Questões de Concursos Grupo Técnico em Enfermagem

Resolva questões de Grupo Técnico em Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q957450 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O exercício de enfermagem é regulamentado pela Lei nº 7498/86 e pelo Decreto nº 94.406/87 do Cofen.

De acordo com esses dispositivos legais, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Art. 10 do Decreto citado dispõe que o técnico de enfermagem exerce atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de Enfermagem.
( ) Cabe ao técnico de enfermagem assistir ao enfermeiro na prevenção e no controle sistemático da infecção hospitalar.
( ) De acordo com o Art. 14 do Decreto citado, é privativo do enfermeiro o cumprimento do Código de Deontologia da Enfermagem.
( ) A partir de 2022, a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem sofreu alteração para contemplar condições adequadas de repouso durante todo o horário de trabalho. No entanto, essa alteração abrange, apenas, as instituições de saúde públicas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q957451 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O Código de Ética Profissional é um instrumento legal que deve ser de amplo conhecimento e dominado pela equipe de enfermagem, pois, entre outras funções, orienta a conduta e abrange os direitos e deveres dos profissionais.

Tomando como base a Resolução Cofen nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e seu anexo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q957452 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum, relacionada ao câncer de colo de útero e outros tumores, tanto em mulheres quanto em homens. A vacina HPV4-recombinante está disponível no SUS. Essa disponibilidade deve ser divulgada, e a população deve ser estimulada a aderir a seu uso.

Sobre essa vacina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A vacina HPV4-recombinante é aplicada em meninos a partir de 12 anos de idade e em meninas a partir da menarca.
( ) Para vítimas de abuso sexual, de 9 a 14 anos, a recomendação é de duas doses.
( ) Para pessoas de 15 a 45 anos, a recomendação é de três doses, considerando o histórico vacinal contra o HPV.
( ) Para os adolescentes não vacinados de 15 a 19 anos de idade, estratégias de resgate para a vacinação de dose única devem ser realizadas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q957453 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por diferentes micro-organismos. No Sistema Único de Saúde (SUS), há profissionais, métodos diagnósticos e tratamentos disponíveis, além de medidas de prevenção.

Ao realizar um trabalho de educação em saúde sobre IST, o técnico de enfermagem deve incluir a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q957454 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

No conjunto de Doenças e Agravos Não Transmissíveis se consideram os acidentes e as violências.

No atendimento integral à saúde da criança e do adolescente em situação de violência, analise as afirmativas a seguir.

I. Como membro da equipe de saúde, o técnico de enfermagem pode contribuir para o fortalecimento da resiliência por meio do estabelecimento de vínculos com as crianças e os adolescentes atendidos e suas famílias.
II. A sala de vacina é um local de atuação em que o técnico de enfermagem pode observar a existência de sinais e sintomas que possam ser resultantes de uma situação de violência contra a criança e/ou adolescentes.
III. Enurese, encoprese, comportamentos obsessivos ou atitudes compulsivas são sinais de violência em crianças de 5 a 9 anos e adolescentes de 10 a 19 anos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q957455 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Na sala de vacina, o técnico de enfermagem atua na avaliação da caderneta vacinal, como também nas orientações sobre a finalidade dos imunizantes e nos cuidados pós-vacina.

Ao receber um usuário idoso, o técnico deve lembrar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q957456 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Na atenção integral à saúde do homem, a prevenção do câncer de pênis é uma das medidas de promoção à saúde que contribui para a qualidade de vida do homem.

Do conjunto de cuidados de enfermagem voltados a este grupo populacional, recomenda-se que, no plano de orientações, o técnico de enfermagem explique que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q957457 | Enfermagem, Aleitamento Materno, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Na assistência à mulher mãe e a seu bebê, o técnico de enfermagem deve observar com muita atenção o momento da mamada. Uma boa pega facilita a saída do leite e, como consequência, o bebê será alimentado de forma adequada e se evita, também, lesões nos mamilos.

Sobre a amamentação, analise as afirmativas a seguir.

I. A recomendação é que as mamas estejam completamente expostas e o bebê com os braços livres. II. Os ruídos provenientes da língua do bebê durante a mamada indicam que a técnica está adequada.
III. Quando a mama está muito cheia, com a aréola tensa e endurecida, a recomendação é que se retire um pouco de leite, manualmente, antes da mamada.
IV. No aconselhamento em amamentação, a linguagem deve ser simples e acessível, e a comunicação não verbal também é um recurso a ser utilizado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q957458 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

No dia 27 de julho se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A prevenção deve ser perseguida, mas é fato que, no Brasil, ocorrem muitos acidentes relacionados ao trabalho.

Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Doenças ocupacionais podem ser consideradas acidentes de trabalho.
( ) A não aplicação de medidas de segurança coletivas podem ser causas de acidentes de trabalho.
( ) Falta de capacitação, inexperiência, excesso de autoconfiança, trabalho em turnos são algumas das variáveis que contribuem para a ocorrência de acidentes com a equipe de Enfermagem.
( ) De acordo com a NR-6, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cabe ao trabalhador responsabilizarse pela limpeza, guarda e conservação de seu EPI.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q957459 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública.

A respeito da notificação compulsória de casos de doenças e agravos, analise as afirmativas a seguir.

I. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 incluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: I - Câncer relacionado ao trabalho; II - Dermatose ocupacional; III - Distúrbio de voz relacionado ao trabalho; IV - Infecção pelo vírus da hepatite B em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical da hepatite B; V - Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT); VI - Perda auditiva relacionada ao trabalho; VII - Pneumoconioses relacionadas ao trabalho; e VIII - Transtornos mentais relacionados ao trabalho.
II. A portaria GM/MS nº 5.201, de 15 de agosto de 2024 excluiu as seguintes doenças na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento e dengue – óbitos, doença de Chagas crônica.
III. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
IV. Para incorporar um agravo ou uma doença à Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, é necessário considerar alguns aspectos, como características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia; doença ou agravo de causa desconhecida; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade na população.
V. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, que deve ser realizada apenas pelos médicos e enfermeiros, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q957460 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Quando aplicada ao trabalho, a ergonomia tem como objetivo a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador.

