Questões de Concursos Habilitação Química

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1Q1009455 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Um professor realiza um experimento, no qual adiciona ácido nítrico (HNO3) concentrado a uma moeda de cobre. Os estudantes verificam a formação de um gás castanho e a coloração azul da solução. Nesse momento, um estudante questiona:


"Professor, aprendemos que o metal cobre é um metal nobre, sendo menos reativo do que o hidrogênio e, portanto, não é oxidado pelos ácidos. Por que nesse experimento ocorreu uma reação?"
A respeito desse questionamento, que devolutiva seria mais adequada para esse estudante?
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2Q1009449 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Química deseja desenvolver com seus estudantes uma atividade investigativa sobre a formação de ligações químicas. O objetivo principal da aula é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses e testá-las com base em evidências obtidas em experimentos simples, observando propriedades de substâncias iônicas e moleculares (como a condução elétrica).

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de
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3Q1032948 | Química, Transformações Químicas, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O pirocloro (Na3,Ca)2(Nb,Ti)(O,F)7 é um mineral de origem carbonatítica com teor máximo de 71% de óxido de nióbio (Nb2O5) e suas maiores reservas existentes estão localizadas no Brasil, nos estados de Minas Gerais (Araxá) e Goiás (Catalão e Ouvidor).

BRUZIQUESI, C. G. O. et al.. NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO ESTRATÉGICO PARA O BRASIL. Química Nova, v. 42, n. 10, p. 1184–1188, out. 2019.

Considerando uma amostra de 40 toneladas de pirocloro proveniente do município de Catalão (GO), calcule a massa aproximada de nióbio metálico que pode ser extraída dessa quantidade de mineral. (Dados: massa atômica Nb=93u; O=16u).
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4Q1009452 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou “precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.

Considerando esse objetivo, a professora deve
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5Q1009453 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma sequência didática sobre reações de adição, eliminação e substituição em compostos orgânicos, uma professora de Química deseja avaliar seus estudantes para além da memorização de regras, buscando indícios de que compreenderam os tipos de reações e seus contextos. Com esse objetivo, ela deseja utilizar estratégias avaliativas formativas que também contribuam para a aprendizagem ativa dos estudantes.

Nesse sentido, a professora deve
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6Q1032953 | Química, Equilíbrio Químico, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Recifes de corais como o Kingman, localizado no meio do Oceano Pacífico, são importantes berçários para várias espécies marinhas. Com a acidificação dos oceanos causada pelo aumento das emissões de gases estufas, recifes podem morrer e afetar toda uma cadeia ecológica. Esses sistemas são sustentados por uma sensível interação entre espécies que têm limites estreitos de tolerância à variação da acidez da água do mar. Vale lembrar que os recifes de corais são oásis de diversidade de espécies, gerando bens e serviços para uma parcela considerável da população humana que depende desses ecossistemas para sobreviver.

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meioambiente/2020/03/desequilibrio-dos-oceanos-e-ao-mesmo-tempocausa-e-efeito-da-crise-climatica. Acesso em 22 abril 2025. Adaptado.

Sabendo que os recifes de coral são formados principalmente por carbonato de cálcio (CaCO₃), o aumento das emissões de gases estufas
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7Q1009450 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora de Química está desenvolvendo uma sequência de aulas sobre os fatores que influenciam a velocidade das reações químicas. Seu objetivo é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses científicas, usando como exemplo um experimento que investiga a influência da temperatura na velocidade de reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.

Considerando esse objetivo, a professora deve
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8Q1032954 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O recorde global de calor em 2024 era previsto. Com exceção de 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, as emissões planetárias de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, não param de subir.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2024-foi-o-primeiroano-com-aquecimento-global-acima-de-15-c/ Acesso em 9 de abril de 2025.

A problemática relatada na notícia está associada à intensificação do efeito estufa que ocasiona o aquecimento global e, consequentemente, as mudanças climáticas. Apesar de também poder ter causas naturais, o aquecimento global é associado ao aumento das emissões de gases estufa (GEE) na atmosfera por atividades antrópicas. Em relação a intensificação do efeito estufa, pode-se indicar como causa do aumento das emissões de GEE:
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9Q1009451 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Química costuma utilizar modelos para auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura da matéria. Na sequência didática sobre “Modelos Atômicos”, ele deseja realizar uma aula com o objetivo de promover a compreensão dos estudantes sobre o papel dos modelos científicos, utilizando como exemplo os diferentes modelos atômicos.

