismo Utilitário, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

Leia a matéria a seguir, publicada, em 2024, no site da Prefeitura de Atibaia.

Prefeitura de Atibaia faz novo mutirão contra dengue e alerta sobre sintomas



Neste sábado (17) a Prefeitura de Atibaia realizará mais um mutirão contra a dengue, agora no Nova Atibaia e Casas Populares, visando combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o aumento dos casos de dengue na cidade, a Secretaria de Saúde de Atibaia alerta para a prevenção e também sobre os sintomas da doença.
Este é o segundo mutirão no mês, após a realização do primeiro no Jardim do Lago, Jardim Paulista e extensões, no dia 3. É fundamental que os moradores liberem a entrada dos agentes de endemias (que estarão uniformizados) em suas residências para vistoriar eventuais focos do mosquito e dar orientações, a fim de que evitem água parada em qualquer recipiente.
Sintomas
É importante ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Evite automedicação
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar a procurar um médico. A Secretaria de Saúde orienta a população que, em caso de suspeita da doença, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno não devem ser usados por pacientes que estão com suspeita de dengue ou que foram diagnosticados com a doença.
Denuncie possíveis criadouros
Para denunciar possíveis focos de dengue em Atibaia, a Ouvidoria da Saúde está disponível pelo telefone (11) 4414-3344 (WhatsApp).
Confira as datas e os locais dos mutirões pré-agendados (calendário pode ser alterado dependendo da incidência da doença):
17/02, às 8h - Nova Atibaia e Casas Populares;
24/02, às 8h - Jardim Brogotá e Tanque;
02/03, às 8h - Jardim Morumbi, Terceiro Centenário e Parque dos Coqueiros;
09/03, às 8h - Centro e Parque das Nações.

De acordo com a proposta do professor Marques de Melo para classificação dos gêneros jornalísticos, a matéria acima representa o gênero
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