Questões de Concursos Grupo Fonoaudiologia

Resolva questões de Grupo Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004083 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

No estudo do desenvolvimento da linguagem alguns fatores do ambiente e os da constituição orgânica e psíquica da criança são considerados os principais responsáveis e decisivos para o desenvolvimento.
Em relação aos fatores intervenientes do desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. É possível compreender a linguagem como estrutura capaz de ordenar ideias e pensamentos, e viabilizar a conduta interativa, condição esta essencial para a comunicação e a socialização do ser humano.

II. Quando se considera a constituição biológica e psíquica e as circunstâncias envolventes como fundamentais para o processo da linguagem, torna-se relevante abordar alguns fatores intervenientes nesse processo.

III. A correlação entre fatores de risco e de proteção é probabilística e acontece na confluência das perspectivas individuais e sociais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1004084 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O atraso do desenvolvimento que se caracteriza por uma alteração de linguagem em contextos sociais, situacionais e comunicativos, ou seja, relaciona-se ao conjunto de regras que explicam ou regulam o uso intencional da linguagem, considerando que se trata de um sistema social compartilhado e com normas para a correta utilização em contextos sociais configura um transtorno na perspectiva do desenvolvimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1004085 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O Programa de Saúde Auditiva tem como um dos seus principais objetivos realizar o diagnóstico precoce das alterações auditivas.
O procedimento recomendado para cumprir a primeira etapa desse programa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1004086 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação a fatores de risco para as alterações da linguagem na educação infantil, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A identificação precoce de problemas na linguagem na infância é um indicador significativo de possíveis dificuldades educacionais e sociais futuras.

( ) O desenvolvimento da linguagem oral é fundamental para expressar ideias e assimilar novos conceitos, porém as habilidades linguísticas não interferem no sucesso acadêmico.

( ) Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem incluem aspectos biológicos e individuais, fatores ambientais, características individuais e alterações associadas.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1004087 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação à voz e seus distúrbios nos diferentes ciclos de vida, associe os ciclos de vida a seguir às suas respectivas características vocais:

1. Infância 2. Adolescência 3. Vida Adulta 4. Senescência
( ) há diminuição da eficiência vocal e da estabilidade provocadas pelo crescimento laríngeo, das cavidades de ressonância, da traqueia e do pulmão.
( ) as queixas e as mudanças vocais podem não ser semelhantes entre homens e mulheres, uma vez que há dimorfismo sexual, especialmente pela relação direta entre os hormônios sexuais e a voz.
( ) quanto à voz, características de soprosidade, rugosidade e instabilidade são consideradas os principais marcadores esperados desse ciclo de vida
( ) é a fase de maior estabilidade e eficiência vocal, pois a laringe e a voz alcançam sua maturidade estrutural e funcional.


A relação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1004088 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A disfagia que decorre de alterações estruturais com causas relacionadas com pós-operatório de cirurgia de cabeça e pescoço, efeitos de radioquimioterapia, edema na oro e hipofaringe, sequelas após intubação orotraqueal, traqueostomia prolongada, sonda nasoentérica para alimentação e refluxo gastro-esofágico, entre outras, denomina-se disfagia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1004089 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação ao Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (Amiofe), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Amiofe contém escores predeterminados, sendo o escore máximo atribuído ao padrão normal, sem desvios.
( ) São avaliados os seguintes itens: Aparência / postura; Mobilidade e Funções (respiração, deglutição e mastigação).
( ) A realização do exame miofuncional é uma etapa que possibilita a compreensão da disfunção apresentada e esclarece o paciente quanto a queixa referida.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1004090 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação de linguagem e comunicação nas demências deve ser feita, preferencialmente, de forma objetiva, isto é, através de utilização de instrumentos padronizados.
O instrumento, de avaliação abrangente, mais utilizado na prática clínica atualmente por possuir dados normativos para a população brasileira e avaliar as funções linguísticas mais relevantes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1004091 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

O objetivo principal da avaliação do processamento auditivo central (PAC) é investigar a presença ou não de um distúrbio e direcionar a conduta a ser adotada a partir dos resultados obtidos.
Os testes de PAC podem ser classificados em dicóticos, monóticos, testes de processamento temporal e de interação binaural.
Relacione os tipos de testes de PAC elencados a seguir às suas respectivas características:

1. Dicóticos 2. Monóticos 3. de Interação binaural 4. de Processamento temporal

( ) São testes com sensibilidade moderada às alterações de tronco encefálico e córtex auditivo; quando alterados podem levar o indivíduo a ter dificuldade em ouvir em ambiente ruidoso.

( ) São testes sensíveis para disfunção cortical e de corpo caloso e quando alterado pode levar à dificuldade de discriminação dos sons da fala e percepção de aspectos de prosódia.

( ) São testes sensíveis à alteração cortical e inter-hemisférica e quando alterados podem levar a dificuldade em prestar atenção na mensagem principal e ignorar outros estímulos.

( ) São sensíveis a alterações no tronco encefálico e áreas corticais, avalia a síntese ou fusão de informações acústicas que diferem em tempo, intensidade e frequência entre as duas orelhas.

