Questões de Concursos: História e Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: História e Matemática. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q680271 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Considere o texto a seguir.
Digo, sem fazer maiores declarações, que, se a Razão oferece sua sóbria luz, se as mulheres são realmente capazes de agir como criaturas racionais, que não sejam tratadas como escravas, nem como animais que, submetidos ao homem, dependem de sua razão; mas, ao contrário, cultivem sua mente, deem a elas o limite sublime e salutar dos princípios e deixem que alcancem a dignidade consciente, sentindo elas próprias que dependem apenas de Deus. Ensinem-nas, como aos homens, a se submeter à necessidade, em vez de atribuírem a um sexo a moral para torná-las mais agradáveis.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos Direitos da Mulher. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 57.
O texto, escrito pela filósofa inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, expressa ideais do

2 Q680291 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

A concentração de alguns medicamentos no organismo está relacionada com a meia-vida, ou seja, o tempo necessário para que a quantidade inicial do medicamento no organismo seja reduzida pela metade.
Considere que a meia-vida de determinado medicamento é de 6 horas. Sabendo que um paciente ingeriu 120 mg desse medicamento às 10 horas, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a concentração desse medicamento, no organismo desse paciente, às 16 horas do dia seguinte.

3 Q680943 | Matemática, Porcentagem, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o número de subnutridos no mundo está em declínio. No ano de 2012, o número de subnutridos foi estimado em 842 milhões de pessoas; em 1992, esse número era de 1,03 bilhão de pessoas.
Percentualmente, o declínio de subnutridos de 2012, em relação a 1992, está entre

4 Q680265 | História, Civilizações PréColombianas Maias, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza. ( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada. ( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário. ( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

5 Q680263 | História, Medievalidade Europeia, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Leia o enunciado abaixo.
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........ , predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

6 Q680295 | Matemática, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Um jogador, ao marcar números em um cartão de aposta, como o representado na figura abaixo, decidiu utilizar apenas seis números primos.
[01] [02] [03] [04] [05] [06] [07] [08] [09] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23] [24] [2-5] [26] [27] [28] [29] [30] [31] [32] [33] [34] [35] [36] [37] [38] [39] [40] [41] [42] [43] [44] [45] [46] [47] [48] [49] [50] [51] [52] [53] [54] [55] [56] [57] [58] [59] [60]
A probabilidade de que os seis números sorteados no cartão premiado sejam todos números primos é

7 Q680282 | História, República Autoritária 1964 1984, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Em meados da década de 1970, intensificaram-se no Brasil as demandas de diferentes setores da sociedade brasileira por uma "anistia ampla, geral e irrestrita".
Com relação a esse contexto histórico e suas consequências nos dias de hoje, considere as afirmações abaixo.
I - A promulgação da Lei da Anistia, em 1979, insere-se no processo de transição política para a democracia junto com outras medidas, como a revogação do Ato Institucional n. 5 e a reorganização do sistema partidário brasileiro. II - A anistia obedeceu ao grande acordo nacional, organizado pelo partido governista e pela oposição, que previa a permanência dos militares no poder por mais uma década. III - Um processo de revisão da anistia, concedida aos agentes da repressão, iniciou-se a partir da década de 1990, e esses agentes passaram a ser criminalizados com o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em 2012.
Quais estão corretas?

8 Q680934 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.


I - Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada”, no caso de uma guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles.

II - Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.

III- Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.


Quais estão corretas?

9 Q680275 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.


I - A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II - A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III - A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial.


Quais estão corretas?

10 Q680266 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Leia o enunciado abaixo.
No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.