Analise o excerto, que aproxima a especialização do trabalho industrial ao filme Tempos Modernos , lançado em
1936, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin.
A manufatura, diz Marx, “estropia o trabalhador e faz
dele uma espécie de monstro, favorecendo, como numa
estufa, o desenvolvimento de habilidades parciais, suprimindo todo um mundo de instintos e capacidades”. [...]
Em Tempos Modernos são excelentes as cenas em que
o corpo alcança uma condição automatizada, com movimentos precisos e ritmo regular. Procurando mostrá-lo
como mais uma peça da engrenagem, o personagem de
Chaplin perde o controle, tornando-se puro movimento
automático das mãos. [...] Carlitos, enlouquecido, puro
movimento automático, [persegue] uma mulher pela rua,
ao confundir botões de seu vestido com os parafusos que
deve apertar.
(Carlos Alberto Vesentini, “História e ensino: o tema do sistema de fábrica
visto através de filmes”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.)
O saber histórico na sala de aula , 1998)
A comparação, veiculada pelo excerto,
a) permite a avaliação em sala de aula dos efeitos socialmente positivos do aumento da produtividade
industrial.
b) opõe-se à proposta de utilização de conteúdos culturais diversos como procedimento pedagógico em
salas de aula.
c) confirma aos olhos dos estudantes a superioridade
da análise científica da sociedade sobre as expressões ficcionais.
d) incorpora à sala de aula o conteúdo programático revolução industrial inexistente na grade curricular de
história.
e) demonstra a possiblidade de emprego didático de
linguagens artísticas em discursões teóricas.