Questões de Concursos Habilitação Geografia

Resolva questões de Habilitação Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1009375 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

“Os meridianos são ____________ completos da esfera terrestre. Logo, são todos ____________ e convergem para os polos Norte e Sul. Com eles se obtêm as medidas de ____________ a partir do meridiano 0º. No entanto, para se chegar a um sistema de ____________ que dê um ponto exato na superfície terrestre foi preciso combiná-la a outra medida que informe em que ponto do meridiano se está. Essa medida é a ____________, os chamados paralelos.”

PADOVESI FONSECA, Fernanda; OLIVA, Jaime. Como Eu Ensino Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Adaptado)

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1009369 | Geografia, Cartografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

No Ensino Fundamental, o professor Walter faz a seguinte pergunta aos estudantes: uma família brasileira quer viajar para ver a neve. Para qual país ela pode ir? Em forma de jogo, o professor recolhe as respostas no quadro, das quais devem surgir novas questões.

Quais conteúdos de Geografia vão surgir nesse jogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1009366 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Ao caracterizar os biomas brasileiros, o professor Walter correlaciona relevo, clima e vegetação. Qual associação correta é usada pelo professor para caracterizar o bioma Pantanal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009379 | Geografia, Projeções e Representações, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Operação geométrica que permite representar a superfície curva da Terra (tridimensional) numa superfície plana (bidimensional). Representar a Terra esférica num plano é uma tarefa geométrica necessária e incontornável para que o mapa exista.”

RIO FERNANDES, José Alberto; LOPÉZ TRIGAL, Lorenzo; SPOSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia Aplicada. Porto: Porto Editora, 2016.

A definição apresentada se refere a qual operação aplicada aos mapas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1009363 | Geografia, Agricultura brasileira, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Com o objetivo de relacionar temas como o espaço agrícola e os problemas ambientais para os estudantes do Ensino Médio, a professora Sílvia apresentou o texto a seguir:

“A análise de 150 modelos sobre o desmatamento de florestas tropicais define o desmatamento como a remoção completa e no longo prazo da cobertura de árvores. O estudo das causas do desmatamento aponta que ele está associado com os usos do solo e afeta diretamente o ambiente e a cobertura vegetal. Suas causas diretas se enquadram em três categorias: expansão das pastagens e áreas agrícolas, extração de madeira e expansão da infraestrutura.”

RIVERO, Sérgio; ALMEIDA, Oriana; ÁVILA, Saulo; OLIVEIRA, Wesley. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia, 2009 (adaptado).Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/jZHjd9B8ZghY7 tG9G7qchTk/?lang=pt. Acessoem: 14 abril 2025.

No caso brasileiro, os autores afirmam que as causas do desmatamento estão ligadas a expansão das pastagens e áreas agrícolas. Solicitando aos estudantes uma correlação correta entre causa do desmatamento no Brasil e produção agrícola, espera-se que os estudantes respondam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1009370 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


“A espacialidade é uma noção fundamental para todo estudo da Geografia, na leitura da paisagem, não é diferente. Mas como transpor para a sala de aula um método de estudo sobre as paisagens e como fazê-lo de maneira a interessar os estudantes?”


CASTRO PANIZZA, Andrea. Como eu Ensino Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (adaptado).
O desafio posto pela autora sobre o estudo das paisagens traz aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a oportunidade de integrar no aprendizado o espaço de vivência dos estudantes com questionamentos sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1009371 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


“A espacialidade é uma noção fundamental para todo estudo da Geografia, na leitura da paisagem, não é diferente. Mas como transpor para a sala de aula um método de estudo sobre as paisagens e como fazê-lo de maneira a interessar os estudantes?”


CASTRO PANIZZA, Andrea. Como eu Ensino Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (adaptado).
Ainda sobre o estudo das paisagens, nos anos finais do Ensino Fundamental, usando as três questões – Onde? Como? Por quê? – os professores estimulam a observação e curiosidade dos estudantes sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009376 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Associe as duas colunas, relacionando os modos de implantação de objetos geográficos e as respectivas representações cartográficas.

1. Linear.

2. Pontual.

3. Zonal.

4. Linear e zonal.

( ) Representação cartográfica dos climas no mundo.

( ) Representação cartográfica da hidrografia e da cobertura vegetal.

( ) Representação cartográfica das redes de comunicação.

( ) Representação cartográfica de obras de arte presentes em um jardim.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1009367 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Considerando que o objetivo pedagógico é a compreensão dos processos erosivos na formação do relevo, leia as respostas de dois estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental à pergunta: Quais são e como ocorrem as etapas dos processos erosivos?

Estudante 1: O transporte de sedimentos ocorre em áreas altas.
Estudante 2: Os planaltos são formados pela sedimentação.

Quais devolutivas são mais adequadas para esses estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009362 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

As atividades antrópicas e as mudanças climáticas fazem da água doce um recurso natural raro, cujo desperdício tem que ser combatido. Para tratar esse conteúdo com seus estudantes, o trabalho colaborativo pode favorecer a troca de ideias e questionamentos. Sobre isso, a professora Ana propôs uma atividade em pequenos grupos, em que os estudantes deveriam verificar se as seguintes afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F), para em seguida, socializarem com o grupo maior.

( ) No total das águas oceânicas, 25% são de água doce.
( ) A maior parte da água doce do planeta se encontra em geleiras e calotas polares (69%).
( ) Os aquíferos são reservatórios importantes de água doce.

Nessa atividade, a professora Ana, espera que seus estudantes considerem corretamente as afirmações como, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.