Questões de Concursos Habilitação Geografia

Resolva questões de Habilitação Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032860 | Português, Interpretação de Textos, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

“Uma chave de leitura sobre as ____________ das paisagens deve trabalhar a temporalidade usando categorias de análise, tais como, práticas sociais, espaços vividos e processos, já que a paisagem é um depósito imensamente rico em dados sobre as pessoas e a ____________. São camadas de ____________ que encerram formas do passado e do presente que podem ser ____________ ou percebidas na paisagem. Cabe ao professor, entretanto, detectar na paisagem ____________, que também é material, vivida e vernacular, essas camadas podem ser resgatadas e trabalhadas em sala de aula.”

CASTRO PANIZZA, Andrea. Como eu Ensino Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (adaptado).

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1032861 | Geografia, Geologia, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia o texto e associe os três tipos de limite de placas tectônicas aos seus processos e exemplos.

A litosfera compreende a crosta terrestre e a parte superior do manto. Apesar de sólida, ela é fragmentada em segmentos, as placas tectônicas. Essas placas se movimentam sobre uma camada plástica, a astenosfera. Ao se movimentarem, as placas tectônicas se chocam causando três tipos diferentes de limites das placas:

1. Divergente, quando as placas se afastam umas das outras.
2. Convergente, quando as placas se chocam umas com as outras.
3. Transformante, quando ocorre deslizamento das placas em sentidos opostos.

( ) O magma extravasa pelo assoalho oceânico, cria uma nova crosta e forma uma cadeia de montanhas submarina.
( ) A Cordilheira do Himalaia, na Ásia, é um exemplo.
( ) As placas se fragmentam, sem destruição, nem construção de uma nova litosfera.
( ) Uma placa mergulha sob a outra e com maior temperatura e pressão entra em fusão, fundida e mais leve volta para a superfície gerando as ilhas vulcânicas.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032862 | Geografia, Globalização, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

“O meio de vida do homem, seu entorno, não é mais o que chamaram de meio técnico. O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação.”

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico científico e informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. Adaptado.

Os processos gerados pelo meio técnico-científico-informacional abrangem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032863 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

Localizada nas terras frias do hemisfério Norte, a tundra é um bioma cujas características principais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032864 | Geografia, População, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

Segundo o censo demográfico de 2022, 87,4% da população brasileira residem em áreas urbanas e 12,6% em áreas rurais. Entre 2010 e 2022, em áreas urbanas, a população passou a crescer no ritmo de 0,82% ao ano, enquanto em áreas rurais o ritmo foi de retração da população, chegando a -1,27%, fato que denota a tendência de diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira.

Agência IBGE Notícias. Censo 2022: 87% da população brasileira vive em áreas urbanas. Gov.br, 2024. Adaptado. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/41901-censo-2022-87-da-populacao-brasileira-vive-emareas-urbanas. Acesso em: 14 abril 2025.

Os dados do censo de 2022 demostram que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1032865 | Geografia, Geografia Física, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia o texto.

A classificação do relevo brasileiro, proposta por ROSS (1985), estabelece unidades morfoesculturais, pois considera sobretudo a influência da estrutura geológica na gênese das formas de relevo.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Relevo brasileiro: uma nova proposta de classificação. Revista do Departamento de Geografia, vol 4, 1985. Disponível em: https://revistas.usp.br/rdg/article/view/47094/50815. Acesso em: 14 abril 2025.

O primeiro táxon dessa classificação compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1032866 | Geografia, Geografia Física, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

As zonas climáticas que envolvem a Terra são áreas de climas distintos que podem ser classificadas segundo diferentes critérios. Existe, porém, um fator principal que define essas zonas. Qual é ele?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1032867 | Geografia, Geografia Política, Habilitação Geografia, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia o texto.

“O espaço tornado território pelas relações de apropriação e dominação social é constituído ao mesmo tempo por pontos, linhas e superfícies. Nas sociedades tradicionais prevaleceria uma construção de territórios baseada em zonas, já nas sociedades modernas predominaria a construção de territórios onde o elemento dominante seriam as geometrias dos pontos e linhas.”

