Início Questões de Concursos Instrutor de Surdos Resolva questões de Instrutor de Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Instrutor de Surdos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q338799 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm retângulo tem área igual a 96mm2 e perímetro igual a 40mm. Portanto, o maior lado deste retângulo mede ✂️ a) 1,2cm. ✂️ b) 6,0cm. ✂️ c) 0,12cm. ✂️ d) 0,8cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q331801 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm um colégio, está sendo feita a restauração das salas de aula. Um profissional precisa calcular a área e estipular o tempo que levará para terminar a pintura antes de começarem as aulas. Sabendo-se que a parede tem 210cm x 150cm e o profissional pinta 3m2 por dia, a área da parede e o tempo que o profissional levará para restaurá-la será, respectivamente, de ✂️ a) e 105 dias. ✂️ b) e 105 semanas. ✂️ c) e 35 dias. ✂️ d) e 35 meses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q331183 | Matemática, Retas e Planos, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROO menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio que marca 5h 35min é ✂️ a) 38°. ✂️ b) 40,5°. ✂️ c) 41°. ✂️ d) 42,5°. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q335279 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma pessoa comprou 6 barras de chocolate por R$23,00 cada, 5 barras de chocolate por R$29,00 cada e 4 barras de chocolate por R$32,00 cada. O preço médio por barra de chocolate foi de ✂️ a) R$27,40. ✂️ b) R$27,50. ✂️ c) R$27,70. ✂️ d) R$27,90. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q333208 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROComparando os preços dos legumes, verificou-se que 18 abobrinhas valem 12 berinjelas, 27 cenouras valem 18 berinjelas; e 20 pimentões valem 15 cenouras. Logo, 12 abobrinhas valem ✂️ a) 14 pimentões. ✂️ b) 16 pimentões. ✂️ c) 18 pimentões. ✂️ d) 20 pimentões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q427333 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma mãe procura uma escola pública para saber se pode matricular seu filho de 15 (quinze) anos sem qualquer custo. Aproveitou para perguntar se o filho mais novo de 4 (quatro) anos também poderia frequentar alguma creche da região porque precisava trabalhar. À luz da Constituição Federal de 1988, informaram, entre outras coisas, que se deve garantir, para que o dever do Estado com a educação seja efetivado, I. educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. II. educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. III. o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, sendo este um direito público subjetivo. É correto o que está contido em ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q338494 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor, parte integrante da banca examinadora, foi convidado para viajar ao exterior para apresentar seu trabalho de mestrado. Sabendo que o professor tem R$2.000,00 e precisa comprar U$800,00 e £700,00 para realizar a viagem, com esse valor em R$, o professor Dados: cotação do dólar R$1,66. cotação da libra R$2,10. ✂️ a) comprará U$800,00 e £700,00. ✂️ b) comprará U$700,00 e £800,00. ✂️ c) desembolsará mais R$798,00 para comprar o valor desejado. ✂️ d) economizará R$798,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q434763 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs pais de um aluno procuraram a escola pública para tomar conhecimento a respeito dos conteúdos fixados para o Ensino Fundamental, a ser cursado pela filha deles neste ano letivo. Com base na Constituição Federal de 1988, foram passadas algumas orientações para os pais. Analise-as e marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. ( ) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental. ( ) O Ensino Fundamental regular será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) V/ V/ F ✂️ c) F/ F/ V ✂️ d) V/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q334111 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROSabe-se que 20% dos alunos de uma escola têm deficiência auditiva e que 60% destes alunos são meninas. Se na escola há 2.400 alunos, o número de meninos com deficiência auditiva é ✂️ a) 184. ✂️ b) 192. ✂️ c) 204. ✂️ d) 242. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q723647 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo que concerne à economia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, em 2011, a produção industrial regional cresceu em 9 dos 14 locais pesquisados, com 6 locais registrando taxas acima da média nacional (0,3%): Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Amazonas e Pará. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o Estado em que foi observado maior crescimento. ✂️ a) Espírito Santo. ✂️ b) Paraná. ✂️ c) Goiás. ✂️ d) Pará. