Questões de Concursos Intérprete de Língua de Sinais

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2 Q890135 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No processo histórico da educação de surdos, houve um período no qual as línguas de sinais foram proibidas em detrimento da proposta educacional denominada
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3 Q890114 | Pedagogia, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a política nacional da educação especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, julgue os itens seguintes.

I As diretrizes da PNEE dispõem que, devido às diferenças linguísticas dos estudantes surdos, estes devem ser matriculados em escola bilíngues para surdos.
II A PNEE admite a matrícula de estudante surdo em turmas exclusivas para surdos.
III A PNEE orienta que o estudante surdo pode ser matriculado em turmas comuns na escola regular juntamente com outros estudantes surdos.


Assinale a opção correta.
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4 Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir.

I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais.
II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea.
III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.

Assinale a opção correta.
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5 Q890112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os próximos itens, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que incluiu em 2021 a educação bilíngue de surdos como uma nova modalidade educacional.

I A educação bilíngue de surdos deve ser oferecida, em LIBRAS, como primeira língua; e, em português escrito, como segunda língua.
II A oferta de atendimento educacional especializado é obrigatória em salas de recursos multifuncionais.
III A presença do tradutor intérprete de LIBRAS e português deve ser garantida em todas as atividades escolares.

Assinale a opção correta.
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6 Q890119 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei federal n.º 10.098/2000, assinale a opção correta.
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7 Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem.

I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS.
II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais.
III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais.

Assinale a opção correta
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8 Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é
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9 Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005,
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10 Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são
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