Questões de Concursos Grupo Terapia Ocupacional

Resolva questões de Grupo Terapia Ocupacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004415 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Rafael, 8 anos, possui paralisia cerebral com comprometimento da motricidade fina e dificuldades para a comunicação oral. Ele consegue movimentar de forma funcional o braço esquerdo e demonstra interesse em participar de jogos e interagir com colegas na escola, mas enfrenta dificuldades para expressar suas necessidades e opiniões. Durante a avaliação, o terapeuta ocupacional identificou que Rafael responde bem a estímulos visuais e auditivos e apresenta habilidades cognitivas preservadas. Rafael mora com a mãe e a avó em uma região periférica de uma grande cidade. A renda familiar é limitada, composta por um salário-mínimo proveniente do Benefício de Prestação Continuada, complementado por trabalhos esporádicos realizados pela avó como diarista. A equipe escolar e os familiares, estão empenhados em apoiar Rafael para que ele desenvolva sua comunicação e participe de maneira ativa nas atividades escolares e sociais.

Com base no caso apresentado, a melhor intervenção do terapeuta ocupacional para atender às necessidades de comunicação de Rafael, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1004417 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

João, uma criança de 5 anos, recusa alimentos por causa da textura, evita cheiros que considera intensos e chora ao ser exposto a sons altos e inesperados. Além disso, João não gosta de tocar em objetos com superfícies ásperas ou pegajosas preferindo evitar atividades que envolvam interação com esses estímulos e nunca anda descalço. Esses comportamentos são acompanhados por irritabilidade e reações como gritar ou se afastar rapidamente das situações que o incomodam.
Com base no quadro apresentado, a seguinte disfunção da modulação sensorial está associada ao comportamento descrito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997389 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Maria, uma gestante de alto risco, deu à luz um bebê prematuro com 32 semanas de gestação. Após o nascimento, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) devido à necessidade de suporte ventilatório. Após uma semana, o bebê apresentou estabilidade clínica e foi transferido para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa). Na UCINCa, Maria iniciou o contato pele a pele com o bebê e, gradualmente, assumiu a maior parte dos cuidados com a alimentação e higiene. Atualmente, o bebê está com 38 semanas de idade gestacional corrigida e recebeu alta hospitalar passando para o acompanhamento ambulatorial.
Com base no caso clínico apresentado e nas diretrizes de cuidado preconizadas pelo Ministério da saúde, a fase do Método Canguru em que se encontra o bebê de Maria é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q997392 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com base nos parâmetros clínicos que devem ser analisados para o início das sessões de Terapia Ocupacional em pacientes internados na UTI, assinale a opção que apresenta somente condições consideradas contraindicações para a realização do atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997396 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Uma das principais funções do terapeuta ocupacional em contextos hospitalares é promover a independência dos pacientes em atividades da vida diária (AVD).
A estratégia mais eficaz para facilitar a independência das AVD nesse contexto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q997397 | Terapia Ocupacional, Cuidados Paliativos, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com relação às ações da terapia ocupacional direcionadas ao manejo da dor crônica, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da dor crônica deve incluir tanto fatores objetivos quanto subjetivos, considerando elementos como intensidade da dor, qualidade de vida e bem-estar do paciente.
II. A intervenção do terapeuta ocupacional deve priorizar técnicas de relaxamento muscular e mindfulness, uma vez que essas abordagens são suficientes para o controle da dor crônica.
III. O planejamento da intervenção deve incorporar estratégias como a adaptação de atividades, o cadenciamento das tarefas e a reorganização da rotina para evitar sobrecarga e exacerbação da dor.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1004414 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Oncologia, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Com relação aos aspectos clínicos e ao papel do terapeuta ocupacional no atendimento de crianças com neoplasias que demandam Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O TCTH alogênico utiliza células do próprio paciente, enquanto o autólogo utiliza células de um doador geneticamente distinto.
( ) Durante a hospitalização para o TCTH, o brincar é considerado uma estratégia terapêutica central na intervenção do terapeuta ocupacional, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da criança.
( ) O terapeuta ocupacional utiliza intervenções lúdicas, artísticas e educativas para enriquecer o cotidiano hospitalar, promover o engajamento em atividades significativas e reduzir o impacto das privações ocupacionais.
( ) O TCTH envolve um período curto de internação hospitalar, geralmente inferior a 10 dias, durante o qual as complicações agudas são raras e pouco impactantes para o desempenho ocupacional da criança.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997393 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Sobre o processo de avaliação e prescrição de cadeira de rodas é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1004425 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Em relação à abordagem da espiritualidade nos cuidados paliativos, avalie as afirmações abaixo:

