Questões de Concursos Habilitação Biologia

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1Q1009408 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante um projeto de compostagem comunitária em uma escola de Mato Grosso do Sul, os estudantes observaram que os restos orgânicos depositados em pilhas diferentes apresentavam taxas distintas de decomposição. Enquanto uma das pilhas se decompunha rapidamente, liberando calor e com coloração escura, a outra permanecia praticamente inalterada após semanas. O professor de Ciências explicou que diversos fatores ambientais e biológicos influenciam o processo de decomposição da matéria orgânica, destacando o papel de micro-organismos, umidade, temperatura e a presença de oxigênio.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença nas taxas de decomposição observadas pelos estudantes.
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2Q1009409 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Após um grande incêndio que devastou uma área de Cerrado em Mato Grosso do Sul, estudantes de Biologia participaram de um projeto de monitoramento ambiental para observar a regeneração do ecossistema. Eles notaram que, algumas semanas após o fogo, as primeiras espécies a surgirem foram gramíneas e pequenas herbáceas. Com o passar dos meses, arbustos começaram a aparecer, seguidos por mudas de árvores típicas do Cerrado. Durante uma discussão em sala de aula, o professor explicou que esse processo é conhecido como sucessão ecológica secundária, caracterizado pela sequência de mudanças estruturais e biológicas em um ecossistema após uma perturbação. Ele também destacou a importância dos mecanismos de resiliência do Cerrado, um bioma adaptado a incêndios periódicos.

Com base nesse cenário, é correto afirmar, a respeito das características do processo de sucessão ecológica observada:
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3Q1009410 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um dos temas que trazem desafios ao ensino de Biologia e mais especificamente sobre a evolução é a adaptação biológica. Frequentemente o termo adaptação é usado para se referir à adaptação fisiológica, à plasticidade comportamental, mas confundido como se estivesse se referindo à adaptação evolutiva. É o que ocorre, por exemplo, em textos que tratam da versatilidade das pessoas que se adaptam, ao longo de sua vida, a diferentes situações.

No contexto evolutivo, é correto afirmar que, no processo de adaptação, a entidade que se adapta é:
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4Q1009411 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Harvard e publicadas na Nature Ecology & Evolution, em 2023, investigaram a evolução de populações de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) em rios da Califórnia, que enfrentam secas intensas devido às mudanças climáticas. Os pesquisadores observaram que, em regiões com menor disponibilidade de água, as populações de trutas desenvolveram maior resistência a períodos de estiagem, enquanto em áreas com fluxos constantes de água, essa característica não foi observada. Além disso, foi constatada uma redução no tamanho médio dos indivíduos em regiões de seca severa.

A mudança na resistência à estiagem e no tamanho dos indivíduos observados pelos pesquisadores é um fenômeno que pode ser corretamente explicado da seguinte forma:
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5Q1009412 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em 2022, um estudo publicado na Nature Biotechnology demonstrou um avanço significativo no uso da técnica CRISPRCas9 para o tratamento da anemia falciforme. Os pesquisadores conseguiram editar o gene que codifica a hemoglobina nas células-tronco dos pacientes, corrigindo a mutação que leva à formação da hemoglobina defeituosa (HbS). Os pacientes tratados apresentaram aumento na produção de hemoglobina normal (HbA) e melhora clínica dos sintomas.

O princípio básico de funcionamento da técnica CRISPR-Cas9 e sua aplicação em terapia genética estão mais bem descritos em:
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6Q1009413 | Biologia, Vírus e bactérias, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) tem sido um marco na biotecnologia agrícola, trazendo benefícios como o aumento da produtividade e a resistência a pragas. Um exemplo relevante é o milho Bt (Bacillus thuringiensis), que possui genes da bactéria B. thuringiensis, conferindo resistência a determinados insetos. Um estudo publicado na Frontiers in Plant Science (2023) analisou o impacto do milho Bt em plantações dos Estados Unidos e da América Latina, demonstrando redução significativa no uso de pesticidas e aumento da produtividade em até 25%. Contudo, preocupações sobre o impacto ambiental e o surgimento de pragas resistentes têm sido levantadas. Em 2022, um surto de lagartas Spodoptera frugiperda resistentes ao milho Bt foi registrado no Brasil, destacando os desafios da resistência genética.

