Questões de Concursos Instrutor de Surdos

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2Q331801 | Matemática, Políedros, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em um colégio, está sendo feita a restauração das salas de aula. Um profissional precisa calcular a área e estipular o tempo que levará para terminar a pintura antes de começarem as aulas. Sabendo-se que a parede tem 210cm x 150cm e o profissional pinta 3m2 por dia, a área da parede e o tempo que o profissional levará para restaurá-la será, respectivamente, de

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5Q333208 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Comparando os preços dos legumes, verificou-se que 18 abobrinhas valem 12 berinjelas, 27 cenouras valem 18 berinjelas; e 20 pimentões valem 15 cenouras. Logo, 12 abobrinhas valem

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6Q427333 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma mãe procura uma escola pública para saber se pode matricular seu filho de 15 (quinze) anos sem qualquer custo. Aproveitou para perguntar se o filho mais novo de 4 (quatro) anos também poderia frequentar alguma creche da região porque precisava trabalhar. À luz da Constituição Federal de 1988, informaram, entre outras coisas, que se deve garantir, para que o dever do Estado com a educação seja efetivado,

I. educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. II. educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. III. o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, sendo este um direito público subjetivo. É correto o que está contido em
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7Q338494 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor, parte integrante da banca examinadora, foi convidado para viajar ao exterior para apresentar seu trabalho de mestrado. Sabendo que o professor tem R$2.000,00 e precisa comprar U$800,00 e £700,00 para realizar a viagem, com esse valor em R$, o professor

Dados: cotação do dólar R$1,66. cotação da libra R$2,10.
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8Q434763 | Direito Constitucional, Educação, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os pais de um aluno procuraram a escola pública para tomar conhecimento a respeito dos conteúdos fixados para o Ensino Fundamental, a ser cursado pela filha deles neste ano letivo. Com base na Constituição Federal de 1988, foram passadas algumas orientações para os pais. Analise-as e marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. ( ) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental. ( ) O Ensino Fundamental regular será ministrado em Língua Portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
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10Q723647 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Instrutor de Surdos, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No que concerne à economia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que, em 2011, a produção industrial regional cresceu em 9 dos 14 locais pesquisados, com 6 locais registrando taxas acima da média nacional (0,3%): Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Amazonas e Pará. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o Estado em que foi observado maior crescimento.

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12Q1015526 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Uma grande conquista da comunidade surda brasileira, considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais:
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13Q1015529 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva inclui na educação especial ações educacionais que tangem os alunos surdos. Desse modo, na exposição dos marcos históricos da educação bilíngue, em que se faz referência à Lei nº 10.436/2002 e ao Decreto nº 5.626/2005, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que:
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14Q1015527 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de:
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15Q1015532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

A mudança de classe gramatical em língua portuguesa, em que nomes derivam de um verbo, acontece pela adição de um sufixo. Por exemplo: programarprogramador – ou pela mudança de acento – fábrica – fabrica. De acordo com Quadros e Karnopp 2004, em Língua Brasileira de Sinais essa derivação pode ocorrer com a mudança de:
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16Q1015531 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

As línguas de sinais têm como principal diferença em relação às línguas orais, a modalidade produtiva. Isto é, as línguas de sinais são gestuais-visuais e as línguas orais são orais-auditivas. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua gestual-visual e a ordem mais básica dos sinais em uma frase é:
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17Q1015530 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Para formar um sinal são necessárias unidades mínimas: configuração de mãos, locação, movimento da mão, orientação, expressão facial/corporal. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a identificação destas unidades mínimas é responsabilidade da:
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19Q1015525 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Durante um longo período de tempo foi reforçada a ideia de que a Libras é uma língua semelhante ao português, mas com a particularidade de ser feita com as mãos. Nesse sentido, pensava-se que os sinais supriam cada palavra, mantendo a mesma estrutura da fala em português. Contudo, hoje, se sabe que a Libras possui uma estrutura gramatical própria. Sobre os aspectos linguísticos da língua de sinais, pode-se considerar que:
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20Q1015528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O profissional que atua junto aos alunos com surdez que utiliza diferentes modelos de atuação como: o modelo cognitivo, modelo interativo, modelo interpretativo, o modelo comunicativo, modelo sociolinguístico, modelo do processo da interpretação e modelo bilíngue e bicultural é o:
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