Questões de Concursos: Hotelaria

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1 Q908508 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas (DE LIMA; BARRETO, 2016). Considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, corrobora-se com a afirmativa, no sentido de que a

2 Q908517 | Turismo, Globalização no Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Diante da necessidade de atender às crescentes expectativas dos clientes da indústria hoteleira, especialmente em um contexto marcado pela proliferação das Agências de Viagens Online (OTA's), tem se observado que as inovações tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e o novo perfil dos clientes, aliados à intensa competitividade no mercado, têm demandado que os estabelecimentos hoteleiros ofereçam

3 Q908509 | Gestão de Pessoas, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

De acordo com uma reportagem publicada em um jornal de grande circulação, algumas empresas estão criando ambientes de trabalho tóxicos, caracterizados por insegurança no emprego e longas jornadas de trabalho, o que tem reduzido a produtividade dos funcionários principalmente no segmento da hospitalidade. Essa situação demanda novas abordagens na gestão estratégica de pessoas, levando as organizações a considerarem os potenciais fatores de estresse no ambiente de trabalho. Considerando o exposto, são apresentados, respectivamente, um fator ambiental, um fator organizacional e um fator individual de estresse no trabalho em:

4 Q908511 | Marketing, Fidelização, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

O marketing de experiência vem ganhando destaque no turismo e na hotelaria, uma vez que os serviços de hospitalidade são essencialmente geradores de experiências. Pine e Gilmore (1998) introduziram o conceito de economia da experiência, argumentando que as empresas devem oferecer experiências memoráveis para se diferenciar. No setor hoteleiro, isso pode envolver desde a personalização do serviço até a criação de ambientes temáticos e atividades exclusivas para os hóspedes. Na adoção das estratégias de Marketing de Experiência, a empresa hoteleira objetiva

5 Q908513 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A Organização Mundial do Turismo - OMT (2001, p. 324) define a qualidade como a satisfação das necessidades dos clientes a um preço igual ou inferior ao que eles atribuem ao produto ou serviço em função do valor que receberam e perceberam e assim a qualidade do serviço tem sido identificado como um fator-chave na diferenciação da oferta, contribuindo para a obtenção de vantagem competitiva para a hotelaria. Aplicando-se o modelo SERVQUAL no contexto dos meios de hospedagem, uma das dimensões identificadas por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988) é

6 Q908523 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) foi criado pelo Ministério do Turismo (MTur) com a principal finalidade de

7 Q908516 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

O excesso de oferta de fornecedores turísticos, especialmente na indústria hoteleira, obriga os hoteleiros a serem inovadores e criativos e a encontrar formas de diferenciar e dar destaque ao seu hotel entre o grande número de concorrentes a tecnologia tem um papel crescente na gestão da qualidade em serviços hoteleiros. Tecnologias como inteligência artificial e automação também estão sendo utilizadas para personalizar as experiências dos hóspedes e aumentar a eficiência operacional. Para Buhalis e Leung (2018), plataformas de feedback on-line e ferramentas de análise de dados podem ser usados para monitorar a qualidade do serviço e identificar áreas de melhoria, outra estratégia proposta pelos autores é a de

8 Q908522 | Técnicas de Vendas e Negociação, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No contexto de prestação de serviços, o espaço de tempo em que os clientes interagem com algum aspecto da empresa e dessa interação obtêm um resultado positivo ou negativo é conhecido como:

9 Q908510 | Marketing, Conceitos de Marketing, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Adotando-se o conceito de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” e que o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Sobre os seus fundamentos, é possível afirmar que

10 Q908514 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A implementação do Ciclo PDCA (plan, do, check, act; planejar, fazer, checar, agir) tem como objetivo a melhoria contínua dos processos organizacionais e pode contribuir para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de modo que
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