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q543470 | Probabilidade e Estatística, Média, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROA média aritmética simples de um conjunto de cinco números é 8,4. Se incluirmos o número 12 neste conjunto, a nova média aritmética simples será igual a ✂️ a) 8,6. ✂️ b) 8,8. ✂️ c) 9,0. ✂️ d) 9,2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1015526 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Uma grande conquista da comunidade surda brasileira, considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais: ✂️ a) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa quando houver tradução em Libras ✂️ b) não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa ✂️ c) torna o português escrito um instrumento linguístico facultativo à comunidade surda ✂️ d) deverá ser a língua majoritária nas escolas bilíngues Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1015527 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de: ✂️ a) quarenta e um decibéis (dB) ou mais ✂️ b) cinquenta e um decibéis (dB) ou mais ✂️ c) acima de setenta decibéis (dB) ✂️ d) acima de noventa decibéis (dB) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1015529 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva inclui na educação especial ações educacionais que tangem os alunos surdos. Desse modo, na exposição dos marcos históricos da educação bilíngue, em que se faz referência à Lei nº 10.436/2002 e ao Decreto nº 5.626/2005, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que: ✂️ a) a Libras, a modalidade escrita da Língua Portuguesa e a forma oralizada do português sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo ✂️ b) a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo ✂️ c) somente a Libras seja a língua de instrução utilizada no desenvolvimento de todo o processo educativo, tendo o português escrito como uma língua de aporte facultativo ✂️ d) a Libras esteja em primeiro plano por ser a L1 da comunidade surda, constituindo a língua de instrução utilizada no desenvolvimento de todo o processo educativo, e a modalidade escrita da Língua Portuguesa seja ofertada somente aos surdos oralizados, deste modo garantindo a plena inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1015532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023A mudança de classe gramatical em língua portuguesa, em que nomes derivam de um verbo, acontece pela adição de um sufixo. Por exemplo: programar – programador – ou pela mudança de acento – fábrica – fabrica. De acordo com Quadros e Karnopp 2004, em Língua Brasileira de Sinais essa derivação pode ocorrer com a mudança de: ✂️ a) configuração de mãos ✂️ b) orientação ✂️ c) movimento ✂️ d) expressão facial e corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1015530 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Para formar um sinal são necessárias unidades mínimas: configuração de mãos, locação, movimento da mão, orientação, expressão facial/corporal. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a identificação destas unidades mínimas é responsabilidade da: ✂️ a) Fonética ✂️ b) Fonologia ✂️ c) Linguística ✂️ d) Comunidade surda Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1013855 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Nas discussões linguísticas, é comum ocorrerem alguns equívocos sobre a língua de sinais. Uma visão equivocada, por exemplo, é a de que a língua de sinais seria: ✂️ a) arbitrária ✂️ b) complexa ✂️ c) estruturada ✂️ d) pantomima Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1015525 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Durante um longo período de tempo foi reforçada a ideia de que a Libras é uma língua semelhante ao português, mas com a particularidade de ser feita com as mãos. Nesse sentido, pensava-se que os sinais supriam cada palavra, mantendo a mesma estrutura da fala em português. Contudo, hoje, se sabe que a Libras possui uma estrutura gramatical própria. Sobre os aspectos linguísticos da língua de sinais, pode-se considerar que: ✂️ a) apesar de ter estrutura gramatical própria, parte da sua composição semântica está vinculada à influência da língua portuguesa ✂️ b) os parâmetros da Libras estão relacionados totalmente aos aspectos pronominais e verbais ✂️ c) a Libras não segue as mesmas regras e a composição português, assim como a flexão verbal se estabelece de um modo diferenciado ✂️ d) as línguas de sinais em geral são idênticas, pois os sinais da Libras são formados pela combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses são feitos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023O profissional que atua junto aos alunos com surdez que utiliza diferentes modelos de atuação como: o modelo cognitivo, modelo interativo, modelo interpretativo, o modelo comunicativo, modelo sociolinguístico, modelo do processo da interpretação e modelo bilíngue e bicultural é o: ✂️ a) Professor bilíngue ✂️ b) Intérprete de Libras ✂️ c) Professor de Libras ✂️ d) Professor de apoio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1015531 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023As línguas de sinais têm como principal diferença em relação às línguas orais, a modalidade produtiva. Isto é, as línguas de sinais são gestuais-visuais e as línguas orais são orais-auditivas. