Questões de Concurso Habilitação História

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1009382 | Pedagogia, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Questionados sobre a condição de pertencimento a uma nacionalidade, estudantes podem ser desafiados a revelar como essa condição é processada historicamente. Para isso, devem ser subsidiados com reflexões sobre

2 Q1009384 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Mandei que Sexta-Feira apanhasse todos os crânios, ossos, restos de carne e o que mais fosse, juntasse tudo numa grande pilha e acendesse uma fogueira para reduzir tudo a cinzas; percebi nele grande vontade de comer daquela carne, nele persistia sua natureza canibal; demonstrei porém tanto asco pela simples referência à ideia ou por seu eventual interesse que ele não se atreveu a manifestá-lo; porque arranjei um jeito de fazê-lo entender, além do mais, que o mataria se ele cedesse a seus impulsos.”

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. SP: Ubu Editora, 2021. Trad. Leonardo Fróes

Esse excerto de texto tão clássico como popular, escrito no século XVII, poderia ensejar uma representação dramatizada (enriquecida pela pesquisa em outras fontes) das relações entre europeus em expansão e povos americanos, africanos, orientais que foram acessados pelo ímpeto mercantilista dos séculos XVI e seguintes e, mais tarde, pela avidez imperialista das sociedades cuja produção já exigia abertura de novos mercados.

Um professor, ao solicitar uma representação dramatizada desse excerto, pretende que seus estudantes reflitam e percebam que o que nele se destaca é a

3 Q1009387 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

O conclave, como se denominou o processo pelo qual um novo Papa é escolhido, tem suas raízes na história da Igreja Medieval. A origem do conclave reflete uma transformação significativa no modo como a liderança da Igreja era decidida, e seu desenvolvimento ao longo dos séculos revela muito sobre as dinâmicas de poder dentro da Igreja e suas interações com o mundo secular.

Qual foi a principal razão para a origem do conclave na escolha do Papa, e como esse processo se desenvolveu ao longo da história da Igreja Católica?

4 Q1009395 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A origem da polis grega, situada entre os séculos VIII e VII (a.C.), é decisiva na história do pensamento grego, alega o historiador Jean-Pierre Vernant”. [...] Por ela, a vida social e as relações de poder tomam uma forma nova. [...] Tanto no plano intelectual como no domínio das instituições. [...] O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária premência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder”.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Bertrand Brasil. RJ. 1998.

Sobre o fenômeno apresentado pelo autor, é correto afirmar que

5 Q1009383 | História, Revolução Industrial, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

As percepções humanas são suscetíveis de alterações a depender de elementos do seu contexto. Historicamente, a capacidade atencional para apreender imagens em deslocamento foi desenvolvida no século XIX. Uma abordagem interdisciplinar desse fenômeno, nesse período, deve ser apresentada aos estudantes a partir

6 Q1009388 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Robert Darnton, em seu livro O grande massacre de gatos, discute o papel dos gatos na história cultural francesa do século XVIII. A relação entre os humanos e os gatos estava entrelaçada com as crenças sobre a natureza e as forças sobrenaturais. Segundo o historiador, qual era a percepção social dos gatos na França do século XVIII, e como isso se relacionava com a cultura popular da época?

7 Q1009393 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Na história política brasileira, provavelmente nenhum presidente apresentou uma imagem tão contraditória unindo o moderno e o arcaico. Nunca a aparência, o que o ex-presidente gostaria de ser, se deslocou tanto do que ele realmente foi. A imagem do jovem político elegante, atlético, dinâmico, moderno (...) escondia a do político tradicional, dado às piores formas de clientelismo brasileiro, à corrupção, à prevaricação.

RODRIGUES, Leôncio Martins. Folha de São Paulo, 30/08/1992

Qual das afirmativas a seguir reflete a crítica apresentada no texto sobre a figura do presidente Fernando Collor na história política brasileira?

8 Q1009394 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Qual das alternativas abaixo representa corretamente a tese de Francis Fukuyama sobre “O Fim da História” em relação à globalização?

9 Q1009396 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Frei Vicente de Salvador (1564-1635) escreveu em sua História do Brazil (1627) que “Da largura que a terra do Brasil tem para o sertão não trato, porque até agora não houve quem a andasse por negligência dos portugueses, que sendo grandes conquistadores de terras não aproveitam delas, mas contentamse de andar arranhando ao longo do mar como caranguejos.”

OLIVEIRA, Maria Lêda. A História do Brazil de Frei Vicente do Salvador. História e Política do Império Português no século XVII. RJ: Versal; SP: Odebrecht, 2008.

Sobre o julgamento do historiador, pode-se dizer que

10 Q1009397 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A escravização de povos africanos para trabalhar nas colônias portuguesas desempenhou papel relevante na economia mercantil dos séculos XV ao XIX e não somente pela utilização dessa mão de obra nas lavouras, mas pelo fato de que o tráfico de africanos no circuito do Atlântico Sul era fonte de alta lucratividade.

Com relação ao empreendimento português de tráfico de escravos para o Brasil é correto dizer que entre os principais pontos de abastecimento, na África, está o território que corresponde ao seguinte país:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.