Início Questões de Concursos Instrutor de Surdo Resolva questões de Instrutor de Surdo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Instrutor de Surdo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1013840 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Conforme Perlin (2001), "as identidades surdas manifestam uma diversidade de facetas devido às fragmentações que enfrentam, em decorrência do poder ‘ouvintista’ que impõe suas normas". A autora, dessa forma, reconhece diversas identidades surdas potenciais, dentre elas, as identidades: ✂️ a) Flutuante, Linguística, Social ✂️ b) Social, Linguística, Pedagógica ✂️ c) Híbrida, Embaçada, de Transição ✂️ d) de Transição, Incompleta, Pedagógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a: ✂️ a) primeira fase, que é o período inicial que se assemelha ao balbucio das crianças ouvintes ✂️ b) segunda fase, quando a criança surda começa a produzir frases de duas palavras ✂️ c) terceira fase, em que a criança surda começa a nomear as coisas ✂️ d) quarta fase, em que a criança começa a produzir sequências de gestos que se assemelham aos sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que: ✂️ a) este refere-se aos processos derivacionais como os processos envolvendo a combinação de aglutinação e incorporação ✂️ b) pode-se realizar um número finito de locações dentro desse espaço, chamados ponto de articulação ✂️ c) alguns pontos são mais precisos, pois consideram os interlocutores face a face ✂️ d) a representação das unidades fonológicas dos sinais é linear Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1013838 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Aquilo que chamamos de "palavras" em línguas orais-auditivas é referido como "sinal" nas línguas de sinais. O sinal é formado pela combinação dos movimentos das mãos. A articulação das mãos, que pode ser comparada aos fonemas, é denominada: ✂️ a) Sistema de transcrição ✂️ b) Morfema ✂️ c) Sintaxe ✂️ d) Parâmetro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1013842 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Os Surdos gradualmente desenvolvem seu pensamento e adquirem compreensão de mundo exclusivamente por meio de suas percepções visuais. A identidade surda se forja no contexto de uma cultura eminentemente visual. No entanto, essa distinção não deve ser percebida como uma edificação isolada, mas sim como um processo de construção: ✂️ a) sociolinguística ✂️ b) multilinguística ✂️ c) sociocultural ✂️ d) multicultural Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1013843 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023O processo de desenvolvimento do indivíduo surdo segue a mesma trajetória do ouvinte, sendo moldado pelas interações sociais e pela aquisição de significados a partir de suas experiências no mundo exterior. A única diferença reside na necessidade de um canal linguístico compartilhado com o outro indivíduo com quem está compartilhando essas experiências, ou seja, ambos devem utilizar a língua de sinais. Para superar a barreira da linguagem oral, a língua de sinais é o meio que capacita o surdo a desenvolver suas habilidades: ✂️ a) linguísticas ✂️ b) cognitivas ✂️ c) cidadãs ✂️ d) sociais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1013844 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023De acordo com Almeida (2015), os surdos são atores e protagonistas de sua comunicabilidade, não havendo motivo para a sociedade ainda considerá-los sujeitos incapazes ou dependentes linguisticamente. Segundo o autor, esse entendimento a respeito do surdo ainda se mantém devido: ✂️ a) à falta de discernimento entre deficiente auditivo e surdo ✂️ b) à hierarquização social, que tem como base a comunicação humana ✂️ c) ao pouco acesso do surdo às salas de aula, comprometendo seu desenvolvimento cognitivo ✂️ d) ao fato do surdo não realizar bem a leitura do Português, restringindo o seu acesso ao conhecimento científico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1013839 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023O decreto 5626/2005, em seu Capítulo III, no Art. 13, diz que o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas, deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nível médio e superior, bem como: ✂️ a) nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa ✂️ b) nos cursos de Graduação em Pedagogia Bilíngue ✂️ c) nos cursos de licenciatura em Letras-LIBRAS ✂️ d) em todos os cursos de licenciatura plena Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1015523 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Conforme estudos desenvolvidos por pesquisadores no Brasil, pode-se afirmar que o desenvolvimento linguístico-cognitivo do surdo: ✂️ a) está atrelado ao uso da língua em português oral associada à língua de sinais para que a aprendizagem da escrita ocorra adequadamente ✂️ b) ocorre de modo completamente distinto do desenvolvimento observado em ouvintes ✂️ c) depende de uma instrução e de educação mediadas pela Língua Brasileira de Sinais ✂️ d) está vinculado ao processo de alfabetização exclusivamente na língua majoritária Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1013837 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Os atributos de um educador/tutor em uma instituição escolar bilingue destinada a estudantes surdos, conforme delineado por Davie, diz que o professor/ instrutor surdo deve: ✂️ a) distinguir aspectos das línguas requeridas para o ensino da escrita embora tenha um desempenho mais superficial nessa modalidade ✂️ b) ter habilidade para levar a criança a identificar-se como um surdo e diferente dos ouvintes ✂️ c) conhecer superficialmente