Questões de Concursos: Grupo Pedagogo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Grupo Pedagogo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q997281 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A avaliação da aquisição de competências após um processo de treinamento está diretamente relacionada ao estabelecimento prévio de objetivos instrucionais.
Sobre o tema, avalie se os objetivos a seguir foram formulados adequadamente na forma de objetivos instrucionais.

I. elaborar um plano de otimização do uso de leitos, identificando gargalos e propondo três estratégias de melhoria baseadas em indicadores assistenciais.

II. realizar manobras de reanimação em cenário simulado, garantindo a execução correta dos procedimentos críticos e mantendo o ritmo adequado de compressões torácicas.

III. capacitar os profissionais de saúde para oferecer um atendimento humanizado, garantindo sempre a satisfação total dos pacientes.

É (São), de fato, objetivo(s) instrucional(is) formulado(s) adequadamente o que se indica em

2 Q997278 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A questão sobre a natureza do conhecimento é filosófica e científica, mas tem implicações diretas na prática dos processos de aprendizagem.
Assinale a opção que indica corretamente uma concepção racionalista de conhecimento.

3 Q997285 | Gerência de Projetos, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Considerando a ferramenta Project Model Canvas de administração de projetos, relacione os elementos listados a seguir com suas respectivas definições.

1. Justificativas 2. Objetivos 3. Marcos 4. Restrições
( ) Resultados que o projeto busca alcançar, expressos de forma clara, mensurável e alinhada à estratégia organizacional.
( ) Condições que afetam a execução do projeto, como orçamento, prazos, recursos e regulamentações.
( ) Eventos ao longo do projeto que sinalizam seu progresso e garantem o cumprimento do cronograma.
( ) Razões que explicam a necessidade do projeto, evidenciando problemas ou oportunidades que motivam sua criação.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.

4 Q997277 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, sobre a relação entre psicologia e pedagogia.

[A] psicologia não faculta diretamente nenhuma conclusão pedagógica. Mas como o processo educacional é um processo psicológico, o conhecimento dos fundamentos gerais da psicologia evidentemente ajuda a levantar cientificamente o assunto.
VIGOTSKY, Lev. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Com base no trecho, é correto afirmar que a psicologia

5 Q997282 | Pedagogia, Gestão Escolar, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Na gestão com base em competências em uma organização, uma das etapas fundamentais do trabalho a ser regularmente reiterada é o mapeamento de lacunas.
Nesse mapeamento, trata-se de identificar lacunas entre

6 Q997283 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

No começo do século XX, as ações de treinamento no ambiente organizacional foram determinadas pelo ideário da Organização Científica do Trabalho, de Frederick Taylor. Também conhecido como taylorismo, esse ideário visava aumentar a eficiência produtiva por meio da instrução.
As opções a seguir apresentam características dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.

7 Q997279 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A andragogia e as pedagogias contemporâneas têm pontos de convergência em suas práticas, mas se distinguem em características fundamentais, como o contexto em que são exercidas e as faixas etárias às quais estão voltadas.
Assinale a opção que indica corretamente outro traço distintivo da andragogia.

8 Q997280 | Pedagogia, Educação, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

A educação deve se organizar de tal forma que nenhum dos poderes tangíveis da sociedade seja capaz de colocá-la a seu serviço. Professores e estudantes devem possuir os meios políticos, legais e financeiros necessários para conter a influência do Estado e da família e abrir espaços nos quais possam lidar experimentalmente com a tensão fundamental da educação sob a democracia: o conflito entre preparar as pessoas para agir sob a égide dos arranjos e pressupostos vigentes e equipá-los para desafiar esses pressupostos e arranjos.

MANGABEIRA UNGER, Roberto. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

Segundo o autor, a educação tem um papel determinado na formação dos indivíduos.
Assinale a opção que indica corretamente esse papel.

9 Q997284 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O psicólogo Lawrence Kohlberg propôs uma teoria do desenvolvimento moral sequenciada em três níveis hierárquicos, cada um representando estágios específicos da capacidade de julgamento ético.
Assinale a opção que exemplifica corretamente o nível convencional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.