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Geo UERJ Revista do Departamento de Geografia, RJ, 1999. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49049/32762. Acesso em: 15 abril 2025.

Para os autores, o que representam “as geometrias dos pontos e linhas” na construção de territórios modernos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1009361 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

“Os sistemas de movimentação do território representam o conjunto indissociável de sistemas de engenharia, os fixos, e os sistemas de fluxos materiais e imateriais.”

CONTEL, Fábio Betioli. Os sistemas de movimento do território brasileiro. In: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001.

Para o autor, os sistemas de engenharia correspondem aos meios de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário. Os sistemas de fluxos materiais equivalem ao meio de transporte dutoviário. Fazendo um paralelo com os smartphones e a 4G, o professor Walter pede aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que expliquem o que são os fluxos imateriais. A resposta correta esperada é a transmissão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009362 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

As atividades antrópicas e as mudanças climáticas fazem da água doce um recurso natural raro, cujo desperdício tem que ser combatido. Para tratar esse conteúdo com seus estudantes, o trabalho colaborativo pode favorecer a troca de ideias e questionamentos. Sobre isso, a professora Ana propôs uma atividade em pequenos grupos, em que os estudantes deveriam verificar se as seguintes afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F), para em seguida, socializarem com o grupo maior.

( ) No total das águas oceânicas, 25% são de água doce.
( ) A maior parte da água doce do planeta se encontra em geleiras e calotas polares (69%).
( ) Os aquíferos são reservatórios importantes de água doce.

Nessa atividade, a professora Ana, espera que seus estudantes considerem corretamente as afirmações como, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1009363 | Geografia, Agricultura brasileira, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Com o objetivo de relacionar temas como o espaço agrícola e os problemas ambientais para os estudantes do Ensino Médio, a professora Sílvia apresentou o texto a seguir:

“A análise de 150 modelos sobre o desmatamento de florestas tropicais define o desmatamento como a remoção completa e no longo prazo da cobertura de árvores. O estudo das causas do desmatamento aponta que ele está associado com os usos do solo e afeta diretamente o ambiente e a cobertura vegetal. Suas causas diretas se enquadram em três categorias: expansão das pastagens e áreas agrícolas, extração de madeira e expansão da infraestrutura.”

RIVERO, Sérgio; ALMEIDA, Oriana; ÁVILA, Saulo; OLIVEIRA, Wesley. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia, 2009 (adaptado).Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/jZHjd9B8ZghY7 tG9G7qchTk/?lang=pt. Acessoem: 14 abril 2025.

No caso brasileiro, os autores afirmam que as causas do desmatamento estão ligadas a expansão das pastagens e áreas agrícolas. Solicitando aos estudantes uma correlação correta entre causa do desmatamento no Brasil e produção agrícola, espera-se que os estudantes respondam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1009364 | Geografia, Hidrografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Para valorizar os conhecimentos prévios e a vivência dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor Walter pergunta sobre a movimentação da água na natureza. Qual é a resposta correta esperada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1009365 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Para introduzir uma discussão sobre as cidades e seus problemas ambientais, a professora Sílvia apresenta aos estudantes do Ensino Médio o seguinte texto:

“Com menos áreas verdes, mais concreto e asfalto e ocupação geralmente desordenada do solo, as cidades são mais abafadas do que as áreas rurais. Dentro do meio urbano, as zonas com menos árvores e vegetação são ainda mais quentes e formam bolsões de clima abafado. Esse efeito é denominado ilha de calor urbana.”

Pesquisa FAPESP. Efeito das ilhas de calor urbano esquenta até cidades de médio e pequeno porte, FAPESP, 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/efeito-das-ilhas-de-calor-urbanoesquenta-ate-cidades-de-medio-e-pequeno-porte/. Acesso em: 21 abril 2025.