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua gestual-visual e a ordem mais básica dos sinais em uma frase é: ✂️ a) Sujeito-Verbo-Objeto ✂️ b) Sujeito-Objeto-Verbo ✂️ c) Verbo-Sujeito-Objeto ✂️ d) Verbo-Objeto-Sujeito Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q338799 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm retângulo tem área igual a 96mm2 e perímetro igual a 40mm. Portanto, o maior lado deste retângulo mede ✂️ a) 1,2cm. ✂️ b) 6,0cm. ✂️ c) 0,12cm. ✂️ d) 0,8cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q331801 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm um colégio, está sendo feita a restauração das salas de aula. Um profissional precisa calcular a área e estipular o tempo que levará para terminar a pintura antes de começarem as aulas. Sabendo-se que a parede tem 210cm x 150cm e o profissional pinta 3m2 por dia, a área da parede e o tempo que o profissional levará para restaurá-la será, respectivamente, de ✂️ a) e 105 dias. ✂️ b) e 105 semanas. ✂️ c) e 35 dias. ✂️ d) e 35 meses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q331183 | Matemática, Retas e Planos, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROO menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio que marca 5h 35min é ✂️ a) 38°. ✂️ b) 40,5°. ✂️ c) 41°. ✂️ d) 42,5°. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q335279 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma pessoa comprou 6 barras de chocolate por R$23,00 cada, 5 barras de chocolate por R$29,00 cada e 4 barras de chocolate por R$32,00 cada. O preço médio por barra de chocolate foi de ✂️ a) R$27,40. ✂️ b) R$27,50. ✂️ c) R$27,70. ✂️ d) R$27,90. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q333208 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROComparando os preços dos legumes, verificou-se que 18 abobrinhas valem 12 berinjelas, 27 cenouras valem 18 berinjelas; e 20 pimentões valem 15 cenouras. Logo, 12 abobrinhas valem ✂️ a) 14 pimentões. ✂️ b) 16 pimentões. ✂️ c) 18 pimentões. ✂️ d) 20 pimentões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q427333 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma mãe procura uma escola pública para saber se pode matricular seu filho de 15 (quinze) anos sem qualquer custo. Aproveitou para perguntar se o filho mais novo de 4 (quatro) anos também poderia frequentar alguma creche da região porque precisava trabalhar. À luz da Constituição Federal de 1988, informaram, entre outras coisas, que se deve garantir, para que o dever do Estado com a educação seja efetivado, I. educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. II. educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. III. o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, sendo este um direito público subjetivo. É correto o que está contido em ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q338494 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor, parte integrante da banca examinadora, foi convidado para viajar ao exterior para apresentar seu trabalho de mestrado. Sabendo que o professor tem R$2.000,00 e precisa comprar U$800,00 e £700,00 para realizar a viagem, com esse valor em R$, o professor Dados: cotação do dólar R$1,66. cotação da libra R$2,10. ✂️ a) comprará U$800,00 e £700,00. ✂️ b) comprará U$700,00 e £800,00. ✂️ c) desembolsará mais R$798,00 para comprar o valor desejado. ✂️ d) economizará R$798,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q434763 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs pais de um aluno procuraram a escola pública para tomar conhecimento a respeito dos conteúdos fixados para o Ensino Fundamental, a ser cursado pela filha deles neste ano letivo. Com base na Constituição Federal de 1988, foram passadas algumas orientações para os pais. Analise-as e marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. ( ) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental. ( ) O Ensino Fundamental regular será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. ✂️ a) V/ F/ V ✂️ b) V/ V/ F ✂️ c) F/ F/ V ✂️ d) V/ V/ V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q334111 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROSabe-se que 20% dos alunos de uma escola têm deficiência auditiva e que 60% destes alunos são meninas. Se na escola há 2.400 alunos, o número de meninos com deficiência auditiva é ✂️ a) 184. ✂️ b) 192. ✂️ c) 204. ✂️ d) 242. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q723647 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo que concerne à economia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, em 2011, a produção industrial regional cresceu em 9 dos 14 locais pesquisados, com 6 locais registrando taxas acima da média nacional (0,3%): Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Amazonas e Pará. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o Estado em que foi observado maior crescimento. ✂️ a) Espírito Santo. ✂️ b) Paraná. ✂️ c) Goiás. ✂️ d) Pará. