Questões de Concursos: Grupo Técnico em Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Grupo Técnico em Enfermagem. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q957450 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O exercício de enfermagem é regulamentado pela Lei nº 7498/86 e pelo Decreto nº 94.406/87 do Cofen.

De acordo com esses dispositivos legais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Art. 10 do Decreto citado dispõe que o técnico de enfermagem exerce atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de Enfermagem.
( ) Cabe ao técnico de enfermagem assistir ao enfermeiro na prevenção e no controle sistemático da infecção hospitalar.
( ) De acordo com o Art. 14 do Decreto citado, é privativo do enfermeiro o cumprimento do Código de Deontologia da Enfermagem.
( ) A partir de 2022, a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem sofreu alteração para contemplar condições adequadas de repouso durante todo o horário de trabalho. No entanto, essa alteração abrange, apenas, as instituições de saúde públicas.

As afirmativas são, respectivamente,

2 Q957458 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

No dia 27 de julho se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A prevenção deve ser perseguida, mas é fato que, no Brasil, ocorrem muitos acidentes relacionados ao trabalho.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Doenças ocupacionais podem ser consideradas acidentes de trabalho.
( ) A não aplicação de medidas de segurança coletivas podem ser causas de acidentes de trabalho.
( ) Falta de capacitação, inexperiência, excesso de autoconfiança, trabalho em turnos são algumas das variáveis que contribuem para a ocorrência de acidentes com a equipe de Enfermagem.
( ) De acordo com a NR-6, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cabe ao trabalhador responsabilizarse pela limpeza, guarda e conservação de seu EPI.

As afirmativas são, respectivamente,

3 Q957469 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Os acidentes com animais peçonhentos são um desafio significativo para a saúde pública no Brasil. Com sua rica biodiversidade e clima tropical favorável, o país abriga uma ampla variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos cujas picadas ou mordidas podem resultar em graves consequências para a saúde das pessoas. Diante desse panorama, é importante que o técnico de enfermagem e a equipe de saúde conheçam e saibam identificar esses animais para garantir um atendimento adequado às vítimas.

Sobre o atendimento às vítimas acometidas por estes acidentes, assinale a afirmativa correta.

4 Q957466 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

A equipe de enfermagem desempenha um papel muito importante na prevenção, na promoção e no tratamento de saúde, sendo fundamental o conhecimento da doença para oferecer cuidados adequados e eficazes aos pacientes, além da oferta de educação à comunidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Sobre a dengue, assinale a afirmativa correta.

5 Q957459 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública.

A respeito da notificação compulsória de casos de doenças e agravos, analise as afirmativas a seguir.

I. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 incluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: I - Câncer relacionado ao trabalho; II - Dermatose ocupacional; III - Distúrbio de voz relacionado ao trabalho; IV - Infecção pelo vírus da hepatite B em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical da hepatite B; V - Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT); VI - Perda auditiva relacionada ao trabalho; VII - Pneumoconioses relacionadas ao trabalho; e VIII - Transtornos mentais relacionados ao trabalho.
II. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 excluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento e dengue – óbitos, doença de Chagas crônica.
III. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
IV. Para incorporar um agravo ou uma doença à Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, é necessário considerar alguns aspectos, como características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia; doença ou agravo de causa desconhecida; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade na população.
V. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, que deve ser realizada apenas pelos médicos e enfermeiros, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

Está correto o que se afirma em

6 Q957465 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Sobre os conceitos de emergência e urgência, e a estrutura e organização do pronto-socorro, assinale a afirmativa correta.

7 Q957467 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Quanto à aferição da pressão arterial não invasiva, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Indica-se estimar o nível da pressão arterial sistólica pela palpação do pulso radial.
( ) Deve-se determinar a pressão sistólica no aparecimento dos sons (fase I de Korotkoff).
( ) Deve-se determinar a pressão diastólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).
( ) É indicado arredondar os valores aferidos para dígitos terminados em zero ou cinco (Ex.: 120/80 mmHg).

As afirmativas são, respectivamente,

8 Q957451 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O Código de Ética Profissional é um instrumento legal que deve ser de amplo conhecimento e dominado pela equipe de enfermagem, pois, entre outras funções, orienta a conduta e abrange os direitos e deveres dos profissionais.

Tomando como base a Resolução Cofen nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e seu anexo, é correto afirmar que

9 Q957463 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O técnico de enfermagem deve manter-se constantemente atualizado para fornecer o atendimento adequado em situações de urgência e emergência. As diretrizes da American Heart Association (AHA) para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE) são fontes fundamentais de conhecimento para essa atualização.

Com base no algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, assinale a afirmativa correta.

10 Q957468 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis panorama geral e plano de enfrentamento, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A obesidade é um problema de saúde pública, uma epidemia mundial que acomete grande parte da população adulta e, mais recentemente, adolescentes e crianças. Estima-se que mais de 1,53 bilhão de adultos no mundo estará com excesso de peso em 2035, sendo que hoje, no Brasil, mais de 55% da população adulta apresenta esse problema (World Obesity Federation, 2024). O profissional de enfermagem deve estar atento a esses índices e aos impactos que isso causa na saúde da população.

Considerando o atendimento a pacientes com obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A obesidade é uma condição clínica crônica, resultado da interação de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Está associada a uma série de afecções de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer, problemas articulares, entre outros.
II. A obesidade causa impactos físicos, mas ainda não foi encontrada em pesquisas recentes uma relação entre a obesidade e danos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

III. A arteriosclerose ou “endurecimento das artérias” é a doença mais comum das artérias. Alguns dos fatores de risco associados à arteriosclerose são obesidade, estresse e falta de atividade física. A enfermagem contribui diretamente para o processo educativo, orientando os pacientes sobre a importância de se engajar em programas de exercícios físicos supervisionados, incentivando a melhoria da alimentação, conforme orientação da equipe de saúde e fornecendo suporte emocional.
IV. O tratamento da obesidade envolve apenas a abordagem farmacológica e cirúrgica, sendo a alimentação e o exercício físico complementares a esses tratamentos.

Está correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.