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar atividades em que os estudantes devem ser capazes de
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10Q1009456 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Um professor realiza um experimento, no qual adiciona ácido nítrico (HNO3) concentrado a uma moeda de cobre. Os estudantes verificam a formação de um gás castanho e a coloração azul da solução. Nesse momento, um estudante questiona:


"Professor, aprendemos que o metal cobre é um metal nobre, sendo menos reativo do que o hidrogênio e, portanto, não é oxidado pelos ácidos. Por que nesse experimento ocorreu uma reação?"
Após o questionamento do estudante, o professor decide aproveitar a dúvida para aprofundar o conteúdo com a turma. Qual das estratégias abaixo seria a mais adequada para ajudar os estudantes a compreender o fenômeno observado?
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11Q1032945 | Química, Transformações Químicas, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

A gasolina e o óleo diesel, por exemplo, contêm enxofre (S) que, a partir de sua combustão, transforma-se em dióxido de enxofre (SO2). Na atmosfera, ele pode reagir tanto com a água, formando o ácido sulfuroso (H2SO3), como com o gás oxigênio (O2), originando o trióxido de enxofre (SO3). O SO3, por sua vez, pode reagir com água, formando o ácido sulfúrico (H2SO4).

Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Kelly Cristina dos Santos. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020, p.53.

Admitindo-se um rendimento de 100% em cada etapa do processo, calcule a quantidade aproximada de ácido sulfúrico obtida a partir da queima de 3 t de enxofre. (Dados: massa atômica H=1u; O=16u; S=32u).
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12Q1009454 | Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor inicia uma sequência didática sobre reações químicas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Ele pretende aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os tipos de reações químicas e o princípio da conservação da massa, conteúdos previstos na BNCC para essa etapa. Ao planejar suas aulas, o professor considera que muitos estudantes chegaram ao Ensino Médio sem compreender plenamente o que caracteriza uma reação química e com dificuldades em interpretar equações simbólicas.

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de
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13Q1032943 | Química, Teorias e Práticas para O Ensino de Química, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Durante uma sequência didática sobre funções inorgânicas (ácidos, bases, óxidos e sais), os estudantes foram desafiados a:


“Escolher rótulos de produtos de limpeza e uso doméstico, identificar uma substância química presente e classificá-la quanto à função inorgânica. Depois, justificar essa classificação com base em sua composição, propriedades e uso.”


Ao final, os estudantes entregaram registros escritos contendo: o nome do produto, a substância destacada, a classificação atribuída e a justificativa. Abaixo, trechos de três justificativas:


Estudante A: “A água sanitária é uma base porque serve para limpar coisas sujas, igual ao sabão.”


Estudante B: “O vinagre é um ácido, pois apresenta cheiro forte e arde muito quando cai em uma ferida.”


Estudante C: “O sal de cozinha é um sal porque tem Na e Cl na fórmula, mas também tem gosto, por isso achei que era ácido inicialmente.”
Qual das propostas a seguir é a mais adequada para promover e avaliar a diferenciação conceitual das funções inorgânicas?
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14Q1009457 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Considere o equilíbrio químico representado a seguir, estabelecido em sistema fechado:


CaCO3(s)⇌CaO(s)+CO2(g)


Durante uma aula, um estudante afirma que, ao adicionar mais CaO(s) ao sistema, a concentração de CO₂ diminuirá, pois "o excesso de CaO empurra a reação para o lado dos reagentes".
Com base nessa fala do estudante, assinale a alternativa que melhor representa a concepção por trás de sua afirmação.
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15Q1009458 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Considere o equilíbrio químico representado a seguir, estabelecido em sistema fechado:


CaCO3(s)⇌CaO(s)+CO2(g)


