Questões de Concursos Grupo Pedagogo

Resolva questões de Grupo Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004132 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.

O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997278 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A questão sobre a natureza do conhecimento é filosófica e científica, mas tem implicações diretas na prática dos processos de aprendizagem.
Assinale a opção que indica corretamente uma concepção racionalista de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1004133 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) estabelece uma garantia de prioridade na efetivação de direitos das pessoas de até doze anos completos.
As opções a seguir indicam corretamente aspectos dessa garantia de prioridade, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997277 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, sobre a relação entre psicologia e pedagogia.

[A] psicologia não faculta diretamente nenhuma conclusão pedagógica. Mas como o processo educacional é um processo psicológico, o conhecimento dos fundamentos gerais da psicologia evidentemente ajuda a levantar cientificamente o assunto.
VIGOTSKY, Lev. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Com base no trecho, é correto afirmar que a psicologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1004123 | Pedagogia, PSE, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS) é uma iniciativa criada para operacionalizar e fortalecer a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

As opções a seguir indicam corretamente ações próprias ao PRO EPS-SUS, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997285 | Gerência de Projetos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Considerando a ferramenta Project Model Canvas de administração de projetos, relacione os elementos listados a seguir com suas respectivas definições.

1. Justificativas 2. Objetivos 3. Marcos 4. Restrições
( ) Resultados que o projeto busca alcançar, expressos de forma clara, mensurável e alinhada à estratégia organizacional.
( ) Condições que afetam a execução do projeto, como orçamento, prazos, recursos e regulamentações.
( ) Eventos ao longo do projeto que sinalizam seu progresso e garantem o cumprimento do cronograma.
( ) Razões que explicam a necessidade do projeto, evidenciando problemas ou oportunidades que motivam sua criação.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1004124 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social SUAS Gestão da AS, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Com relação às diretrizes que orientam o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O SUAS prioriza um foco individualizado, concentrando esforços em responder direta e separadamente às demandas da pessoa em situação de vulnerabilidade.

( ) O SUAS é financiado por meio de um modelo tripartite, que envolve a participação de recursos financeiros da União, dos estados e dos municípios.

( ) O SUAS opera sob um modelo de centralização político-administrativa, no qual as decisões e o controle das ações de assistência social estão concentrados na esfera federal.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997281 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação da aquisição de competências após um processo de treinamento está diretamente relacionada ao estabelecimento prévio de objetivos instrucionais.
Sobre o tema, avalie se os objetivos a seguir foram formulados adequadamente na forma de objetivos instrucionais.

I. elaborar um plano de otimização do uso de leitos, identificando gargalos e propondo três estratégias de melhoria baseadas em indicadores assistenciais.

II. realizar manobras de reanimação em cenário simulado, garantindo a execução correta dos procedimentos críticos e mantendo o ritmo adequado de compressões torácicas.

III. capacitar os profissionais de saúde para oferecer um atendimento humanizado, garantindo sempre a satisfação total dos pacientes.

É (São), de fato, objetivo(s) instrucional(is) formulado(s) adequadamente o que se indica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997282 | Pedagogia, Gestão Escolar, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Na gestão com base em competências em uma organização, uma das etapas fundamentais do trabalho a ser regularmente reiterada é o mapeamento de lacunas.
Nesse mapeamento, trata-se de identificar lacunas entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1004120 | Pedagogia, Educação a Distância Decretos e portarias, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, que articula aspectos cognitivos do aprendizado com o tema do ensino a distância (EaD).

A carga intrínseca, ou o número de elementos que precisam ser processados na memória de trabalho, é influenciada pela experiência individual e pela complexidade inerente da tarefa no material a ser aprendido. Por exemplo, aprender a partir de um texto de biologia pode apresentar uma carga intrínseca mais alta do que ler uma história infantil para uma pessoa comum, mas não para um cientista. Como grande parte do conhecimento e das habilidades a serem aprendidos em contextos de ensino a distância é projetada para não especialistas, a carga intrínseca é especialmente relevante para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
HILL, J.; SONG, L.; WEST, R. “Cognitive perspectives on Online Learning Environments”. In: Handbook of Distance Education. Nova York: Routledge, 2019. (Tradução livre.)


De acordo com o trecho, a ideia de carga intrínseca é relevante em EaD porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004121 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A equiparação da liderança ao poder hierárquico também revela premissas sobre a natureza e a forma de nossas organizações que estão se tornando rapidamente obsoletas. Tal vínculo certamente não consegue refletir a estrutura descentralizada e orgânica da organização voltada para o conhecimento. “Os conhecimentos” existentes nas atuais organizações, para que atuem de modo produtivo, são, por definição, largamente distribuídos. Podem ser encontrados não apenas entre as pessoas da cúpula, mas também entre aqueles que constituem o que na era industrial chamávamos de operariado.

Adaptado de HELGESEN, Sally. “Liderando pela base”. In: O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.

De acordo com o texto, a característica que viria a se tornar obsoleta nas organizações é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1004122 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Em seu livro Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação, Marisa Eboli apresenta os sete princípios de sucesso para a educação corporativa.
A seguir, são listados quatro desses princípios. Relacione cada princípio com seu exemplo adequado.

