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Questões de Concursos Grupo Profissional de Educação Física

Resolva questões de Grupo Profissional de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q997311 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

As Diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) para Testes de Esforço e sua Prescrição orientam a prescrição de exercícios para populações especiais e destacam os benefícios advindos da prática regular de exercícios.
No caso de indivíduos que apresentam quadro de Diabetes Mellitus (DM) é correto afirmar que
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2Q997304 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

O transporte de gases pelo sangue é o processo pelo qual o oxigênio (O₂) é levado dos pulmões até os tecidos do corpo e o dióxido de carbono (CO₂) é transportado dos tecidos para os pulmões, para ser eliminado. Esse mecanismo é essencial para suprir as demandas metabólicas do organismo, especialmente, durante o exercício, quando o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono aumentam significativamente.
A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.
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3Q997305 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A ventilação pulmonar se refere à quantidade de gases que se move para dentro e para fora dos pulmões e está associada a diferentes volumes e capacidades respiratórias. Durante o exercício, há um aumento no uso de determinados volumes para atender às maiores demandas de oxigênio do organismo.
A esse respeito, relacione as capacidades respiratórias com as respectivas combinações de volumes respiratórios:

1. Capacidade Vital. 2. Capacidade Inspiratória. 3. Capacidade Residual Funcional.
( ) É a soma do volume corrente e do volume de reserva inspiratório.
( ) É a soma do volume de reserva expiratória e do volume residual.
( ) É a soma do volume corrente, do volume de reserva inspiratório e do volume de reserva expiratória.


A relação correta, na ordem apresentada, de cima para baixo, é
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4Q997300 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prática de atividade física é fundamental para melhorar a saúde de pacientes com doenças cardiovasculares. A prescrição de programas de exercícios seguros e progressivos aumenta a capacidade funcional, um indicador prognóstico importante para essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Portadores de doenças cardiovasculares não devem realizar teste cardiopulmonar de esforço para avaliação inicial de um programa de exercícios, em função do risco que o teste apresenta para essa população.

( ) Evidências sugerem que o treinamento intervalado de alta intensidade, em programas de treinamento de reabilitação, promove melhorias significativas na aptidão cardiorrespiratória de pacientes com doenças cardiovasculares.

( ) Em função de limitações fisiológicas, o uso da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) para indicação da intensidade do esforço durante o exercício não é recomendada para portadores de doenças cardiovasculares.

As afirmativas são, respectivamente,
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5Q997301 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Durante uma sessão de exercícios, o professor orienta o aluno a realizar um deslocamento lateral, envolvendo os movimentos de abdução e adução do quadril.
Em relação ao plano anatômico e ao eixo de movimento do exercício, é correto afirmar que a ação articular está ocorrendo no plano
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6Q997312 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

No planejamento do treinamento desportivo, o treinador organiza as cargas de trabalho em ciclos com objetivos específicos ao longo do programa. No caso dos microciclos, sua estruturação está diretamente relacionada aos objetivos do treinamento e à fase em que o atleta se encontra no planejamento.
O microciclo que tem como propósito principal reduzir a fadiga e favorecer a recuperação, promovendo ao mesmo tempo a consolidação do nível de preparação do atleta, caracterizando-se por uma redução significativa na intensidade, no volume do treinamento ou em ambos, é denominado
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7Q1001086 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

As capacidades motoras coordenativas conseguem organizar o movimento, constituindo-se, portanto, na base para o aprendizado, a execução e o domínio de gestos motores.
O professor de Educação Física que utiliza, em sua aula, exercícios com o objetivo de articular o desenvolvimento de um movimento e agrupar o desenvolvimento temporal e dinâmico que caracteriza o movimento pretende desenvolver a seguinte capacidade coordenativa:
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8Q997307 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A medição de parâmetros como massa de tecido adiposo, massa livre de gordura, massa celular corporal, água corporal total e água extracelular podem fornecer informações importantes sobre a eficácia das intervenções clínicas, de atividade física e nutricional.
O método de avaliação que se vale da passagem de corrente de baixa intensidade em uma frequência de 50 kHz entre eletrodos de superfície colocados nas mãos e pés, para estimar a massa livre de gordura e água corporal total é chamado de
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9Q997308 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Historicamente, a década de 90 marca a mudança de paradigmas em relação às recomendações de atividade física durante a gestação, que passou a ser estimulada por diferentes organizações de saúde. No entanto, ainda hoje persistem dúvidas acerca das estratégias de treinamento a serem utilizadas com essa população.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O alongamento muscular é parte importante do programa de exercícios, permitindo melhorar a flexibilidade e o relaxamento muscular, e ajudando na adaptação postural.