Durante uma aula, um estudante afirma que, ao adicionar mais CaO(s) ao sistema, a concentração de CO₂ diminuirá, pois "o excesso de CaO empurra a reação para o lado dos reagentes".
Como professor, seu objetivo não é apenas corrigir o erro conceitual, mas ajudar o estudante a refletir criticamente sobre sua concepção e compreender o papel dos sólidos no equilíbrio químico. Nesse contexto, qual das estratégias abaixo é a mais adequada para promover essa compreensão?
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16Q1032947 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O rompimento de parte da mina 18 de sal-gema da Braskem, em Maceió (AL), ocorreu após dias de alerta de risco de colapso, que já havia motivado a evacuação emergencial. o sal-gema, essencialmente cloreto de sódio, é extraído do subsolo através de perfurações que podem atingir mais de mil metros, nível no qual o material pode ser encontrado. Escavados os buracos, são injetados neles água. Ao atingir o sal-gema, cria-se uma mistura, como uma salmoura. A pressão da água injetada força a salmoura a subir, possibilitando a extração do sal-gema na superfície. Após o sal ser extraído, os poços são preenchidos com uma solução líquida para manter a estabilidade do solo. A Braskem informou também ter preenchido parte de seus poços com areia.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/12/11/desastre-emmaceio-entenda-o-que-provocou-o-rompimento-de-mina-de-sal-gemada-braskem.ghtml. Acesso em 24 abril 2025. Adaptado.

Os processos industriais, como o citado na notícia, podem afetar a estabilidade do solo. Essa instabilidade está relacionada ao fato de que
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17Q1032952 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Que saudades da Bahia! Saudades de minha Salvador. Saudades de tomar um bom suco de umbu bem gelado na casa da minha avó. A gente colocava a garrafa de suco em uma bacia pequena com cubos de gelo até cobrir a metade da garrafa, adicionava um pouco de água e algumas colheres de sal de cozinha. Em poucos minutos, o suco estava bem gelado, do jeito que eu gosto. Saudades de subir no pé de cajá e comer a fruta pendurado nos galhos. E ainda colhia algumas para minha mãe fazer compota, que delícia! Minha mãe me ensinou que, para fazer uma boa compota, a fruta deve ser cozida numa calda cuja concentração de açúcar deve ser maior ou igual à concentração de açúcar na fruta. Saudades da culinária baiana, do acarajé, do vatapá, da moqueca, do abará. Desde pequeno, via meu avô salgando o peixe e expondo-o ao sol. Ele me dizia que isso aumentava o tempo de vida útil do alimento. Saudades de passear pelo Pelourinho e ouvir os tambores do Olodum ecoando pelas ladeiras. Saudades do conforto da casa de mãe; do carinho; do cafuné; do amor.

Autor desconhecido

No texto foram descritos três processos distintos e que são exemplos de propriedades coligativas:
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18Q1032944 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Robert Boyle deu pela primeira vez a noção de elemento, na sua obra “O Químico Cético”. Segundo ele, elementos seriam certos corpos primitivos e simples, perfeitamente puros de qualquer mistura, que não fossem constituídos por nenhum outro corpo, ou uns pelos outros.

OKI, M. C. M. O conceito de elemento: da antiguidade à modernidade. Química Nova na Escola. n.16, 2002.

Atualmente, o conceito de elemento químico proposto por Boyle está
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19Q1032950 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

O aço é um dos materiais mais reciclados no mundo. Esse processo ocorre, principalmente, nas usinas siderúrgicas. (…) Nesse processo, utiliza-se um ímã ou eletroímã para separar os materiais ferromagnéticos, ou seja, que são atraídos por ímã, dos demais materiais.

Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Kelly Cristina dos Santos. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020, p.150.

De acordo com o texto, uma das operações físicas de separação de materiais que é realizada na reciclagem do aço envolve
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20Q1032949 | Química, Cinética Química, Habilitação Química, SEDUC MT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a próxima questão.

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é uma das substâncias que têm sido testadas como agente de desinfecção no combate ao novo corona vírus (SARS-CoV-2), causador da doença conhecida como Covid-19. A concentração de H2O2 na água oxigenada comumente vendida nas farmácias é de 3% ou 10 volumes. Essa expressão da concentração em volumes tem relação com a quantidade de gás oxigênio que é produzido com a decomposição completa do produto. Sendo assim, se a concentração da água oxigenada é de 10 volumes, por exemplo, significa que 1,0 mL de água oxigenada ao se decompor irá produzir 10,0 mL de oxigênio, medido nas condições normais de temperatura de pressão, 25°C e 1 atm.


Cordeiro, C. S. Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada). Ligados pela Química. UFPR. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/paginas/lpq/peroxido-de-hidrogenio-aguaoxigenada/. Acesso em 9 abril de 2025. Adaptado.
A velocidade da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio pode ser influenciada por diversos fatores. Em uma experiência, observou-se que a reação ocorreu mais rapidamente quando a temperatura foi elevada de 25 °C para 50 °C. Esse aumento da velocidade da reação pode ser explicado pelo fato de que a elevação da temperatura
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