Questões de Concursos Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico

Resolva questões de Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1007681 | Noções de Informática, Editor de Textos, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

No programa Microsoft Word, as marcas de formatação, como o ¶, possibilitam uma melhor visualização do layout do texto.
Nesse programa, o comando utilizado para exibir ou ocultar marcas de formatação é (o símbolo “+” significa a combinação das teclas):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1007676 | Engenharia Civil, Acessibilidade em Engenharia Civil e NBR 9050, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Um engenheiro avaliou a necessidade de se disponibilizar um total de 20 sanitários em uma edificação pública a ser construída. A edificação possui um pavimento e, do total de sanitários, metade atenderá pessoas do sexo feminino e a outra metade atenderá pessoas do sexo masculino.
Assim, considerando os critérios de acessibilidade indicados na NBR 9050: 2020, o número total mínimo de sanitários para atender portadores de necessidades especiais nessa edificação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1007673 | Direito Ambiental, Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

A Lei nº 11.445/2007, estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Nessa lei, atribui-se a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico, no caso de interesse local, apenas aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1007678 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

As ferramentas da qualidade consistem em um conjunto de métodos empregados para a coleta e análise de dados, visando propor soluções que aumentem a eficiência das organizações. Esses recursos auxiliam na identificação e resolução de problemas, sendo aplicáveis em diferentes setores, como suprimentos, finanças e manutenção, contribuindo para a melhoria contínua dos processos.
Relacione as ferramentas de qualidade apresentadas a seguir às respectivas características.

1. Diagrama de Pareto
2. Diagrama 6M de Ishikawa
3. Diagrama de dispersão

( ) Representação gráfica de dados que tenta mostrar, visualmente, se existe uma possível correlação numérica entre duas variáveis de interesse.
( ) Também conhecido como “Espinha de peixe”, é uma ferramenta gráfica visual utilizada para identificação das causas raízes de um problema ou não conformidade, através de categorias predefinidas para análise.
( ) Gráfico utilizado para verificar uma relação entre ocorrências e causas. Em geral, é utilizado para ordenar uma lista e visualizar quais pontos, por exemplo, têm maior importância, valor acumulado ou frequência.

A relação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1007675 | Auditoria de Obras Públicas, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Durante a execução do contrato de obras e serviços de engenharia para a Administração Pública, as atividades de gestão e fiscalização garantem a boa e regular aplicação dos recursos públicos.
Nesse sentido, é uma atribuição do fiscal de contrato
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1007684 | Engenharia Civil, Meio Ambiente na Engenharia Civil, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Após o término de uma obra em um hospital da rede Ebserh, sobraram diversos resíduos para coleta, que foram dispostos em contenedores.


Os contenedores de resíduos perigosos devem ser da cor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1007674 | Direito Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n 12305 de 2010, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) são instrumentos essenciais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), estabelecendo diretrizes para a gestão e o manejo adequado dos resíduos no âmbito municipal.
Sobre os PMGIRS, avalie as afirmativas a seguir.

I. Independentemente de elaborarem ou não um PMGIRS, todos os Municípios têm acesso a recursos da União destinados à gestão de resíduos sólidos.
II. Em Municípios com menos de 100.000 habitantes, o PMGIRS terá conteúdo simplificado.
III. O PMGIRS deve conter indicadores de desempenho operacional e ambiental dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1007680 | Engenharia Civil, Projetos de Arquitetura, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a RDC nº 51, de 6 de outubro de 2011, os estabelecimentos de saúde devem ter seus projetos para construção, ampliação, reforma ou instalação analisados e aprovados de acordo com a legislação sanitária local vigente. Para tanto, os proprietários desses estabelecimentos ou seus representantes legais devem protocolar na vigilância sanitária competente o Projeto Básico de Arquitetura (PBA), que deve ser composto de representação gráfica e relatório técnico.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um requisito da representação gráfica e outro do relatório técnico de um PBA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1007682 | Auditoria de Obras Públicas, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao processo de licitação para contratação de uma obra hospitalar da rede Ebserh, analise as afirmativas a seguir.

I. A Equipe de planejamento da contratação deve realizar o estudo técnico preliminar, a avaliação dos riscos da contratação e o projeto básico para a seleção da contratada.
II. Não é conveniente que a gestão e a fiscalização do contrato seja realizada por profissionais que tenham participado da Equipe de Planejamento da Contratação.
III. A Equipe de fiscalização deve ter pelo menos quatro membros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1007683 | Auditoria de Obras Públicas, Obras de Edificações, Grupo Engenharia Engenheiro Civil Engenheiro Eletricista Engenheiro Mecânico, EBSERH, FGV, 2024

As Diretrizes para Fiscalização de Obras da Rede Ebserh incluem um Fluxograma de Recebimento da Obra, o qual é composto de várias etapas, antes de se obter o Termo de Recebimento Definitivo.
Algumas das etapas desse fluxograma são:

1. emissão de termo de recebimento provisório, pela contratante;
2. emissão de documento formal da comissão designada para o recebimento da obra;
3. entrega do Manual de Uso, Operação e Manutenção, pela contratada;
4. entrega do as built, pela contratada.

A ordem cronológica em que essas etapas são realizadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.