( ) O exercício aeróbico na gestação objetiva manter o condicionamento físico e a saúde cardiorrespiratória, além de auxiliar na prevenção e controle do diabetes gestacional, da hipertensão e do ganho de peso excessivo.

( ) O fortalecimento muscular na gestação ajuda a manter o condicionamento e a força muscular global, favorecendo a adaptação do organismo materno às alterações posturais e contribuindo na prevenção de traumas e quedas.


As afirmativas são, respectivamente,
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10Q997314 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

A prescrição de exercícios físicos no meio aquático é uma estratégia valiosa para os profissionais de Educação Física, especialmente no incentivo à prática de atividade física por populações especiais, como idosos e indivíduos com certas comorbidades. A imersão durante o exercício desencadeia diversas alterações fisiológicas nos sistemas do corpo humano, resultantes das propriedades físicas específicas da água.
A esse respeito é correto afirmar que o exercício no meio aquático, comparativamente com o meio terrestre, promove
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11Q997316 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Adaptações e respostas agudas do sistema cardiovascular ao treinamento de força devem ser conhecidas por parte de professores e praticantes dessa modalidade de exercício, sendo especialmente importantes quando o treinamento é executado por populações especiais.
Em se tratando das respostas da pressão arterial ao treinamento resistido, é correto afirmar que
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12Q997317 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Visando planejar o treinamento de um aluno, você, profissional de Educação Física, decide aplicar alguns testes iniciais. Entre as opções, você escolhe o teste de Countermovement Jump (CMJ), ou salto vertical com contramovimento, um teste que consiste em realizar um salto vertical a partir de um agachamento rápido, com as mãos na cintura (sem o balanço dos braços).
A valência física que você pretende avaliar com a aplicação desse teste é a
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13Q997303 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

No início do exercício, o organismo realiza rápidos ajustes cardiovasculares para atender às crescentes demandas metabólicas impostas pela atividade. Um dos principais objetivos desses ajustes é aumentar o fluxo sanguíneo para a musculatura ativa, garantindo a adequada oferta de oxigênio e nutrientes.
Nesse contexto, um ajuste fisiológico que favorece o aumento do fluxo sanguíneo para a musculatura ativa é
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14Q1001085 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Na Educação Física, o feedback desempenha um papel crucial na aquisição de habilidades motoras, especialmente para iniciantes. É uma importante variável interveniente no processo ensino-aprendizagem e pode ser explorado de diferentes maneiras.
A esse respeito, relacione os tipos de feedback com os conceitos apresentados.

1. Feedback intrínseco. 2. Feedback extrínseco de conhecimento da performance. 3. Feedback extrínseco de conhecimento do resultado.
( ) Informações externas sobre a qualidade da ação, de modo que o praticante possa melhorar seus padrões de movimento e atingir melhores resultados.
( ) Informação aumentada geralmente fornecida de forma verbal logo após o término da ação, indicando o grau alcançado por um executante no resultado do movimento ou na meta ambiental pretendida.
( ) Informação sensorial que surge como consequência natural da produção de movimento como a propriocepção.


A relação correta, na ordem apresentada, de cima para baixo, é
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15Q1001093 | Educação Física, Consciência Corporal, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