Uma medida biotecnológica viável para mitigar a resistência de pragas aos OGMs seria:
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7Q1009414 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em 2022, um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) analisou fósseis de Tiktaalik roseae, um vertebrado pré-histórico que representa um estágio intermediário entre peixes e anfíbios. A pesquisa revelou detalhes sobre as adaptações morfológicas que possibilitaram a transição para a vida terrestre, fornecendo mais evidências sobre a evolução gradual das espécies.

Considerando a perspectiva histórica sobre o fixismo e sobre o transformismo das espécies, e sobre o fóssil descrito no excerto, pode-se afirmar corretamente que:
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8Q1009415 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A classificação biológica dos seres vivos passou por profundas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, Lineu propôs um sistema baseado em dois grandes reinos: Animalia e Plantae. Posteriormente, avanços científicos levaram à expansão desse modelo para cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia), considerando características celulares e modos de nutrição. No entanto, com o advento da biologia molecular e das análises genéticas, Carl Woese, em 1977, propôs uma reorganização ainda mais abrangente, dividindo os seres vivos em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Um estudo publicado na Nature Microbiology em 2022 revelou novas evidências genéticas de micro-organismos arqueanos em ambientes extremos, reforçando diferenças fundamentais entre Archaea e Bacteria em aspectos como composição da membrana celular e mecanismos de replicação do DNA. Essas descobertas sustentam a separação em domínios, destacando as divergências evolutivas profundas entre esses grupos.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre domínios e reinos na classificação biológica atual.
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9Q1009416 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Eventos recentes de crise hídrica no Brasil, como a seca prolongada no Nordeste (2012-2017), a crise hídrica no Sudeste (2014-2015) e a seca severa no Pantanal (2019-2021), afetaram diretamente a saúde das plantas e sua capacidade de realizar processos fisiológicos essenciais. Nestas condições, são observadas alterações significativas nos tecidos vegetais, tais como:
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10Q1032882 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Ao ministrar a temática “Hipóteses sobre a origem da vida”, o professor percebe que os estudantes estão confundindo os conceitos de abiogênese clássica (teoria da geração espontânea), abiogênese moderna (como os experimentos de Miller-Urey) e panspermia.

Nessa situação, uma boa estratégia pedagógica é
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11Q1032883 | Biologia, Moléculas, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Um professor de Biologia, ao trabalhar a temática: “Dogma Central da Biologia”, identifica que os estudantes estão cometendo erros frequentes em atividades de debates (seminários) sobre as novas tecnologias de DNA e suas aplicações cotidianas. Dentre esses erros:

- Alguns estudantes afirmam que: "o RNA sempre é produzido a partir do DNA, nunca o contrário".

- Outros não relacionam mutações no DNA a possíveis alterações na função proteica, dizendo que "se o RNA está certo, a proteína sai certa, mesmo com erro no DNA".

- Há ainda confusão entre os termos transcrição, tradução e replicação.

Qual estratégia didática é mais adequada para diagnosticar e superar essas dificuldades conceituais, promovendo aprendizagem significativa?
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12Q1032884 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Um professor de Biologia deseja avaliar se os estudantes compreendem como práticas metodológicas (como experimentação, observação e análise comparativa) fundamentam a construção do conhecimento biológico ao longo da história. Ele percebe que os estudantes tendem a:

- Confundir métodos indutivos com dedutivos.
- Não relacionar técnicas específicas (ex.: experimentos controlados) a marcos históricos (ex.: refutação da abiogênese).
- Ignorar a influência de pressupostos filosóficos (ex.: materialismo vs. vitalismo) no desenho de metodologias.