Em seguida, ela pergunta aos estudantes qual é a principal causa da ilha de calor urbana. A resposta correta esperada pela professora Sílvia é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1009366 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Ao caracterizar os biomas brasileiros, o professor Walter correlaciona relevo, clima e vegetação. Qual associação correta é usada pelo professor para caracterizar o bioma Pantanal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1009367 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Considerando que o objetivo pedagógico é a compreensão dos processos erosivos na formação do relevo, leia as respostas de dois estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental à pergunta: Quais são e como ocorrem as etapas dos processos erosivos?

Estudante 1: O transporte de sedimentos ocorre em áreas altas.
Estudante 2: Os planaltos são formados pela sedimentação.

Quais devolutivas são mais adequadas para esses estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009368 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Ao abordar Geopolítica no Ensino Médio, a professora Sílvia apresenta o seguinte texto aos estudantes:

“Os cientistas políticos chineses que tratam do tema América Latina têm sido favoráveis a uma intensificação das relações com a região, em especial com países como Brasil, México, Venezuela e Argentina. Destaque para o Brasil, por sua dimensão geográfica, econômica e populacional e pelo fato de, ao contrário do México, não estar excessivamente polarizado pela economia norte-americana.”

CASTRO NEVES, Luiz Augusto. As relações com a China no novo contexto geopolítico mundial. In Política externa brasileira, IPEA, 2018 (adaptado). Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/ images/stories/PDFs/livros/livros/181206_a_politica_externa_brasileira_ cap14.pdf. Acesso em: 22 abril 2025.

Com essa introdução, é possível tratar os temas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1009369 | Geografia, Cartografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

No Ensino Fundamental, o professor Walter faz a seguinte pergunta aos estudantes: uma família brasileira quer viajar para ver a neve. Para qual país ela pode ir? Em forma de jogo, o professor recolhe as respostas no quadro, das quais devem surgir novas questões.

Quais conteúdos de Geografia vão surgir nesse jogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1009370 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


“A espacialidade é uma noção fundamental para todo estudo da Geografia, na leitura da paisagem, não é diferente. Mas como transpor para a sala de aula um método de estudo sobre as paisagens e como fazê-lo de maneira a interessar os estudantes?”


CASTRO PANIZZA, Andrea. Como eu Ensino Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (adaptado).
O desafio posto pela autora sobre o estudo das paisagens traz aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a oportunidade de integrar no aprendizado o espaço de vivência dos estudantes com questionamentos sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1009371 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


“A espacialidade é uma noção fundamental para todo estudo da Geografia, na leitura da paisagem, não é diferente. Mas como transpor para a sala de aula um método de estudo sobre as paisagens e como fazê-lo de maneira a interessar os estudantes?”


CASTRO PANIZZA, Andrea. Como eu Ensino Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (adaptado).
Ainda sobre o estudo das paisagens, nos anos finais do Ensino Fundamental, usando as três questões – Onde? Como? Por quê? – os professores estimulam a observação e curiosidade dos estudantes sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009372 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto sobre o aquecimento global.

“Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022, um aquecimento de 1,5ºC exporia cerca de 350 milhões de pessoas à escassez de água devido a secas severas. Se o aquecimento chegasse a 2ºC, esse número subiria para 420 milhões. No primeiro cenário, a ocorrência de chuvas torrenciais e furacões poderia aumentar em cerca de 7%; no segundo, esse percentual chegaria a 15%. Em um cenário mais extremo, de 3ºC a 4ºC, países como Itália, Espanha e Grécia passariam a ter clima desértico. Com aquecimento de 5ºC a 6ºC, a frequência e a intensidade de furacões aumentariam em 37%, e a cobertura de gelo se reduziria em 75%.”

IPEA - CTS. Aquecimento global à beira do limite crítico de 1,5°C (adaptado). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-deconteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limitecritico-de-1-5-c. Acesso em: 04 abril 2025.

O aquecimento global vivenciado atualmente é provocado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.