O exercício físico promove uma série de adaptações no corpo humano, quando realizado regularmente.
Evidências publicadas por diferentes instituições na área da saúde apontam que, independentemente de idade e sexo, em indivíduos saudáveis, a prática continuada de exercícios
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16Q997299 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Ao aplicar um teste clínico de esforço, como o teste cardiopulmonar de exercício (TCPE), é importante que o avaliador tenha conhecimento sobre as diferentes respostas que o avaliado pode apresentar durante a sua realização, assim como fatores limitantes e outras características que venham a influenciar sua aplicação ou a posterior interpretação dos resultados.
Sobre as respostas ao TCPE e seus significados clínicos é correto afirmar que
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17Q997310 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Estudos reportam que a função cardiorrespiratória, caracterizada pelo consumo máximo de oxigênio (VO2max), apresenta um declínio entre 5% e 15% a cada dez anos a partir da terceira década de vida. Essa taxa é diretamente relacionada com a manutenção de atividades físicas regulares de intensidade adequada.
No que diz respeito aos efeitos de exercícios aeróbicos para indivíduos idosos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os benefícios cardiorrespiratórios do treinamento aeróbico regular independem da idade e do sexo do indivíduo.

II. Com o treinamento, a potência aeróbica de idosos aumenta em relação a indivíduos destreinados de mesma idade, indicando que adaptações na função cardíaca (centrais) podem ocorrer em qualquer idade, a despeito de não ser observado aumento na capacidade de extração de oxigênio do sangue (adaptação periférica).

III. O treinamento aeróbico regular em idosos repercute não apenas na capacidade de trabalho como também sobre o gasto energético total cotidiano, proporcionando impacto positivo na composição corporal.

Está correto o que se afirma em
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18Q997315 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Adaptações ao treinamento resistido estão diretamente relacionadas às demandas físicas impostas ao sistema neuromuscular e aos sistemas fisiológicos que sustentam a execução do exercício. Essas adaptações representam as respostas fisiológicas do corpo ao estímulo do treinamento.
Considerando os mecanismos envolvidos no treinamento de força, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível de força de um indivíduo pode ser desenvolvido pela sincronização de unidades motoras intra e intergrupamentos musculares (coordenação inter e intramuscular).
II. Um dos mecanismos neurais para ganho de força é observado pelo aumento da velocidade de condução e frequência do potencial de ação propagado do sistema nervoso central para a fibra muscular.
III. A melhora da coordenação intermuscular por meio do treinamento de força ocorre pelo aumento da sensibilidade dos órgãos tendinosos de Golgi, pela otimização da resposta inibitória dos fusos musculares e pela melhoria da inervação recíproca.


Está correto o que se afirma em
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19Q997313 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

O planejamento e a programação do treinamento devem ser fundamentados nos princípios do treinamento esportivo. Para aplicá-los de maneira eficiente, o profissional de Educação Física precisa compreender esses conceitos antes de preparar programas de condicionamento para seus alunos.
Sobre o assunto, relacione os princípios de treinamento elencados a seguir com os conceitos apresentados.
1. Reversibilidade 2. Especificidade 3. Sobrecarga
( ) O treinamento deve focar nos sistemas corporais predominantes na atividade fim do atleta, com efeitos diretamente ligados aos grupos musculares mais exigidos durante os exercícios.
( ) As alterações corporais obtidas com o treinamento físico são de natureza transitória.
( ) O organismo ou músculos específicos do atleta devem ser estressados de maneira adequada e progressiva, variando-se a frequência, a intensidade e a duração do treinamento.


A relação correta, na ordem apresentada, é
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20Q997309 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

O envelhecimento é marcado por alterações fisiológicas e declínio funcional, aumentando a vulnerabilidade a doenças e à mortalidade. A prática de exercícios desempenha um importante papel na modulação do envelhecimento, prevenindo ou melhorando doenças relacionadas ao estilo de vida, reduzindo a carga de doenças crônicas e promovendo maior saúde e longevidade.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As recomendações e diretrizes atuais para atividade física em idosos geralmente defendem um regime de exercícios variado, que inclui treinamento aeróbico, de força, de equilíbrio e de mobilidade, por meio de atividades estruturadas e casuais (da rotina diária).

II. Começando com exercícios de baixa intensidade, a duração, a frequência e a própria intensidade do programa de exercícios são gradualmente aumentadas. Essa abordagem permite que os indivíduos se adaptem às novas demandas físicas e reduzam o risco de lesões ou fadiga excessiva.

III. O exercício aeróbico é o mais importante na manutenção da saúde e autonomia de idosos, melhorando, por si só, a força muscular e o equilíbrio dessa população.


Está correto o que se afirma em
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