1. Sustentabilidade. 2. Disponibilidade. 3. Perpetuidade. 4. Conectividade.
( ) Implantação de programas de capacitação que gerem inovação contínua e resultados duradouros para o crescimento da organização.
( ) Desenvolvimento de redes de aprendizagem que promovam a troca de conhecimentos entre diferentes áreas da organização e com parceiros externos.
( ) Oferecimento de materiais de estudo e recursos educacionais impressos que sejam facilmente acessíveis em diferentes locais da organização.
( ) Criação de programas de treinamento que preservem e transmitam a cultura organizacional e o conhecimento acumulado da empresa.

A relação correta, na ordem apresentada, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1004127 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

As trilhas de aprendizagem são um modelo de desenvolvimento de competências. Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As trilhas de aprendizagem organizam o desenvolvimento de competências de forma linear, no qual o progresso depende da conclusão de etapas pré-determinadas.

( ) As trilhas de aprendizagem priorizam o protagonismo do indivíduo em seu percurso de desenvolvimento pessoal, independentemente das diretrizes da organização.

( ) As trilhas de aprendizagem podem integrar atividades como rotação de funções, desafios gamificados, grupos de prática reflexiva e comunidades de aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1004128 | Direito Sanitário, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Segundo a RDC nº 63/2011, o Responsável Técnico (RT) é o profissional legalmente habilitado que assume a responsabilidade técnica pelo serviço de saúde perante a vigilância sanitária.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O RT pode delegar suas responsabilidades a outros profissionais, desde que estes estejam formalmente designados.

II. O RT deve acompanhar pessoalmente todas as atividades assistenciais do serviço de saúde, incluindo procedimentos clínicos.

III. O RT deve comunicar à vigilância sanitária qualquer irregularidade sanitária detectada no serviço.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004134 | Ética na Administração Pública, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir sobre a temática ético-moral.

[O] ser humano possui comportamento moral, pois é o único ser histórico, social e prático, que transforma conscientemente a natureza, ao mesmo tempo em que transforma sua própria natureza. Sendo a moral um conjunto de normas e regras que regulam as relações das pessoas em uma determinada sociedade, ela não pode ser, por sua vez, uma manifestação eterna e imutável, pois é uma parte do processo de transformação que constitui a história da humanidade e está sujeita a ele, variando historicamente nas diferentes sociedades.

Brasil. Ministério da Saúde. Ética Profissional e Relações Interpessoais.Brasília: Ministério da Saúde, 2022.

Assinale a opção que descreve corretamente o que é exposto no trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1004118 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O sociólogo Pierre Bourdieu utiliza o conceito de capital cultural para analisar as causas das diferenças de performance no campo educacional.
Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O capital cultural é transmitido por meio da socialização familiar, conferindo vantagens simbólicas aos indivíduos de classes dominantes.

( ) O capital cultural pode comparecer materializado em objetos que simbolizam sua posse pelo proprietário, como uma obra de arte.

( ) O capital cultural é autônomo em relação ao capital econômico e segue as próprias regras e relações de poder, independentemente da posição social.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1004131 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre um aspecto por vezes negligenciado na relação entre ensino e aprendizagem.

Ensinar é também estimular o desejo de saber. Só se pode desejar saber ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo da água, quando se concebem esses conhecimentos e seus usos. De um ponto de vista cognitivo, uma criança de quatro anos não compreende exatamente o que significa ler, mas, às vezes, já tem uma representação da leitura e dos poderes que ela confere. Uma relação com o saber depende sempre de uma representação das práticas sociais das quais ele é revestido.

Adaptado de PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente a posição defendida pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1004135 | Administração Geral, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Analise o texto a seguir sobre uma concepção de gestão.

A gestão da qualidade implica níveis elevados de autonomia e de controle. Uma solução dialética para este dilema passa pelo recurso às chamadas estruturas mínimas. Estruturas mínimas são sistemas de controlo em que são definidos apenas alguns elementos (prazos, responsabilidades, objetivos), sendo os restantes deixados à autonomia da equipe. A função da organização e dos seus líderes e gestores consiste em zelar pelo respeito e cumprimento do conjunto de regras que constituem a essência da estrutura mínima. No interior dessa estrutura, a equipe dispõe de um espaço de controle e autonomia que parece crucial para o cumprimento das suas funções.
Adaptado de CUNHA, M. P.; CUNHA, J. V.; DAHAB, S. Gestão da Qualidade: uma Abordagem Dialéctica, RAC, Edição Especial 2001.


Segundo essa concepção, as estruturas mínimas são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997279 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A andragogia e as pedagogias contemporâneas têm pontos de convergência em suas práticas, mas se distinguem em características fundamentais, como o contexto em que são exercidas e as faixas etárias às quais estão voltadas.
Assinale a opção que indica corretamente outro traço distintivo da andragogia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1004136 | Administração Geral, Análise SWOT, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Considere a situação relatada a seguir.

Uma startup focada em soluções de educação corporativa digital desenvolve uma plataforma inovadora de e-learning e uma equipe qualificada. O crescimento no mercado de ensino remoto abre a possibilidade de parcerias com grandes empresas. No entanto, a startup enfrenta uma dependência excessiva de tecnologia e a concorrência crescente.

De acordo com o modelo SWOT (ou FOFA) de levantamento de necessidades, uma força e uma ameaça dessa organização seriam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.