Pode-se provar a existência de Deus por cinco vias. À primeira
[...] parte do movimento. Nossos sentidos atestam, com toda a
certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Ora, tudo o
que se move é movido por outro. [...] Assim, se o que move é
também movido, o é necessariamente por outro, e este por outro
ainda. Ora, não se pode continuar até o infinito [...]. É então
necessário chegar a um primeiro motor, não movido por nenhum
outro, e este, todos entendem: é Deus.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica . Vol. 1. 9. ed. São Paulo: Edições
Loyola, 2009.
Na primeira via, Tomás de Aquino explica o movimento com base
em um princípio da filosofia clássica, qual seja:
a) o nous , inteligência cósmica introduzida por Anaxágoras para
ordenar o real.
b) o ser imóvel e uno de Parmênides, em que o movimento é
apenas ilusão sensível.
c) o apeiron , princípio indeterminado de Anaximandro como
fonte de tudo o que existe.
d) a harmonia numérica dos pitagóricos, entendida como
fundamento da ordem universal.
e) a causa eficiente, proposta por Aristóteles como origem da
mudança na realidade sensível.