Questões de Concursos Instrutor Circense

Resolva questões de Instrutor Circense comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1071768 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

O malabarismo está presente na sociedade ocidental há séculos, tendo seu espaço garantido nos espetáculos circenses. De um modo geral, o malabarismo pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1071772 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Quanto à formação do malabarista, analise as afirmativas a seguir, considerando F para a(s) falsa(s) e V para a(s) verdadeira(s): I. Ao contrário do que acontece com o acrobata ou o aerialista (trapezista, por exemplo), a formação do malabarista requer menor atenção na preparação corporal e foco na pesquisa e elaboração do número. II. Os malabaristas devem dedicar a maior parte do seu tempo treinando as técnicas específicas que o objeto e o projeto artístico requerem. O condicionamento físico acontecerá de modo natural, sem a necessidade de uma atenção especial. III. O artista malabarista necessita de constante preparação corporal, que envolve alongamentos e condicionamento físico específico, aliado a outras atividades criativas e de formação expressiva. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1071761 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Texto associado.
TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55 Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense.
Quanto às mudanças significativas no processo de formação/aprendizagem e as primeiras escolas de circo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1071762 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com relação à regulamentação direcionada à classe circense, é correto afirmar que, no período de 2003-2007:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1071765 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A formação do artista circense contemporâneo deve priorizar em seu currículo: I. os conhecimentos técnicos específicos, de modo que os alunos de escolas profissionalizantes sejam selecionados por seus conhecimentos prévios e sua qualidade artística; II. os conhecimentos específicos acumulados historicamente combinados a novos saberes (técnicos, tecnológicos), frutos da pesquisa artística, permitindo a construção de maior diversidade estética; III. os conhecimentos práticos próprios das modalidades circenses com maior inserção/aceitação no mercado; IV. os conhecimentos teóricos e práticos, de modo a permitir maior autonomia artística e criativa dos futuros artistas. Considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) acima e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1071769 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Embora não seja um tema recente, foi principalmente a partir das últimas duas décadas que o ensino do circo alcançou maior destaque como conteúdo programático de instituições educacionais (projetos sociais; escolas regulares; ONGs, universidades, etc.). Nesse sentido, o ensino das artes circenses para além das escolas profissionalizantes de circo pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1071770 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Durante séculos a construção dos materiais e equipamentos circenses foi realizada de modo artesanal e em pequena escala. Atualmente observamos o surgimento de algumas empresas (fabricantes e revendedoras) de diferentes implementos, modificando, em parte, o cenário acima descrito. Essa relação pode ser melhor compreendida se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1071773 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A formação do circense contemporâneo engloba um vasto conjunto de modalidades e técnicas, que podem ser agrupadas em: aéreos (trapézio fixo, trapézio de balaço, lira, tecido, trapézio de voos, argolas aéreas, passeio aéreo, ...); acrobáticas (mão-a-mão, báscula, cama-elástica, icários, parada mãos, ...); de manipulação (malabares com bolas, aros, claves, chapéus, laço, chicote; tranca, ...); de equilíbrio (arame fixo baixo, arame alto, corda bamba, perna-de-pau, monociclo, rola-rola, ...); palhaço (mímica, pantomima, ...); bem como um conjunto de modalidades hibridas (percha, mastro-chinês, bola-monociclo, ...). Dessa forma, os profissionais responsáveis por esse tipo de formação devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1071764 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A acrobacia tem ocupado um importante espaço na formação dos circenses, exigindo um prolongado e dedicado treinamento. Pressupõe-se que, quando os artistas dominam os fundamentos acrobáticos, ampliam-se suas possibilidades de atuação no âmbito circense. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1071767 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Uma das principais características do circo moderno ainda muito presente na contemporaneidade é a estética do risco. Esse modelo estético representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1071766 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com a constituição das escolas de circo fora da lona, a partir do final da década de 1970, outros debates sobre o fazer circense entraram em cena. A alternativa que melhor reproduz o processo histórico do surgimento das escolas de circo e os novos modos de formação profissional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1071771 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Uma das dificuldades enfrentadas pelos circenses contemporâneos é a formação e a manutenção de trupes numerosas para a realização de números que exigem um grande contingente de artistas, como, por exemplo, a báscula russa ou o trapézio de voos. Sobre essa realidade, analise as afirmativas a seguir: I. Sendo essa uma tendência mundial, é preciso considerar o fator econômico e fomentar números individuais ou com grupos formados por poucos artistas. II. O Brasil nunca teve tradição em números de báscula russa e trapézio de voos, portanto este fenômeno não afeta as escolas de formação profissionalizante de circo. III. O mercado do circo contemporâneo determina a produção artística, e neste caso, o desenvolvimento do circo deve focar os números que envolvam poucos artistas. Assinale se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1071763 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

No final do século XVIII, houve uma movimentação artística em Londres que resultou em determinado modo de produção de espetáculo, com um novo modo de organização do trabalho de diversos grupos de artistas. Assinale a movimentação artística referida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.