Início Questões de Concursos Instrutora do Programa Gente Miúda Resolva questões de Instrutora do Programa Gente Miúda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Instrutora do Programa Gente Miúda Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q916701 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando: ✂️ a) programa de formação para profissionais em saúde, com vistas a identificação de sinais de violência física e psicológica em crianças ✂️ b) cronograma de assistência médica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil ✂️ c) projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar ✂️ d) campanhas de educação para os pais e educadores sobre violência simbólica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q916697 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A educação especial, modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, na perspectiva inclusiva, promove: ✂️ a) respostas às necessidades educacionais de todos os estudantes ✂️ b) apoio pedagógico individualizado para todos os estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento ✂️ c) integração social dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ✂️ d) suplementação curricular para estudantes com deficiências e complementação curricular para os que apresentam altas habilidades/superdotação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q916702 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos: ✂️ a) físico, psicológico, intelectual e social ✂️ b) motor, emocional, intelectual e moral ✂️ c) cognitivo, emocional e cultural ✂️ d) moral, ético e social Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente: ✂️ a) gestual e é por meio dos reflexos que a criança adquire uma linguagem corporal capaz de comunicar com sofisticação suas necessidades básicas ✂️ b) sensorial e é por meio das primeiras impressões obtidas pelo aparato sensitivo que a criança fixa os primeiros traços de sua personalidade ✂️ c) ativo e é por meio da exploração do mundo pelos sentidos que a criança constrói seus primeiros conhecimentos ✂️ d) afetivo e é por meio da afetividade que a criança estabelece suas primeiras relações sociais e com o ambiente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q916704 | Pedagogia, Educação Infantil, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024O processo de desenvolvimento da autonomia é fundamental na vida da criança e, por isso, deve ser promovido nos espaços educativos da primeira infância. À medida que vai conquistando a autonomia, a criança: ✂️ a) realiza todas as atividades escolares sozinha, sem precisar de ajuda ou intervenções pedagógicas, liberando o professor da responsabilidade de acompanhar sua aprendizagem de perto, uma vez que já atingiu os objetivos propostos para sua idade ✂️ b) mantém, por um tempo maior, ações que tenham uma finalidade, como jogos, por exemplo; formula questões mais elaboradas; aprende a trabalhar diante de um problema, desenvolvendo estratégias; cria ou muda regra de jogos ✂️ c) desafia mais o professor, com perguntas e questionamentos difíceis de responder; demonstra mais irritabilidade e tédio em aulas que não atraem seu interesse ✂️ d) perde o interesse por jogos e brincadeiras e foca sua atenção na aprendizagem de conteúdos escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de: ✂️ a) comprometer o tempo e o espaço do currículo escolar com excesso de atividades lúdicas ✂️ b) tornar repetitiva a dinâmica de sala de aula, visto que a brincadeira sempre está inserida na rotina ✂️ c) deixar de garantir o espaço e o tempo necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura ✂️ d) restringir o desenvolvimento cognitivo das crianças, em virtude das sucessivas práticas brincantes que evocam a ludicidade, mas mantém atitudes infantilizadas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q916699 | Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Os acidentes são eventos inesperados e indesejados que ocorrem de forma abrupta, interrompendo o curso normal de uma atividade e resultando, em muitos casos, em danos físicos, materiais ou ambientais. Na ocorrência de um acidente, os primeiros socorros são decisivos, pois se caracterizam como: ✂️ a) atendimento oferecido por pessoa qualificada a prestar assistência médica, com o intuito de prevenir acidentes ✂️ b) atendimento prestado por um técnico em enfermagem para diagnosticar o quadro do paciente a partir dos primeiros sintomas registrados ✂️ c) cuidados de urgência direcionados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), que dispensam o tratamento médico dada a sua eficiência ✂️ d) cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), até que esta possa receber o tratamento médico adequado e definitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q916698 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A