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q543470 | Probabilidade e Estatística, Média, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETROA média aritmética simples de um conjunto de cinco números é 8,4. Se incluirmos o número 12 neste conjunto, a nova média aritmética simples será igual a ✂️ a) 8,6. ✂️ b) 8,8. ✂️ c) 9,0. ✂️ d) 9,2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1015526 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Uma grande conquista da comunidade surda brasileira, considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais: ✂️ a) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa quando houver tradução em Libras ✂️ b) não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa ✂️ c) torna o português escrito um instrumento linguístico facultativo à comunidade surda ✂️ d) deverá ser a língua majoritária nas escolas bilíngues Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1015527 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de: ✂️ a) quarenta e um decibéis (dB) ou mais ✂️ b) cinquenta e um decibéis (dB) ou mais ✂️ c) acima de setenta decibéis (dB) ✂️ d) acima de noventa decibéis (dB) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1015529 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva inclui na educação especial ações educacionais que tangem os alunos surdos. Desse modo, na exposição dos marcos históricos da educação bilíngue, em que se faz referência à Lei nº 10.436/2002 e ao Decreto nº 5.626/2005, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que: ✂️ a) a Libras, a modalidade escrita da Língua Portuguesa e a forma oralizada do português sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo ✂️ b) a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo ✂️ c) somente a Libras seja a língua de instrução utilizada no desenvolvimento de todo o processo educativo, tendo o português escrito como uma língua de aporte facultativo ✂️ d) a Libras esteja em primeiro plano por ser a L1 da comunidade surda, constituindo a língua de instrução utilizada no desenvolvimento de todo o processo educativo, e a modalidade escrita da Língua Portuguesa seja ofertada somente aos surdos oralizados, deste modo garantindo a plena inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1015532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023A mudança de classe gramatical em língua portuguesa, em que nomes derivam de um verbo, acontece pela adição de um sufixo. Por exemplo: programar – programador – ou pela mudança de acento – fábrica – fabrica. De acordo com Quadros e Karnopp 2004, em Língua Brasileira de Sinais essa derivação pode ocorrer com a mudança de: ✂️ a) configuração de mãos ✂️ b) orientação ✂️ c) movimento ✂️ d) expressão facial e corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1015530 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Para formar um sinal são necessárias unidades mínimas: configuração de mãos, locação, movimento da mão, orientação, expressão facial/corporal. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a identificação destas unidades mínimas é responsabilidade da: ✂️ a) Fonética ✂️ b) Fonologia ✂️ c) Linguística ✂️ d) Comunidade surda Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1013855 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Nas discussões linguísticas, é comum ocorrerem alguns equívocos sobre a língua de sinais. Uma visão equivocada, por exemplo, é a de que a língua de sinais seria: ✂️ a) arbitrária ✂️ b) complexa ✂️ c) estruturada ✂️ d) pantomima Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1015525 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023Durante um longo período de tempo foi reforçada a ideia de que a Libras é uma língua semelhante ao português, mas com a particularidade de ser feita com as mãos. Nesse sentido, pensava-se que os sinais supriam cada palavra, mantendo a mesma estrutura da fala em português. Contudo, hoje, se sabe que a Libras possui uma estrutura gramatical própria. Sobre os aspectos linguísticos da língua de sinais, pode-se considerar que: ✂️ a) apesar de ter estrutura gramatical própria, parte da sua composição semântica está vinculada à influência da língua portuguesa ✂️ b) os parâmetros da Libras estão relacionados totalmente aos aspectos pronominais e verbais ✂️ c) a Libras não segue as mesmas regras e a composição português, assim como a flexão verbal se estabelece de um modo diferenciado ✂️ d) as línguas de sinais em geral são idênticas, pois os sinais da Libras são formados pela combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses são feitos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023O profissional que atua junto aos alunos com surdez que utiliza diferentes modelos de atuação como: o modelo cognitivo, modelo interativo, modelo interpretativo, o modelo comunicativo, modelo sociolinguístico, modelo do processo da interpretação e modelo bilíngue e bicultural é o: ✂️ a) Professor bilíngue ✂️ b) Intérprete de Libras ✂️ c) Professor de Libras ✂️ d) Professor de apoio Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1015531 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023As línguas de sinais têm como principal diferença em relação às línguas orais, a modalidade produtiva. Isto é, as línguas de sinais são gestuais-visuais e as línguas orais são orais-auditivas. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua gestual-visual e a ordem mais básica dos sinais em uma frase é: ✂️ a) Sujeito-Verbo-Objeto ✂️ b) Sujeito-Objeto-Verbo ✂️ c) Verbo-Sujeito-Objeto ✂️ d) Verbo-Objeto-Sujeito Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro