Questões de Concursos Grupo Medicina e Preventiva e Social

Resolva questões de Grupo Medicina e Preventiva e Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004207 | Saúde Pública, SUS princípios, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

Eixos operacionais são estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando os valores, os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

Em relação ao tema, considere a sentença a seguir.

Ampliação da representação e da inclusão de sujeitos na elaboração de políticas públicas e nas decisões relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da comunidade e dos seus contextos.

O elemento do eixo operacional representado pela sentença em questão é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1004210 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

As pessoas ainda são avaliadas oportunisticamente e tratadas de acordo com os seus achados clínicos ou laboratoriais isolados, e não por meio de uma avaliação global do risco de desenvolverem doença cardiovascular.

Não faz muito tempo, era comum tratar os pacientes por patologias isoladas, porém a realidade nos mostra a relação imbricada com que muitos fatores se inter-relacionam. Muitas das chamadas doenças que tratamos, na verdade, estão perdendo esse status e estão sendo reclassificadas como fatores de risco.

Das condições a seguir, assinale a que é de alto risco para doença cardiovascular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1004201 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A direção do SUS, em cada esfera de governo, é composta pelo órgão setorial do poder executivo e pelo respectivo Conselho de Saúde, nos termos das Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/1990.

Um componente da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1004202 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A puericultura é o pilar, a pedra angular da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças. É também um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira consulta com o pediatra puericultor deve acontecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997371 | Direito Sanitário, Lei Orgânica da Saúde, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A Lei nº 8080 de 19/09/1990, regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

De acordo com a Lei nº 8080, em relação ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997360 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

O Diabete Melito (DM) pode ser definido como um conjunto de alterações metabólicas caracterizada por níveis sustentadamente elevados de glicemia, decorrentes de deficiência na produção de insulina ou de sua ação, levando a complicações de longo prazo.

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete Melito Tipo 2 do Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta sobre o rastreamento em indivíduos assintomáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997364 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

Para incorporar um agravo ou doença à lista de notificação compulsória é necessário considerar determinadas características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade na população.

Uma doença de notificação imediata obrigatória para o Ministério da Saúde é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997370 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

... são pedidos como forma de suavizar um diagnóstico mais grave, principalmente quando se trata de pacientes portadores de doenças graves e incuráveis. E assim, alguns facultativos, atendendo à solicitação de familiares, atestam enfermidade diversa, sempre de caráter benigno, na intenção de confortar o paciente.


O fragmento apresenta a definição de atestado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997359 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação inicial do paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Unidade de Atenção Primária é composta por confirmação do diagnóstico, identificação de fatores de risco cardiovascular, suspeita e identificação de causa secundária, avaliação do risco cardiovascular, lesões de órgão-alvo (LOA) e doenças associadas.

Assinale a opção que apresenta um fator de risco para HAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997366 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

O documento final do Plano Nacional de Saúde e Ambiente no Desenvolvimento Sustentável - Diretrizes para Implementação, contém um amplo e crítico diagnóstico dos principais problemas de saúde e meio ambiente do país.

Para a implementação do Plano Nacional de Saúde e Ambiente no Desenvolvimento Sustentável, são destacadas várias diretrizes que apontam para políticas e ações dos setores saúde, meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, bem como requisitos para ações integradas envolvendo outros setores.

Uma diretriz ou uma política ou ação dos setores saúde, meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, ou um requisito para ações integradas envolvendo outros setores é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004200 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

Analise a sentença abaixo conforme seus conhecimentos no contexto dos estudos epidemiológicos, considere o seguinte conceito:

Neste tipo de estudo a exposição e a condição de saúde do participante são determinadas simultaneamente. Em geral, esse tipo de investigação começa com um estudo para determinar a prevalência de uma doença ou condição relacionada à saúde de uma população especificada (por exemplo, habitantes idosos de uma cidade). As características dos indivíduos classificados como doentes são comparadas às daqueles classificados como não doentes.

O texto conceitua estudo do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1004204 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

Uma doença de notificação imediata é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004211 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é uma técnica específica para atestar, com o maior grau de certeza, a eficiência, as efetividades e a segurança de produtos, tratamentos, medicamentos e exames que foram objeto de diversos estudos científicos, de modo a permitir que os progressos das pesquisas médicas sejam transpostos para a prática.

O fenômeno da judicialização da saúde exige que os atores do sistema de Justiça se apoiem na interdisciplinaridade para análise dos casos, e a MBE é um poderoso instrumento para a resolução das demandas em que são postulados medicamentos, tratamentos, próteses e/ou outras tecnologias.

Entre as opções a seguir, assinale a que determina maior nível de evidência de efetividade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q997358 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.

Visando à operacionalização da Atenção Básica, as áreas estratégicas para atuação em todo o território nacional incluem, entre outras, as seguintes, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004199 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A Portaria nº 2.135, de 25 de setembro de 2013, estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os instrumentos para tal planejamento são o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Avalie se o planejamento no âmbito do SUS deve ter como base os seguintes pressupostos:

I. Planejamento como responsabilidade individual de cada um dos três entes federados, a ser desenvolvido de forma contínua, articulada e integrada.

II. Respeito aos resultados das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Tripartite (CIT).

III. Planejamento ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado por problemas e necessidades de saúde para a construção das diretrizes, objetivos e metas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1004209 | Saúde Pública, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

O processo de trabalho conjunto se realiza por intermédio de instâncias previstas nos instrumentos legais de criação da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa). Duas dessas intâncias são responsáveis pela condução das ações: a Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) e a Secretaria Técnica.

Para viabilizar suporte técnico às atividades, a Ripsa apoia o funcionamento de instâncias de caráter permanente ou temporário, com atribuições específicas, e conta com instrumentos operacionais que foram desenvolvidos para apoiar o processo de trabalho conjunto, a consecução e a documentação dos produtos, o acesso aos usuários e a cooperação técnica.

Nesse contexto, leia a sentença a seguir.

Esse instrumento constitui a base comum de trabalho das instituições integradas na Rede, nele se expressando a contribuição específica de cada instituição representada. Pressupõe revisão periódica e aperfeiçoamento continuado, mediante esforços institucionalmente articulados.

Sentença descreve o seguinte instrumento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q997361 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A tuberculose (TB) pode manifestar-se sob diferentes apresentações clínicas, relacionadas com o órgão acometido, desta forma, outros sinais e sintomas, além da tosse prolongada, podem ocorrer e devem ser valorizados na investigação diagnóstica individualizada.

Classicamente, as principais formas de apresentação são a forma primária, a pós-primária (ou secundária) e a miliar. Os sintomas clássicos, como tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, podem ocorrer em qualquer das três apresentações.

Em relação aos sinais, aos sintomas e ao diagnóstico da TB e suas formas clínicas, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q997372 | Saúde Pública, SUS princípios, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

Analise o texto a seguir, relativa às diretrizes e aos princípios de organização do SUS.

O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.

O texto se refere ao conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997373 | Medicina, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais amplamente adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. Atingir alta cobertura da população-alvo é o componente mais importante, no âmbito da atenção primária, para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero.

No caso de mulher de 23 anos com exame citopatógico que evidenciou Lesão de Baixo Grau (LSIL), a conduta mais adequada é repetir o exame em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997362 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Grupo Medicina e Preventiva e Social, EBSERH, FGV, 2025

A violência sexual é entendida como uma questão de saúde pública, segurança e acesso à justiça, que exige do Estado políticas e ações integradas para responder a esse problema. Pode acontecer em espaços públicos e privados, causar traumas e ferimentos visíveis e invisíveis, e, em algumas situações, levar à morte.

A droga de escolha para profilaxia de infecção por clamídia para vítimas de violência sexual é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.