Assim, para ajudá-los, o professor decide apresentar uma associação entre as práticas metodológicas (coluna A) aos fundamentos históricos/filosóficos correspondentes na Biologia (coluna B):

Coluna A (Práticas Metodológicas):
1. Experimentalismo controlado (ex.: manipulação de variáveis).
2. Observação sistemática de fenômenos naturais.
3. Método comparativo (ex.: anatomia de espécies diferentes).
4. Análise histórica de registros científicos.
5. Formulação de modelos teóricos abstratos.

Coluna B (Fundamentos Históricos/Filosóficos):
A. Baseou o argumento de ancestralidade comum na obra de Darwin.
B. Permitiu a refutação da geração espontânea por Redi e Pasteur.
C. Sustentou o debate entre vitalismo e mecanicismo no século XIX.
D. Fundamentou os estudos de ecologia de longa duração, como os de Alexander von Humboldt.
E. Auxiliou na reconstrução da história das ideias sobre hereditariedade, como os trabalhos de Mendel.

Ao final da atividade, o professor espera que os estudantes estabeleçam a seguinte correlação entre as colunas A e B:
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13Q1032885 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Ao ensinar os conceitos de “genoma, genótipo, fenótipo, genes e cromossomos”, o professor observa que os estudantes apresentam dificuldades em:

- Diferenciar “genótipo” (constituição genética) de “fenótipo” (características observáveis).
- Compreender a hierarquia entre “genoma” (todo o DNA do organismo) e “cromossomos” (estruturas que organizam o DNA).
- Relacionar “genes” (segmentos de DNA com informação específica) aos demais conceitos.

Para consolidar esses conceitos, o professor planeja utilizar “mapas conceituais”, mas precisa escolher a abordagem mais eficaz.

Qual estratégia com mapas conceituais promove melhor a articulação entre os conceitos de genética, considerando as dificuldades dos estudantes?
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14Q1032886 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma avaliação formativa de Embriologia Animal, o professor detecta que os estudantes apresentam dificuldades em diferentes pontos do conteúdo como:

- Diferenciar os estágios iniciais do desenvolvimento embrionário (ex.: mórula, blástula, gástrula).
- Associar os folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma, endoderma) aos tecidos e órgãos formados em vertebrados.
- Comparar o desenvolvimento embrionário de diferentes grupos animais (ex.: anfíbios vs. aves vs. mamíferos).
Para superar essas lacunas, o professor planeja utilizar estudos dirigidos comparativos, mas precisa definir a estratégia mais eficaz para consolidar os conceitos.

Dentre as propostas apresentadas nas alternativas, qual proposta de estudo dirigido prioriza a aprendizagem significativa e a superação das dificuldades identificadas?
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15Q1032887 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante um debate sobre o impacto humano nos sistemas naturais, com os estudantes do Ensino Médio do estado do Mato Grosso do Sul, o professor de Biologia busca exemplos deste impacto sobre os sistemas locais e observa que os estudantes:

- Associam a degradação ambiental apenas a grandes cidades, subestimando problemas locais, como a expansão de pastagens sobre o Pantanal e o assoreamento de rios do Cerrado.
- Não relacionam práticas agropecuárias intensivas (ex.: monocultura de soja e criação de gado) a impactos integrados no solo (compactação), água (contaminação por agrotóxicos) e biodiversidade (perda de polinizadores).
- Ignoram o papel de políticas públicas estaduais, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), na mediação entre produção e conservação.

Qual estratégia instrucional promove o pensamento crítico sobre os impactos humanos nos sistemas naturais, considerando a realidade sul-mato-grossense?
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16Q1032888 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma visita acadêmica para atividades de estudo do meio a uma reserva ecológica no Pantanal Sul-mato-grossense, o professor aproveitou a oportunidade para trabalhar o reconhecimento de espécies de diferentes grupos vegetais junto aos estudantes do Ensino Médio. Durante a atividade, os estudantes se deparam com as seguintes situações:

1. Em áreas alagadiças, encontram pequenas plantas verdes, sem vasos condutores, formando "tapetes" sobre troncos caídos.
2. Nas margens de um riacho, observam plantas com folhas recortadas, vasos condutores visíveis, mas sem flores ou sementes.
3. Em áreas mais elevadas, identificam arbustos com flores e frutos secos, além de palmeiras típicas do bioma.

