Questões de Concursos Interlocutor de Libras

Resolva questões de Interlocutor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014569 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

As comunidades urbanas surdas no Brasil têm como fatores principais de integração a Libras, os esportes e interações sociais; por isso, elas têm uma organização hierárquica (...). Fundada em 1984, essa instituição tem como proposta o desenvolvimento esportivo dos surdos do Brasil, por isso promove campeonatos masculino e feminino em várias modalidades de esporte em nível nacional. Recentemente filiou-se à Confederação Internacional, e os surdos brasileiros têm participado de campeonatos esportivos internacionais.
(FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: curso básico, livro do estudante cursista. Rio de Janeiro, 2007. Adaptado)

O excerto refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1016252 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que representa uma tradução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1016253 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

À medida que a língua de sinais passou a ser reconhecida enquanto língua de fato, os surdos passaram a ter garantias de acesso a ela enquanto direito linguístico.
Assinale a alternativa que apresenta um marco para a constituição do profissional intérprete de língua de sinais no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1016254 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Observe a configuração a seguir:

Mão em Y, palma para baixo, ponta do polegar tocando o lado direito da testa. Virar a palma para frente.

A configuração corresponde ao sinal de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1016255 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Laplane, em Lacerda (2006), afirma que “acreditar que valores e princípios da educação inclusiva sejam capazes de promover instituições mais justas do que aquelas que fundamentaram a segregação, compreender que o discurso em defesa da inclusão se constituiu historicamente como oposto ao da segregação e, nesse contexto, reconhecer a importância de destacar as vantagens da educação inclusiva não pode ocultar os problemas todos que esta mesma ‘educação inclusiva’ impõe”.
De acordo com Lacerda, a fragilidade das propostas de inclusão, nesse sentido, residem no fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1016256 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com Carneiro (2012), o carro-chefe da Política Nacional de Educação Especial é o investimento em salas multifuncionais, espaços equipados para atender a diferentes necessidades educacionais apresentadas por alunos com necessidades educacionais especiais.
Segundo ela, o que tem sido observado no cotidiano das escolas de ensino regular é que o atendimento às necessidades específicas dos alunos, em tais salas, não garante necessariamente sua participação efetiva como aluno nem o êxito nos processos de ensino/aprendizagem. Mesmo em escolas onde há a presença de profissional da educação especial e serviço de AEE atuante, o cotidiano escolar tem revelado a existência de inúmeros desafios.
Assinale a alternativa que corretamente descreve um dos desafios apontados pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1016257 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

Paden, em Felipe (2007), conceitua: “uma Comunidade Surda é um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilha as metas comuns de seus membros e, de vários modos, trabalha para alcançar estas metas.” Portanto, em uma Comunidade Surda pode haver também ouvintes e surdos que não são culturalmente surdos. Já “a Cultura da pessoa Surda é mais fechada do que a Comunidade Surda. Membros de uma Cultura Surda se comportam como as pessoas Surdas, usam a língua das pessoas Surdas e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são surdas.” De acordo com a autora, ser uma pessoa surda não equivale a dizer que esta faça parte de uma Cultura e de uma Comunidade Surda.

Assinale a alternativa que corrobora a ideia da autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1016258 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com FELIPE – LIBRAS em contexto: curso básico, livro do estudante cursista (2007) –, assinale a alternativa que comenta corretamente o uso de tempo nas formas verbais em Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.