Questões de Concursos Habilitação Artes

Resolva questões de Habilitação Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1032845 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Em 1980, Ana Mae Barbosa sistematizou o método triangular para o ensino de arte. De acordo com a BNCC-2017, esse método ganhou novas arestas e propôs que a abordagem das linguagens articule as seis dimensões do conhecimento, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032858 | Educação Artística, Ensino da Arte, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A arte quilombola é rica e variada, com exemplos como artesanato de palha, de bananeira e milho, cestas, tapetes, bonecas, e pinturas em barro, além de danças como o lundum, a valsa e a mazurca, e músicas tradicionais. No processo educacional, seu ensino está ligado ao fato de ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009350 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma escola de Ensino Fundamental do sexto ano, para a unidade de aprendizagem "Figura Humana na História da Arte", um professor decidiu realizar uma atividade de avaliação que lhe permitirá identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a representação da figura humana.

Qual das seguintes atividades é apropriada para o professor diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes sobre a aprendizagem que ele deseja abordar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1009359 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. “

(BNCC-2017). p.193. Adaptado.

O professor que trabalha com esta proposta não pode perder de vista a essência de cada linguagem artística e deve ficar evidente que está desenvolvendo habilidades em mais de uma modalidade artística concomitantemente. Numa preparação para o Sarau, ele pode estimular seus estudantes a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1009349 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Bullying é um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente, são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima.
Para discutir sobre bullying, o professor de teatro propôs uma dramatização entre os estudantes sobre o livro “Todos zoam todos” (DIPACHO – Tradução de Márcia Leite- 2016) que apresenta uma galeria ilustrada de animais com as mais variadas características físicas e psicológicas, ressaltando como cada indivíduo tem seu jeito particular de ser e de parecer, de pensar e de se comportar, ainda que às vezes acabe sendo alvo de gozação por seus iguais por conta de alguma característica específica.

A professora de educação musical, para dar continuidade ao tema e apoiar o cenário da dramatização, propôs aos estudantes a seguinte atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1009355 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Na primeira aula da unidade "Danças Afro-Brasileiras" em uma escola de ensino fundamental do 8º ano, os estudantes assistiram a vídeos de diferentes danças, selecionaram capoeira e revisaram os passos da coreografia. Para a próxima aula, o professor realizará uma avaliação formativa em grupo com o seguinte objetivo: “Executar os passos básicos da capoeira”.

Para avaliar o objetivo declarado, qual das seguintes estratégias de avaliação é apropriada para o professor usar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009356 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1009347 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora que planeja uma aula para a turma do 7º ano estabelece como objetivo de aprendizagem que seus estudantes executem uma coreografia baseada no carimbó. Há um estudante na turma que usa cadeira de rodas, então o professor decide propor uma adaptação para ele. Que atividade poderia ajudar esse estudante a atingir o objetivo da aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009348 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Para uma aula sobre Patrimônio Cultural, um professor de artes do 5º ano planeja ensinar aos estudantes a importância de preservar e valorizar os bens culturais, explicando que existem bens materiais e imateriais. Para isso, considere incluir exemplos de expressões artísticas que ilustrem esses dois tipos de bens culturais.

Qual dos seguintes exemplos de expressões artísticas seria apropriado para refletir os tipos de bens explicados pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.