Ao coletar amostras, um estudante traz uma planta de 30 cm de altura, com rizoma, folhas pinadas e soros na face inferior. Ele afirma: "Essa é uma fanerógama, porque é grande e tem estrutura complexa!.” Qual ação do professor promove a correção do erro conceitual de forma contextualizada durante a saída de campo?
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17Q1032889 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de Ciências da Natureza de uma escola pública estadual propõe que as disciplinas contribuam para tratar do tema “Diferenciação Sexual Humana” com estudantes do Ensino Médio. Com base na BNCC e no conhecimento científico atual, a coordenação pedagógica solicita ao professor de Biologia que elabore uma sequência didática de, no mínimo, três aulas, de modo a que os conteúdos da Biologia possam se articular com temas transversais como identidade de gênero, respeito às diferenças e saúde reprodutiva.

Com base na situação descrita, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta para atender estes objetivos:
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18Q1032890 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante a elaboração de uma sequência didática interdisciplinar no componente de Biologia para a 2ª série do Ensino Médio, um grupo de professores propôs o tema gerador: “As consequências das escolhas humanas sobre os sistemas naturais”. A ideia era promover o pensamento crítico dos estudantes a partir de atividades que envolvessem dados reais, análise de situações cotidianas e a proposição de intervenções locais. Para isso, cada docente sugeriu uma estratégia didática para abordar um dos seguintes sistemas naturais impactados: AR, SOLO, ÁGUA e BIODIVERSIDADE.
Analise as estratégias instrucionais propostas e associe-as corretamente aos sistemas naturais correspondentes:
Estratégias Instrucionais:

1) Estudo de caso com base em boletins epidemiológicos sobre doenças respiratórias em áreas urbanas com alta emissão de poluentes.
2) Análise de reportagens e campanhas educativas sobre o uso de agrotóxicos e sua influência na fertilidade da terra.
3) Interpretação de gráficos de consumo doméstico e industrial, com debate sobre o reuso da água em diferentes setores.
4) Jogo de simulação sobre o impacto da fragmentação de hábitats e a introdução de espécies exóticas.

Sistemas Naturais:

( ) Ar.
( ) Solo.
( ) Água.
( ) Biodiversidade.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
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19Q1032891 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma reunião de formação continuada, os professores debatem a importância de relacionar os conteúdos de Biologia com contextos sociais e históricos que façam sentido para os estudantes. Uma professora compartilha que, ao abordar conteúdos sobre doenças genéticas e rastreamento genômico, propôs aos estudantes uma discussão sobre a herança de traços genéticos entre diferentes populações e a forma como conceitos biológicos foram historicamente usados para justificar ideias racistas. Além disso, incentivou os estudantes a analisar o impacto das descobertas genéticas contemporâneas no debate sobre identidade, ancestralidade e políticas públicas em saúde.

Com base na prática pedagógica descrita e nos princípios do ensino contextualizado em Ciências da Natureza, é correto afirmar que a
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20Q1032892 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Ao acompanhar uma roda de conversa espontânea entre estudantes do 2º ano do Ensino Médio sobre os hábitos alimentares e os casos de hipertensão em suas famílias, um professor de Biologia percebeu a oportunidade de transformar o tema em um eixo gerador de aprendizagem. Decidiu, então, construir uma sequência didática que envolvesse levantamento de conhecimentos prévios, elaboração de modelos físicos com materiais reutilizáveis para representar o sistema cardiovascular e simulações dos efeitos de dietas desequilibradas na circulação. Como fechamento, os estudantes analisaram dados epidemiológicos e apresentaram propostas de intervenção no contexto escolar.

Considerando os princípios das metodologias para o ensino de Ciências da Natureza e da promoção de aprendizagens significativas, é correto afirmar que:
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