Questões de Concursos Instrutor Surdo

Resolva questões de Instrutor Surdo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014942 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

A configuração de mão é a forma de se posicionar a mão para compor um sinal. Na Libras há várias configurações que são feitas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1014943 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Ser uma pessoa surda não equivale a dizer que ela faça parte de uma Cultura e de uma Comunidade Surda. Porque sendo a maioria dos surdos, aproximadamente 95%, filhos de pais ouvintes, muitos não aprendem a Libras e não conhecem as Associações de Surdos, que são as Comunidades Surdas, podendo tornarem-se somente pessoas com deficiência auditiva. De acordo com esse texto, Ser Surdo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1014945 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Leia a seguinte configuração:
Mão direita horizontal aberta, palma para dentro, dedos separados, ponta dos dedos apoiadas sobre o peito. Mover a mão para a frente, unindo as pontas dos dedos.
Assinale a alternativa que corretamente identifica o sinal formado por essa configuração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1014946 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que corretamente descreve a configuração do temo “certeza”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1014939 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

O momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum é realizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1014940 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

O professor e/ou instrutor de Libras, ao preparar o seu atendimento respeita as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular. Eles procuram os sinais em Libras, investigando em livros e dicionários especializados, internet ou mesmo entrevistando pessoas adultas com surdez. Caso não existam sinais para designar determinados termos científicos, os professores de Libras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1014941 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Há uma clara diferença entre ensinar Língua de Sinais a ouvintes ou a pessoas com surdez. No caso do ensino de Libras para alunos ouvintes, o tradutor/intérprete poderá mediar a comunicação entre os alunos ouvintes e o professor com surdez no ensino teórico da Libras. O ensino prático caberá ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1014944 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Associe a corrente educacional (1, 2 e 3) à sua característica (a, b e c).
1. Oralismo 2. Bilinguismo 3. Comunicação total
a) Apregoa que a Língua de Sinais é a língua materna do surdo. b) Os surdos aprendem a fazer a leitura facial e a falar utilizando a mesma língua que as pessoas do seu país. c) Propõe o uso do Português Sinalizado.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.