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Na avaliação ergonômica do posto de trabalho, ao sentar-se para digitar os registros de enfermagem no computador, a altura da cadeira deve ser ajustada com relação à mesa, elevando-se ou abaixando-se o assento de forma a permitir que se dobrem os cotovelos em 90°.
II. O ritmo excessivo de trabalho e a monotonia podem ser considerados riscos ergonômicos.
III. Entre outros benefícios, a ginástica laboral (GL) contribui para o fortalecimento muscular. No entanto, uma das consequências da GL é elevar o absenteísmo.
IV. De acordo com a NR-17, ao se instituir pausas para propiciar descanso e recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, elas devem ser usufruídas fora dos postos de trabalho.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q957461 | Enfermagem, Hanseníase, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A hanseníase e a tuberculose são doenças crônicas que podem causar complicações graves e sequelas se não tratadas adequadamente. O técnico de enfermagem, como integrante da equipe de saúde, desempenha um papel importante no controle dessas doenças, no acompanhamento contínuo dos pacientes e na prevenção à transmissão.

Considerando o atendimento aos pacientes com hanseníase e tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento da hanseníase é realizado por meio da associação de medicamentos denominada poliquimioterapiaPQT.
II. A hanseníase acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, no pescoço, no terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos), mas também pode afetar os olhos e órgãos internos (mucosas, testículos, ossos, baço, fígado etc.).
III. Em relação às orientações é importante enfatizar que ambas as doenças têm cura, que o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde, alertando sobre a importância da adesão ao tratamento para evitar a resistência e a falência.
IV. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, pela fala ou pelo espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. A tuberculose também é transmitida por objetos compartilhados, assim como a hanseníase.
V. Para a prevenção de todas as formas de tuberculose e da hanseníase deve-se administrar a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) em crianças e adultos, disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas maternidades.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q957462 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgado em junho de 2024, revela que, embora a expectativa de vida tenha aumentado nas Américas, também aumentou o número de pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis, incluindo o Brasil.

Sobre as DCNT, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q957463 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

O técnico de enfermagem deve manter-se constantemente atualizado para fornecer o atendimento adequado em situações de urgência e emergência. As diretrizes da American Heart Association (AHA) para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE) são fontes fundamentais de conhecimento para essa atualização.

Com base no algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q957464 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Um paciente foi admitido na unidade de emergência com sinais e sintomas característicos de choque hipovolêmico, como hipotensão, taquicardia, extremidades frias e sudorese. Considerando as medidas iniciais de manejo e as responsabilidades do técnico de enfermagem, assinale a alternativa correta sobre os cuidados a serem realizados, sob supervisão do enfermeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q957465 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Sobre os conceitos de emergência e urgência, e a estrutura e organização do pronto-socorro, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q957466 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

A equipe de enfermagem desempenha um papel muito importante na prevenção, na promoção e no tratamento de saúde, sendo fundamental o conhecimento da doença para oferecer cuidados adequados e eficazes aos pacientes, além da oferta de educação à comunidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Sobre a dengue, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q957467 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Quanto à aferição da pressão arterial não invasiva, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Indica-se estimar o nível da pressão arterial sistólica pela palpação do pulso radial.
( ) Deve-se determinar a pressão sistólica no aparecimento dos sons (fase I de Korotkoff).
( ) Deve-se determinar a pressão diastólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).
( ) É indicado arredondar os valores aferidos para dígitos terminados em zero ou cinco (Ex.: 120/80 mmHg).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q957468 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A obesidade é um problema de saúde pública, uma epidemia mundial que acomete grande parte da população adulta e, mais recentemente, adolescentes e crianças. Estima-se que mais de 1,53 bilhão de adultos no mundo estará com excesso de peso em 2035, sendo que hoje, no Brasil, mais de 55% da população adulta apresenta esse problema (World Obesity Federation, 2024). O profissional de enfermagem deve estar atento a esses índices e aos impactos que isso causa na saúde da população.

Considerando o atendimento a pacientes com obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A obesidade é uma condição clínica crônica, resultado da interação de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Está associada a uma série de afecções de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer, problemas articulares, entre outros.
II. A obesidade causa impactos físicos, mas ainda não foi encontrada em pesquisas recentes uma relação entre a obesidade e danos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

III. A arteriosclerose ou “endurecimento das artérias” é a doença mais comum das artérias. Alguns dos fatores de risco associados à arteriosclerose são obesidade, estresse e falta de atividade física. A enfermagem contribui diretamente para o processo educativo, orientando os pacientes sobre a importância de se engajar em programas de exercícios físicos supervisionados, incentivando a melhoria da alimentação, conforme orientação da equipe de saúde e fornecendo suporte emocional.
IV. O tratamento da obesidade envolve apenas a abordagem farmacológica e cirúrgica, sendo a alimentação e o exercício físico complementares a esses tratamentos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q957469 | Enfermagem, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Os acidentes com animais peçonhentos são um desafio significativo para a saúde pública no Brasil. Com sua rica biodiversidade e clima tropical favorável, o país abriga uma ampla variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos cujas picadas ou mordidas podem resultar em graves consequências para a saúde das pessoas. Diante desse panorama, é importante que o técnico de enfermagem e a equipe de saúde conheçam e saibam identificar esses animais para garantir um atendimento adequado às vítimas.

Sobre o atendimento às vítimas acometidas por estes acidentes, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.