“A dança, no contexto da educação escolar, é concebida como
uma articulação e desenvolvimento dos processos de construção
de conhecimento. Conhecimento este, portador de perspectivas,
objetos e concepções próprias, que estão relacionados à
formação integral do estudante. O foco é o desenvolvimento e
movimento do corpo, de maneira a explorar as possibilidades da
expressão, comunicação, criação e arte produzidas pela cadência
corporal. O processo de construção de conhecimento, nesse
sentido se dá de maneira constante desde o momento em que se
propõe a interação com o próprio corpo, com o outro, com o
espaço, com outras unidades temáticas da arte, sua área, e
demais eixos/unidades temáticas de outras áreas do
conhecimento.”
Cadernos pedagógicos. SEDUC-MT-2018. p.42
Com base nesse contexto, considere que um grupo de estudantes
do 8º ano foi desafiado a montar uma apresentação de dança
para a festa de encerramento do ano letivo, visando não apenas
entreter, mas também mostrar aos espectadores a importância
da mesma e como pode suprir a carência cultural das pessoas
buscando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes nas
cidades.
Na montagem de uma coreografia, para que os estudantes se
sintam confiantes, o professor deve
a) indicar audição de bandas nacionais como inspiração.
b) pedir para fazer uma pesquisa sobre a história da dança.
c) sugerir que façam uma coreografia de fácil compreensão.
d) incentivar a valorização da criatividade de cada participante.
e) advertir sobre a exposição exagerada de seus corpos.