estruturação de ambientes propícios à aprendizagem é um desafio, pois requer escolhas quanto à disposição de mobiliários e materiais coerentes com a intencionalidade pedagógica. Nesse sentido, o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis ao trabalho, e deve traduzir, na forma como é estruturado, a memória do trabalho desenvolvido pelas crianças, isto é: ✂️ a) os materiais a serem expostos serão sempre aqueles que mais se aproximarem do padrão, do modelo apresentado pelo docente ✂️ b) as fotos das turmas antigas devem se manter na sala de aula compondo uma espécie de acervo memorial ✂️ c) o que foi produzido, trazido ou coletado pelo grupo deve estar exposto e ao alcance de todos, constituindo-se referência para outras produções e encaminhamentos ✂️ d) os materiais antigos, incompletos ou quebrados nunca devem ser descartados, pois precisam permanecer na sala para contar a história da turma anterior para a seguinte Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q916700 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Como prevê o Plano Nacional pela Primeira Infância, ao elaborar e implementar políticas públicas pela primeira infância, é preciso focar o olhar nas crianças e em suas realidades concretas de vida. Para orientar a atenção e as ações, que visam à proteção e à promoção dos direitos da criança de até seis anos de idade, foram estabelecidos princípios, tais como: ✂️ a) manutenção de uma perspectiva de longo prazo para garantir condições dignas de vida e promotoras do desenvolvimento pleno a todas as crianças brasileiras ✂️ b) prioridade, com destinação privilegiada de recursos, aos programas e às ações para as crianças socialmente mais vulneráveis ✂️ c) integralidade do plano de ação, abrangendo todos os direitos da criança no contexto familiar, comunitário e institucional ✂️ d) multissetorialidade das ações Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q916706 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024No planejamento e organização do trabalho pedagógico com crianças, há situações didáticas que acontecem com regularidade diária ou semanal, na rotina, como por exemplo, os ateliês ou os ambientes de trabalho nos quais são oferecidas diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens, para que elas escolham o que querem fazer. Por suas características, essas propostas são conhecidas como: ✂️ a) projetos ✂️ b) sequência didática ✂️ c) atividades ocasionais ✂️ d) atividades permanentes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q916701 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando: ✂️ a) programa de formação para profissionais em saúde, com vistas a identificação de sinais de violência física e psicológica em crianças ✂️ b) cronograma de assistência médica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil ✂️ c) projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar ✂️ d) campanhas de educação para os pais e educadores sobre violência simbólica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q916697 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A educação especial, modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, na perspectiva inclusiva, promove: ✂️ a) respostas às necessidades educacionais de todos os estudantes ✂️ b) apoio pedagógico individualizado para todos os estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento ✂️ c) integração social dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ✂️ d) suplementação curricular para estudantes com deficiências e complementação curricular para os que apresentam altas habilidades/superdotação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q916702 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96) a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos: ✂️ a) físico, psicológico, intelectual e social ✂️ b) motor, emocional, intelectual e moral ✂️ c) cognitivo, emocional e cultural ✂️ d) moral, ético e social Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente: ✂️ a) gestual e é por meio dos reflexos que a criança adquire uma linguagem corporal capaz de comunicar com sofisticação suas necessidades básicas ✂️ b) sensorial e é por meio das primeiras impressões obtidas pelo aparato sensitivo que a criança fixa os primeiros traços de sua personalidade ✂️ c) ativo e é por meio da exploração do mundo pelos sentidos que a criança constrói seus primeiros conhecimentos ✂️ d) afetivo e é por meio da afetividade que a criança estabelece suas primeiras relações sociais e com o ambiente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q916704 | Pedagogia, Educação Infantil, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024O processo de desenvolvimento da autonomia é fundamental na vida da criança e, por isso, deve ser promovido nos espaços educativos da primeira infância. À medida que vai conquistando a autonomia, a criança: ✂️ a) realiza todas as atividades escolares sozinha, sem precisar de ajuda ou intervenções pedagógicas, liberando o professor da responsabilidade de acompanhar sua aprendizagem de perto, uma vez que já atingiu os objetivos propostos para sua idade ✂️ b) mantém, por um tempo maior, ações que tenham uma finalidade, como jogos, por exemplo; formula questões mais elaboradas; aprende a trabalhar diante de um problema, desenvolvendo estratégias; cria ou muda regra de jogos ✂️ c) desafia mais o professor, com perguntas e questionamentos difíceis de responder; demonstra mais irritabilidade e tédio em aulas que não atraem seu interesse ✂️ d) perde o interesse por jogos e brincadeiras e foca sua atenção na aprendizagem de conteúdos escolares Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de: ✂️ a) comprometer o tempo e o espaço do currículo escolar com excesso de atividades lúdicas ✂️ b) tornar repetitiva a dinâmica de sala de aula, visto que a brincadeira sempre está inserida na rotina ✂️ c) deixar de garantir o espaço e o tempo necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura ✂️ d) restringir o desenvolvimento cognitivo das crianças, em virtude das sucessivas práticas brincantes que evocam a ludicidade, mas mantém atitudes infantilizadas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q916699 | Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Os acidentes são eventos inesperados e indesejados que ocorrem de forma abrupta, interrompendo o curso normal de uma atividade e resultando, em muitos casos, em danos físicos, materiais ou ambientais. Na ocorrência de um acidente, os primeiros socorros são decisivos, pois se caracterizam como: ✂️ a) atendimento oferecido por pessoa qualificada a prestar assistência médica, com o intuito de prevenir acidentes ✂️ b) atendimento prestado por um técnico em enfermagem para diagnosticar o quadro do paciente a partir dos primeiros sintomas registrados ✂️ c) cuidados de urgência direcionados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), que dispensam o tratamento médico dada a sua eficiência ✂️ d) cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), até que esta possa receber o tratamento médico adequado e definitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q916698 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024A estruturação de ambientes propícios à aprendizagem é um desafio, pois requer escolhas quanto à disposição de mobiliários e materiais coerentes com a intencionalidade pedagógica. Nesse sentido, o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis ao trabalho, e deve traduzir, na forma como é estruturado, a memória do trabalho desenvolvido pelas crianças, isto é: ✂️ a) os materiais a serem expostos serão sempre aqueles que mais se aproximarem do padrão, do modelo apresentado pelo docente ✂️ b) as fotos das turmas antigas devem se manter na sala de aula compondo uma espécie de acervo memorial ✂️ c) o que foi produzido, trazido ou coletado pelo grupo deve estar exposto e ao alcance de todos, constituindo-se referência para outras produções e encaminhamentos ✂️ d) os materiais antigos, incompletos ou quebrados nunca devem ser descartados, pois precisam permanecer na sala para contar a história da turma anterior para a seguinte Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q916700 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024Como prevê o Plano Nacional pela Primeira Infância, ao elaborar e implementar políticas públicas pela primeira infância, é preciso focar o olhar nas crianças e em suas realidades concretas de vida. Para orientar a atenção e as ações, que visam à proteção e à promoção dos direitos da criança de até seis anos de idade, foram estabelecidos princípios, tais como: ✂️ a) manutenção de uma perspectiva de longo prazo para garantir condições dignas de vida e promotoras do desenvolvimento pleno a todas as crianças brasileiras ✂️ b) prioridade, com destinação privilegiada de recursos, aos programas e às ações para as crianças socialmente mais vulneráveis ✂️ c) integralidade do plano de ação, abrangendo todos os direitos da criança no contexto familiar, comunitário e institucional ✂️ d) multissetorialidade das ações Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q916706 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024No planejamento e organização do trabalho pedagógico com crianças, há situações didáticas que acontecem com regularidade diária ou semanal, na rotina, como por exemplo, os ateliês ou os ambientes de trabalho nos quais são oferecidas diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens, para que elas escolham o que querem fazer. Por suas características, essas propostas são conhecidas como: ✂️ a) projetos ✂️ b) sequência didática ✂️ c) atividades ocasionais ✂️ d) atividades permanentes Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro