Analise o excerto, que aproxima a especialização do trabalho industrial ao filme Tempos Modernos, lançado em
1936, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin.
A manufatura, diz Marx, “estropia o trabalhador e faz
dele uma espécie de monstro, favorecendo, como numa
estufa, o desenvolvimento de habilidades parciais, suprimindo todo um mundo de instintos e capacidades”. [...]
Em Tempos Modernos são excelentes as cenas em que
o corpo alcança uma condição automatizada, com movimentos precisos e ritmo regular. Procurando mostrá-lo
como mais uma peça da engrenagem, o personagem de
Chaplin perde o controle, tornando-se puro movimento
automático das mãos. [...] Carlitos, enlouquecido, puro
movimento automático, [persegue] uma mulher pela rua,
ao confundir botões de seu vestido com os parafusos que
deve apertar.
(Carlos Alberto Vesentini, “História e ensino: o tema do sistema de fábrica
visto através de filmes”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.)
O saber histórico na sala de aula, 1998)
A comparação, veiculada pelo excerto,
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