Questões de Concursos Instrutor de Libras

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1Q811995 | Legislação Federal, Lei 10436 2002, Instrutor de Libras, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, garante a Libras como disciplina obrigatória nos curso de Ensino Superior. Neste contexto, a língua de sinais deverá estar presente nas matrizes curriculares dos mais diversos cursos de graduação e deverá ser ministrada por profissionais que apresentem o seguinte perfil:

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3Q1014966 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Pedra PE, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. Como língua, a Libras está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento linguístico.

II. Nenhum cidadão tem direito à educação ou à aprendizagem ao longo da vida.

Marque a alternativa CORRETA:

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4Q1015670 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Strobel (2009), na obra As imagens do outro sobre a cultura surda, defende que o primeiro artefato da cultura surda é são

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5Q1014022 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Em Libras, existem os deslocamentos de sinais para cima e para baixo e(ou) para o lado direito e para o lado esquerdo, à frente e atrás do emissor, com rotações, translações e velocidades com tensão, retenção, contínuo e refreado.

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O parâmetro que representa o deslocamento do sinal é o (a)

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6Q1015673 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

De acordo com Quadros e Karnopp, em Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos (2004), o parâmetro ponto de articulação ou localização representa o local em que o sinal é realizado.

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Assinale a alternativa em que os dois sinais têm o mesmo ponto de articulação.

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7Q1014935 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A LIBRAS é entendida como língua natural, pois as crianças surdas adquirem-na de maneira espontânea, sem que haja treinamento ou ensino específico. A língua favorece aos surdos a estruturação do pensamento, o acesso ao conhecimento de mundo, a aprendizagem dos conteúdos curriculares. A aprendizagem da língua de sinais deverá efetivar-se nos primeiros anos de vida, pois assim a língua poderá trazer benefícios tanto para os próprios surdos quanto para a dinâmica:
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9Q1014018 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Há dois trabalhos que mencionam a flexibilidade da ordem das frases na Língua Brasileira de Sinais: Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1995). As autoras observam que há várias possibilidades de ordenação das palavras nas sentenças, mas que, apesar dessa flexibilidade, parece haver uma ordenação mais básica que as demais.

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QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais

brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87.

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Acerca da ordem da frase em Libras, assinale a alternativa correta.

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10Q1014276 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A oficialização da Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que evidenciou mudanças significativas na visibilidade das articulações do movimento surdo com as instâncias governamentais.

São itens tratados no Decreto nº 5.626/2005, exceto:

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11Q1014382 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A cultura surda é uma parte importante da identidade das pessoas surdas e está profundamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Analise as afirmativas abaixo referente à cultura surda e sua relação com as identidades surdas.

1. A identidade surda é construída principalmente a partir da experiência compartilhada em torno da Libras, que funciona como elemento central de coesão e expressão cultural da comunidade surda.

2. A identidade surda é definida pelo nível de perda auditiva de uma pessoa, independentemente do uso da Libras ou da participação em comunidades surdas.

3. A cultura surda é homogênea; todas as pessoas surdas compartilham as mesmas tradições e práticas culturais, sem variações regionais ou individuais.

4. A comunidade surda no Brasil não rejeita a importância de ter sua própria língua, mesmo assim defende uma integração total por meio da oralização e do uso da língua portuguesa. 5. O reconhecimento da cultura surda ocorre apenas no âmbito educacional, sem impactos relevantes na vida cultural ou política das pessoas surdas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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12Q1013414 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Iconicidade e arbitrariedade do signo linguístico são inerentes às línguas naturais. Direcionando tais definições às línguas de sinais, assinale a alternativa que define sinais icônicos ou iconicidade.
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13Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

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14Q1015679 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas.

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QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais

brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87.

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Com relação aos estudos morfológicos de Libras, assinale a alternativa correspondente a exemplos de sinais constituídos a partir de uma mesma base morfológica.

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15Q1014934 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A combinação de unidades menores, os fonemas, pode ser realizada utilizando-se uma ou duas mãos para formar um sinal. O sinal com duas mãos pode ter a mesma configuração de mão ou não. Marque a alternativa que contempla os sinais com duas mãos e a mesma configuração de mão.
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16Q1014015 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

O movimento é um dos parâmetros descritos nos estudos fonológicos de Libras, contudo determinados sinais têm movimento e outros, ao contrário, não.

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Assinale a alternativa em que o sinal é estático e não apresenta movimento.

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17Q1016065 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A Língua Brasileira de Sinais foi criada a partir da vinda do surdo Ernest Huet ao Brasil, a convite de Dom Pedro II.
A língua de sinais trazida ao Brasil por Huet e que foi a base para a criação da Libras foi a:
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18Q1015667 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

No que se refere ao Congresso Internacional de Milão, ocorrido em 1880, assinale a alternativa correta.

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19Q1015676 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Dentro da classificação de verbos com concordância, há os denominados de backward verbs ou verbos reversos. Neles, a trajetória do sinal se inicia na posição do objeto e é concluída na posição de sujeito, ao contrário dos demais verbos com concordância, que começam sua trajetória na posição de sujeito e vão em direção à posição do objeto.

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Assinale a alternativa que indica um exemplo de verbo reverso.

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20Q1015680 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Alguns sinais não são realizados no chamado “espaço neutro”, que é o espaço à frente do corpo da pessoa que sinaliza.

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Assinale a alternativa em que os sinais são realizados no espaço neutro.

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