A relação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1004092 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Teste de baixa redundância, com estímulos de fala com corte feito em 400Hz para a condição passa-baixa, com uma atenuação progressiva de 400 a 800Hz de até 24dB, quando todas as frequências subsequentes tiveram a atenuação de 24dB.
Na avaliação do processamento auditivo central, trata-se do teste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004093 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Na abordagem da disfagia em crianças, algumas particularidades dessa faixa etária com relação às estruturas participantes na deglutição, como crescimento e desenvolvimento, aprimoramento dos reflexos oromotores e manutenção do comportamento alimentar, devem ser consideradas.
Com relação à disfagia infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tratos digestivo e respiratório servem como via comum para os mecanismos de deglutição, respiração e fonação.
II. Com o desenvolvimento, não há mais a separação das vias respiratórias e digestivas, mas a epiglote passa a desempenhar a função de separá-las.
III. A observação da coordenação entre sucção e respiração não é um bom método para avaliar a atividade neurológica em bebês prematuros.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1004094 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A amamentação é um ato natural, porém, aleitar pode não ser simples para algumas mulheres, pois depende tanto de condições clínicas e anatômicas mãe-recém-nascido, como do significado que as mães atribuem ao seio, ao corpo, ao lactente, ao ato de amamentar e às circunstâncias econômicas, sociais e culturais.
Em relação ao aleitamento materno (AM), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em termos fonoaudiológicos, o aleitamento materno (AM) propicia o adequado crescimento e desenvolvimento das estruturas que compõem o sistema estomatognático e respectivas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala.

( ) O posicionamento adequado, na amamentação, também contribui para diminuir o risco de problemas auditivos causados por otites, já que um fator agravante da perda auditiva condutiva é a ingestão de líquidos na posição deitada.

( ) Os benefícios do AM são amplamente difundidos na literatura e este deve ser iniciado logo após o nascimento em todos os casos, mesmo que os recém-nascidos tenham alguma restrição para receber dieta via oral e indicação de dieta enteral.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004095 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

As incapacidades resultantes do TCE podem ser divididas em três categorias: físicas, cognitivas e comportamentais. Relacione essas categorias às suas respectivas características:

1. Físicas 2. Cognitivas 3. Comportamentais
( ) Problemas de atenção, memória, e funções executivas.
( ) São diversificadas, podendo ser motoras, visuais, táteis, entre outras.
( ) Perda de autoconfiança, motivação diminuída, depressão, ansiedade, dificuldade de autocontrole, irritabilidade e agressão.

A relação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1004096 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Repensar a prática dentro dos hospitais numa visão integral do cuidado implica ainda em humanizar as relações em diversas ações. A partir da chegada do usuário no serviço, a equipe deve responsabilizar-se de modo integral, possibilitando que o mesmo expresse suas queixas, dúvidas, receios e angústias.
O texto destaca a ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004097 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação da função vestíbulo-ocular pode ser efetuada por meio das pesquisas de nistagmo de posicionamento, posicional, espontâneo e semiespontâneo, sacadas, rastreio ocular, nistagmo optocinético, per-rotatório, pós-calórico e pós-rotatório.
O nistagmo optocinético é definido como um movimento ocular
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q997217 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação do sistema vestibular é essencial para o tratamento de pacientes com disfunção do equilíbrio.
O exame objetivo que avalia a função dos órgãos otolíticos que possibilita maior especificidade quanto ao topodiagnóstico da lesão, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q997218 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

A deglutição já está presente antes mesmo do nascimento, tendo suas primeiras ocorrências por volta da décima terceira semana de gestação.
Em relação à avaliação fonoaudiológica na disfagia neonatal, avalie as afirmativas a seguir.

I. Prematuridade, transtornos neurológicos, refluxo e malformações congênitas são capazes de desenvolver a disfagia.

II. Os comportamentos miofuncionais orais que o neonato deve apresentar durante a sucção são: vedamento labial, compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais e movimentos mandibulares e de língua anteroposteriores.

III. Os recém-nascidos prematuros que têm anormalidade da função laríngea manifestam dificuldades de alimentação caracterizadas por engasgos, tosse, náuseas, regurgitação, refluxo faringonasal, baixo ganho ponderal, estresse respiratório e aspiração.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q997219 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Existem recursos que podem ser utilizados para o tratamento fonoaudiológico de recém-nascidos pré-termo e de risco descritos na literatura.
Avalie se esses recursos terapêuticos incluem:

I. Sucção no seio materno com esgotamento de leite prévio para garantir o prazer e o contato mãe-bebê.
II. Estimulação tátil e gustativa na região peri e intra oral com dedo enluvado.
III. Adequação de bicos com formatos diversos e tamanho e luz do furo de acordo com cada caso.


Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997220 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

As condutas podem ser alteradas de acordo com a evolução do caso e o programa terapêutico é traçado conforme as dificuldades apresentadas pelo paciente.
Nos casos em que não há possibilidade de introdução de alimentação por via oral a curto prazo, cabe discutir com a equipe a indicação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997221 | Fonoaudiologia, Grupo Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2025

Nos pacientes com doenças neurogênicas os mecanismos de proteção das vias aéreas estão muitas vezes prejudicados, o que se associa à aspiração traqueal.
Na reabilitação das disfagias, nas doenças neurogênicas, o treinamento de força muscular respiratório tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.