Início

Questões de Concursos Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista

Resolva questões de Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1000114 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A cardiomiopatia hipertrófica é definida como a hipertrofia de qualquer região do ventrículo esquerdo, raramente do ventrículo direito, sem condições predisponentes de sobrecarga pressórica como estenose aórtica ou hipertensão sistêmica arterial de longa data. Acerca do tratamento intervencionista nesses pacientes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1000125 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A endocardite infecciosa relacionada a dispositivos implantáveis é uma das complicações mais graves de seu implante, associada a significativa morbidade e mortalidade. Acerca dessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1000138 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Mulheres com insuficiência cardíaca previamente diagnosticada que se tornam gestantes apresentam maior risco de complicações cardiovasculares relacionadas a gestação. Além disso, no planejamento de gravidez em mulher com insuficiência cardíaca, devem-se suspender medicações consideradas teratogênicas. Acerca do tratamento da insuficiência cardíaca na gestação, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1000051 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

O implante transcateter de prótese valvar aórtica é uma técnica que vem ganhando espaço no tratamento da estenose aórtica importante. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o fator anatômico ou de procedimento que favoreça a troca valvar cirúrgica, e não via cateter.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1000133 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Acerca do manejo das complicações na vida adulta da Tetralogia de Fallot, após sua correção, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1000132 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A Tetralogia de Fallot é cardiopatia congênita considerada cianótica, caracterizada por um defeito de septo interventricular com aorta cavalgando o septo, obstrução a via de saída de ventrículo direito e consequente hipertrofia do ventrículo direito. Apesar da correção cirúrgica ter evoluído ao longo do tempo, ainda existem complicações encontradas na vida adulta. Acerca dessa cardiopatia, analise as afirmativas abaixo.

I. A regurgitação pulmonar significativa é frequentemente encontrada após correção da via de saída do ventrículo direito, sendo bem tolerada por anos.

II. A dilatação do ventrículo direito pode ocorrer por obstrução a via de saída residual de ramos distais, associada a regurgitação pulmonar secundária a cirurgia de reparo, levando a insuficiência tricúspide secundária.

III. A sobrecarga de ventrículo esquerdo pode ocorrer por falha no fechamento do septo interventricular.

IV. A prevalência de arritmias atriais durante a vida nesses pacientes é elevada, correspondendo a cerca de 20%.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1000121 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

O defeito de septo interatrial é uma condição congênita que pode permanecer não diagnosticada até a vida adulta. Acerca do tratamento intervencionista nessa condição, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998760 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Em uma avaliação de um check-up cardiovascular, um paciente assintomático foi caracterizado como de risco intermediário para doença coronária. Foi solicitado um novo exame que modificou o seu perfil de risco, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1000116 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A hipertensão arterial sistêmica é condição clínica muito prevalente e que aumenta significativamente o risco cardiovascular dos pacientes. Acerca desse tema, em relação aos a fatores que influenciam no risco cardiovascular em pacientes hipertensos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1000117 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

O manejo da hipertensão arterial sistêmica inclui medidas farmacológicas e não farmacológicas. A respeito das medidas não farmacológicas, de acordo com as últimas diretrizes no assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1024913 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

As miocardiopatias infiltrativas representam um grupo heterogêneo de etiologias que podem acometer o interstício cardíaco ou o interior dos cardiomiócitos, interferindo na função diastólica e/ou sistólica ou causando anormalidades elétricas/condução cardíaca. A miocardiopatia infiltrativa, com depósito no interior da célula cardíaca, está representada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1000137 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

No manejo das síndromes coronarianas agudas, a estratégia invasiva tem papel de suma importância no prognóstico desses pacientes. Acerca desse instrumento, analise as afirmativas abaixo.

I. A indicação de estratégia invasiva imediata é a mesma em pacientes com supradesnivelamento de segmento ST e naqueles sem supradesnivelamento de segmento ST com critérios de muito alto risco.

II. Em pacientes com síndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento de segmento ST de alto risco, deve ser considerada a estratégia invasiva em até 24 horas do evento.

III. No infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, é recomendada a intervenção percutânea coronária primária em até 60 horas do início dos sintomas.

IV. No infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, após fibrinólise, o cateterismo cardíaco e angioplastia, se viáveis, são recomendados entre 2 e 24 horas do procedimento.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1005817 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 22 anos procurou o reumatologista com quadro articular e recebeu diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, estando em tratamento com hidroxicloroquina. Iniciou falta de ar aos esforços e inchaço nas pernas, apresentando pressão arterial de 80 x 60 mmHg, frequência cardíaca de 105 bpm morfologia pulso alternante e de pequena amplitude. Pressão venosa jugular elevada. Ausculta cardíaca: bulhas hipofonéticas com ritmo tríplice, bulha protodiastólica audível na ponta. Ausculta pulmonar com presença de estertores bibasais. ECG: ritmo sinusal taquicárdico. Bloqueio do ramo esquerdo do terceiro grau. Ecodopplercardiograma com aumento das câmaras esquerdas. Disfunção grave do ventrículo esquerdo com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 23%. Movimento assincrônico do septo interventricular. Derrame pericárdico moderado.
A correlação do quadro clínico ecocardiográfico sugere que a possível complicação cardiovascular dessa paciente é devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998758 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 75 anos, com amiloidose cardíaca sintomática, foi avaliado e identificado como portador de uma forma wild-type, anteriormente denominada como forma senil, com fenótipo de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.
O tratamento com um fármaco estabilizador do tetrâmero da transtirretina busca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1000118 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

Dentre as doenças da aorta, as arterites preocupam devido a potenciais complicações como aneurismas, dissecção e ruptura. Acerca de suas principais causas, assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1000123 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A pericardite recorrente é diagnosticada com um primeiro episódio documentado de pericardite aguda, um intervalo livre de sintomas de 4 a 6 semanas ou mais e evidência de recorrência subsequente da pericardite. Acerca dessa condição, avalie os tratamentos apresentados a seguir na coluna da esquerda e os correlacione com as linhas de tratamento, na coluna da direita.

A. Aspirina ou corticoides não esteroidais, colchicina e restrição ao exercício físico

I. Primeira Linha

B. Pericardiectomia

II. Segunda Linha

C. Corticoesteróides em baixa dose (excluídas causas infecciosas)

III. Terceira Linha

D. Imunoglobulina ou azatioprina

IV. Quarta linha

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a correlação entre tratamentos (letras) e linha de tratamento (números).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1000135 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

As definições de hipertensão pulmonar são baseadas na avaliação hemodinâmica realizada por cateterismo cardíaco direito. Acerca dessa classificação, assinale a alternativa que apresenta corretamente as medidas encontradas em paciente com quadro de hipertensão pulmonar pós capilar isolada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1024912 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

O uso da cafeína interfere com exames cardíacos que promovem alteração da perfusão cardíaca através do aumento de adenosina, levando ao aumento do fluxo coronariano e promovendo “roubo” coronário.
Uma paciente estava agendada para o exame e tinha tomado café; portanto, será adiado o seu exame de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1000119 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

As taquicardias supraventriculares (TSV) estão associadas a um aumento da mortalidade durante a gestação, com frequência de 22 por 100.000 internações relacionadas a gravidez por TSV. Acerca do tratamento das arritmias em gestantes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1000122 | Medicina, Hemodinámica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, IBFC, 2023

A anomalia de Ebstein é caracterizada por folhetos formados de maneira anormal e deslocados apicalmente, caracterizando a atrialização do ventrículo direito. Acerca do tratamento dessa condição, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.