No Currículo de Mato Grosso para o Ensino Fundamental são
apresentadas sugestões de metodologias específicas para o
ensino da Matemática, que têm como objetivo tornar os
estudantes protagonistas no processo de aprendizagem e,
consequentemente, tornarem as aulas de Matemática mais
interessantes. Para isso, o professor deve conhecer o Projeto
Político Pedagógico da Escola e, a partir desse, escolher ou
propor a metodologia mais adequada ao desenvolvimento do
conhecimento matemático dos estudantes, respeitando o
contexto social e a diversidade estudantil.
Dentre as possibilidades, o documento sugere três ideias de
metodologias específicas de ensino da matemática ao professor,
sendo elas:
a) a etnomatemática, a modelagem matemática e o uso das
tecnologias digitais.
b) a etnomatemática, a modelagem matemática, a repetição de
estratégias de resolução de problemas para memorização de
procedimentos.
c) a etnomatemática, a modelagem matemática e a resolução
de problemas.
d) a história da Matemática, a modelagem matemática e
resolução de problemas.
e) a modelagem matemática, a resolução de problemas e o uso
de tecnologias digitais.