a língua escrita ✂️ d) respeitar as duas línguas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1013840 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Conforme Perlin (2001), "as identidades surdas manifestam uma diversidade de facetas devido às fragmentações que enfrentam, em decorrência do poder ‘ouvintista’ que impõe suas normas". A autora, dessa forma, reconhece diversas identidades surdas potenciais, dentre elas, as identidades: ✂️ a) Flutuante, Linguística, Social ✂️ b) Social, Linguística, Pedagógica ✂️ c) Híbrida, Embaçada, de Transição ✂️ d) de Transição, Incompleta, Pedagógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a: ✂️ a) primeira fase, que é o período inicial que se assemelha ao balbucio das crianças ouvintes ✂️ b) segunda fase, quando a criança surda começa a produzir frases de duas palavras ✂️ c) terceira fase, em que a criança surda começa a nomear as coisas ✂️ d) quarta fase, em que a criança começa a produzir sequências de gestos que se assemelham aos sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que: ✂️ a) este refere-se aos processos derivacionais como os processos envolvendo a combinação de aglutinação e incorporação ✂️ b) pode-se realizar um número finito de locações dentro desse espaço, chamados ponto de articulação ✂️ c) alguns pontos são mais precisos, pois consideram os interlocutores face a face ✂️ d) a representação das unidades fonológicas dos sinais é linear Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1013838 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Aquilo que chamamos de "palavras" em línguas orais-auditivas é referido como "sinal" nas línguas de sinais. O sinal é formado pela combinação dos movimentos das mãos. A articulação das mãos, que pode ser comparada aos fonemas, é denominada: ✂️ a) Sistema de transcrição ✂️ b) Morfema ✂️ c) Sintaxe ✂️ d) Parâmetro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1013842 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Os Surdos gradualmente desenvolvem seu pensamento e adquirem compreensão de mundo exclusivamente por meio de suas percepções visuais. A identidade surda se forja no contexto de uma cultura eminentemente visual. No entanto, essa distinção não deve ser percebida como uma edificação isolada, mas sim como um processo de construção: ✂️ a) sociolinguística ✂️ b) multilinguística ✂️ c) sociocultural ✂️ d) multicultural Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1013843 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023O processo de desenvolvimento do indivíduo surdo segue a mesma trajetória do ouvinte, sendo moldado pelas interações sociais e pela aquisição de significados a partir de suas experiências no mundo exterior. A única diferença reside na necessidade de um canal linguístico compartilhado com o outro indivíduo com quem está compartilhando essas experiências, ou seja, ambos devem utilizar a língua de sinais. Para superar a barreira da linguagem oral, a língua de sinais é o meio que capacita o surdo a desenvolver suas habilidades: ✂️ a) linguísticas ✂️ b) cognitivas ✂️ c) cidadãs ✂️ d) sociais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1013844 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023De acordo com Almeida (2015), os surdos são atores e protagonistas de sua comunicabilidade, não havendo motivo para a sociedade ainda considerá-los sujeitos incapazes ou dependentes linguisticamente. Segundo o autor, esse entendimento a respeito do surdo ainda se mantém devido: ✂️ a) à falta de discernimento entre deficiente auditivo e surdo ✂️ b) à hierarquização social, que tem como base a comunicação humana ✂️ c) ao pouco acesso do surdo às salas de aula, comprometendo seu desenvolvimento cognitivo ✂️ d) ao fato do surdo não realizar bem a leitura do Português, restringindo o seu acesso ao conhecimento científico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1013839 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023O decreto 5626/2005, em seu Capítulo III, no Art. 13, diz que o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas, deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nível médio e superior, bem como: ✂️ a) nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa ✂️ b) nos cursos de Graduação em Pedagogia Bilíngue ✂️ c) nos cursos de licenciatura em Letras-LIBRAS ✂️ d) em todos os cursos de licenciatura plena Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1015523 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Conforme estudos desenvolvidos por pesquisadores no Brasil, pode-se afirmar que o desenvolvimento linguístico-cognitivo do surdo: ✂️ a) está atrelado ao uso da língua em português oral associada à língua de sinais para que a aprendizagem da escrita ocorra adequadamente ✂️ b) ocorre de modo completamente distinto do desenvolvimento observado em ouvintes ✂️ c) depende de uma instrução e de educação mediadas pela Língua Brasileira de Sinais ✂️ d) está vinculado ao processo de alfabetização exclusivamente na língua majoritária Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1013837 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Os atributos de um educador/tutor em uma instituição escolar bilingue destinada a estudantes surdos, conforme delineado por Davie, diz que o professor/ instrutor surdo deve: ✂️ a) distinguir aspectos das línguas requeridas para o ensino da escrita embora tenha um desempenho mais superficial nessa modalidade ✂️ b) ter habilidade para levar a criança a identificar-se como um surdo e diferente dos ouvintes ✂️ c) conhecer superficialmente a língua escrita ✂️ d) respeitar as duas línguas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro