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Questões de Concursos Informática Desenvolvimento WEB

Resolva questões de Informática Desenvolvimento WEB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1074119 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Informática Desenvolvimento WEB, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

O IFMS está realizando uma análise de dados para melhorar a experiência de aprendizado dos alunos no curso de Desenvolvimento Web. O objetivo da análise é identificar diferentes grupos de alunos com base no comportamento de interação com o conteúdo do curso e no desempenho nas avaliações. Essa segmentação visa personalizar as abordagens de ensino, como estratégias de recuperação de aprendizado e adaptação de conteúdo. A equipe de TI (Tecnologia da Informação), composta pelo analista de informática do IFMS, utiliza técnicas de mineração de dados para encontrar padrões e agrupamentos nos dados dos alunos. Nesse sentido, o analista precisa escolher um algoritmo de clusterização para agrupar os alunos em segmentos, levando em consideração variáveis como tempo de acesso, desempenho em atividades, participação em fóruns e engajamento com o material didático. Diante das seguintes opções, assinale a alternativa que apresenta corretamente um algoritmo de clusterização que pode ser utilizado para agrupar os alunos de acordo com as variáveis analisadas.
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2Q1074121 | Informática, Navegadores Browser, Informática Desenvolvimento WEB, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Sabe-se que, ao utilizar o navegador Google Chrome (em português) no computador, é possível melhorar sua execução. Uma das possibilidades, por exemplo, é corrigir vídeos e jogos que não funcionam. Para isso, o próprio suporte desse navegador sugere um conjunto de etapas que podem ser realizadas para fazer essa correção. São recomendações feitas pelo suporte do navegador, EXCETO
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3Q1074118 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Informática Desenvolvimento WEB, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

O aprendizado de máquina aplicado à mineração de dados possibilita a extração de conhecimento útil a partir de grandes volumes de informações, automatizando a identificação de padrões e tendências. Ele é empregado para prever comportamentos, classificar dados e detectar anomalias em diferentes contextos. Entre as abordagens utilizadas nesse processo, destacam-se o aprendizado supervisionado, o aprendizado não supervisionado e o aprendizado por reforço, cada um adequado a diferentes tipos de problemas e conjuntos de dados. Em relação às abordagens mencionadas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) No aprendizado supervisionado, o modelo aprende com um conjunto de dados não rotulados (exemplo: previsão de vendas).
( ) No aprendizado não supervisionado, o modelo encontra padrões em dados rotulados (exemplo: segmentação de clientes).
( ) No aprendizado por reforço, o modelo aprende através de interações com o ambiente e feedback sobre as ações (exemplo: algoritmos de recomendação)
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4Q1074120 | Informática, Teclas de Atalho, Informática Desenvolvimento WEB, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Um dos professores do IFMS da área de Informática precisa acessar rapidamente seus sites favoritos, como repositórios de código, fóruns técnicos e plataformas de ensino. Para isso, ele utiliza a barra de favoritos do navegador Mozilla Firefox (em português) para organizar e acessar seus links essenciais de forma ágil. Durante uma aula sobre usabilidade e produtividade no desenvolvimento web, esse mesmo professor deseja demonstrar aos alunos como ativar e desativar rapidamente essa barra, explicando a importância de atalhos de teclado na rotina de um programador.
Com base nesse cenário, assinale a alternativa que apresenta corretamente o atalho de teclado que serve para exibir/ocultar a barra de favoritos no Mozilla Firefox.
(Obs.: o caractere + foi utilizado apenas para interpretação.)
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