I. Reconhecer as crenças e valores espirituais do paciente é fundamental para oferecer um cuidado holístico, alinhado às suas preferências individuais.
II. A espiritualidade deve ser abordada de forma padronizada, desconsiderando as particularidades culturais, religiosas ou pessoais do paciente.
III. A inclusão da espiritualidade nos cuidados paliativos pode contribuir para o enfrentamento do sofrimento emocional e para a construção de estratégias de suporte à família.
IV. A ausência de uma equipe capacitada para lidar com questões espirituais deve justificar a exclusão desse tema no planejamento do cuidado paliativo.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997386 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Na prática da Terapia Ocupacional, os testes de avaliação são fundamentais para a elaboração de um plano terapêutico eficaz. Alguns instrumentos são utilizados para avaliar as ocupações do paciente, enquanto outros focam nas habilidades de desempenho.
Assinale a opção que corretamente relaciona os instrumentos aos seus respectivos focos de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1004420 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Sobre o papel da Terapia Ocupacional no campo da Saúde Mental, no contexto brasileiro, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q997385 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

A seguir, são apresentados distúrbios do movimento observados em condições neurológicas que, frequentemente, são avaliados por terapeutas ocupacionais durante a sua prática clínica.
Associe esses distúrbios a suas definições, dadas em seguida.

Distúrbios do Movimento

1. Distonia 2. Ataxia 3. Atetose 4. Espasticidade

Definições

( ) Movimento involuntário, contorcido e repetitivo de um ou mais grupos musculares, resultando em posturas anormais.
( ) Movimentos involuntários e irregulares, geralmente lentos e sinuosos, que afetam as extremidades, resultando em dificuldades de controle motor.
( ) Dificuldade de coordenação motora, geralmente associada a problemas cerebelares, resultando em movimentos imprecisos e descoordenados.
( ) Aumento anormal do tônus muscular, levando à rigidez e resistência ao movimento passivo. A associação correta, na ordem dada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q997390 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

A posição canguru, parte integrante do Método Canguru, tem como principal objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1004409 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Conhecer os sistemas de classificação da dor é essencial para o manejo adequado em diferentes populações atendidas pelo terapeuta ocupacional.

Assinale a opção que associa corretamente o tipo de dor à suas características principais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1004410 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

As opções a seguir apresentam estratégias eficazes para a manejo da fadiga, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q997387 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

O nome do teste que avalia a participação de crianças e jovens em atividades cotidianas, barreiras ambientais e facilitadores nos contextos domiciliar, escolar e comunitário é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1004413 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

Luana, uma adolescente de 15 anos diagnosticada com osteossarcoma em estágio IV, apresenta metástases pulmonares e dor crônica intensa, além de perda significativa de mobilidade e força nos membros inferiores. Internada na enfermaria pediátrica, ela expressa o desejo de continuar participando de atividades relacionadas aos seus interesses, como desenhar e interagir com amigos por meio de redes sociais.
Com base nesse cenário, a prioridade do terapeuta ocupacional no cuidado a Luana é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1004423 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

O Hospital Vida Nova, especializado em atendimento pediátrico, decidiu implementar uma brinquedoteca para proporcionar um ambiente lúdico às crianças internadas. Para esta finalidade, o hospital contratou Ana, uma terapeuta ocupacional, para coordenar o projeto.
Ana então propôs as cinco ações indicadas nas opções a seguir, uma das quais não estava de acordo com a legislação que dispõe sobre a instalação de brinquedotecas em unidades de saúde. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997388 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de TraumatoOrtopedia, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

As alternativas a seguir apresentam objetivos do Instrumento Avaliação Motora Infantil de Alberta (AIMS) à exceção de uma.
Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q997391 | Terapia Ocupacional, Grupo Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2025

João, 58 anos, foi diagnosticado com leucemia e está em tratamento no hospital. Durante a avaliação clínica, foi identificado que ele apresenta contagem de plaquetas de 22.000/mm³, hematócrito de 30% e hemoglobina de 9 g/dl.
Com base nas condições clínicas de João, recomendação mais apropriada para o seu plano terapêutico ocupacional nesse momento são atividades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.