Questões de Concursos Intérprete

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1Q1014481 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Com advento da Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, a profissão do tradutor e intérprete de Libras foi reconhecida. Este documento se configura em um grande marco para estes profissionais. Atualmente, o tradutor e intérprete de Libras é figura garantida nas escolas pautadas por uma política de inclusão de alunos surdos. Diante disso, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o papel do tradutor e intérprete na educação inclusiva.
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2Q1014482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é considerada um grande marco na história dos surdos no Brasil. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa CORRETA.
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3Q1014483 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Como forma de garantir uma educação de qualidade para todos os alunos pautado em uma política de inclusão educacional para surdos, o Decreto presidencial nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, estabelece critérios para a inclusão da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória. Assinale a alternativa CORRETA.
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4Q1014484 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

O profissional tradutor intérprete de Libras exerce um importante papel na vida dos surdos. Fica a cargo desse profissional a minimização das barreiras linguísticas impostas por uma sociedade majoritariamente ouvinte. Para tanto, com base no Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2015, e a formação do Tradutor e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
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5Q1014485 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Com base no Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2015, “as instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de”:

I. escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
II. escolas de educação especial, com professores conhecedores do processo de formação das pessoas com deficiência, desde a educação infantil até a superior.
III. escolas bilíngues ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade linguística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.

Assinale a alternativa CORRETA.
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6Q1014486 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A comunidade surda do Brasil vem desenvolvendo várias atividades em promoção a língua, identidade e cultura dos surdos. Nesse sentido de acordo com a cultura surda é CORRETO AFIRMAR que:
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7Q1014487 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Os níveis linguísticos mais comuns entre as línguas orais são: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. Assim, de acordo com a Libras que é considerada uma língua de espaço visual, é CORRETO AFIRMAR que:
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8Q1014488 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Willian Stokoe (1920-2000) foi um linguista norte americano que apresentou os primeiros estudos sobre a língua de sinais a partir de um enfoque linguístico. É considerado o pai da língua de sinais americana (QUADROS; PIZZO; REZENDE, 2009). Assim, para Stokoe (1960), os sinais em ASL (Língua Americana de Sinais) eram produzidos a partir da combinação de três categorias linguísticas diferentes, no qual chamamos de parâmetros. Atualmente, no Brasil, os estudos acerca da língua de sinais, avançaram e apontam que os sinais são produzidos a partir da combinação de cinco parâmetros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os cinco parâmetros produzidos na constituição de sinais em Libras:
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9Q1014489 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Na Itália, em 1880, ocorreu a Conferência Internacional de Educadores de Surdos, ao qual foi definido uma abordagem de educação de surdos a nível mundial e que perdurou por quase um século. Em consequência da definição dessa abordagem, houve uma reviravolta na educação dos surdos no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa abordagem.
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10Q1014490 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Em 26 de setembro de 1857, a pedido do Imperador Dom Pedro II, o professor francês E. Huet (1822-1882) fundou na cidade do Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos no Brasil. A escola funciona até os dias de hoje, no qual é referência nacional na educação de surdos. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o nome atual desta instituição.
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11Q1014491 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

O termo “CODA” refere-se a uma particularidade envolvendo a cultura surda. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o termo no Brasil.
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12Q1014492 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A Expressão Facial é considerada um importante parâmetro na Libras. É comum dizer que os surdos são muito expressivos. Entretanto, uma expressão errada pode mudar completamente o sentido da frase. Contudo, alguns sinais não necessitam do uso de expressões. Assinale a alternativa em que os sinais NÃO precisam de expressão.
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13Q1014493 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Quanto aos tipos de interpretação, assinale a alternativa CORRETA.
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