Início Questões de Concursos Intérprete para Deficientes Auditivos Resolva questões de Intérprete para Deficientes Auditivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Intérprete para Deficientes Auditivos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1013863 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023A identidade é construída por meio das interações que o mundo e o outro em diferentes contextos. Assim, em relação às identidades surdas, pode-se afirmar que: I- Manifestam-se a partir de traços universais que os surdos traduzem nas relações com o mundo. II- A identidade surda é dinâmica e pode ser transformada continuamente. III- As identidades surdas são plurais, pois cada surdo tem as suas experiências vividas em diferentes contextos. IV- Formam-se no encontro com o outro e a partir do confronto com novos ambientais discursivos. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I apenas. ✂️ b) I, II, III e IV. ✂️ c) III e IV apenas ✂️ d) I e II apenas. ✂️ e) II, III e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1013862 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023O termo cultura, de maneira geral, pode ser compreendido como o modo de vida de um povo e/ou grupos étnicos, que expressam de sua maneira o seu sentir, pensar e agir. É um sistema de significados, histórias e costumes, que incluem crenças, valores e atitudes. Acultura tem sido compreendida dentro dos projetos da modernidade como uma maneira de alcançar a emancipação. Referindo-se à cultura surda. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) É construída e compreendida a partir de vivências sonoras, bem como visuais, na maioria das vezes. ✂️ b) É constituída por pessoas surdas mostrando a forma que tal pessoa compreende o mundo e os outros. É onde os valores, artefatos culturais e experiências da comunidade surda são transmitidas ao mundo, mas não contribui para a definição das identidades surdas. ✂️ c) É formada por pessoas que possuem a visão como principal sentido para interagir com o mundo e os outros. Suas experiências de vida acontecem por meio de percepções visuais, com influência das Línguas de Sinais e das vibrações sonoras. ✂️ d) Acultura surda é universal, assim não varia de acordo com a região e país. Dessa forma, fortalece uma identidade surda universal e empoderada. ✂️ e) Acultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos surdos e com deficiência visual que se reconhecem como surdos, abrangendo sobretudo os aspectos do cotidiano da vida de cada um. Acultura surda bem compreende que a privação do sentido da audição inviabiliza a interação linguística, mas não a participação social ou a produção cultural das pessoas surdas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1013858 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023No Dicionário de Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001), pode-se encontrar as seguintes configurações: 1. Mãos verticais, palmas para frente, dedos de cada mão unidos pelas pontas, lado a lado, diante do peito. Movê-las para frente, distendendo e separando os dedos, duas vezes. 2. Mão direita vertical, dedos unidos, palma para a esquerda, inclinada para dentro, pontas dos dedos tocando o lado direito da testa. Mover a mão para frente e para a direita, fechando-a em A. As configurações acima, se referem as seguintes expressões, respectivamente: ✂️ a) Explicar e Saber. ✂️ b) Saber e Ensinar. ✂️ c) Ensinar e Explicar. ✂️ d) Saber e Explicar. ✂️ e) Ensinar e Saber. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1013859 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023As expressões faciais fazem parte da comunicação humana. Por meio delas, podemos demonstrar sentimentos, emoções e intenções para o outro que estamos interagindo. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais têm uma participação fundamental e devem ser bem compreendidas em um diálogo estabelecido entre surdo e ouvinte. Assim, referente aos tópicos de Linguística Aplicada à Língua de Sinais, pode-se afirmar que as expressões faciais gramaticas, a nível morfológico: ✂️ a) Têm função adjetiva, pois podem ser incorporadas ao substantivo independente da produção de um adjetivo. Neste caso, os adjetivos estão associados ao grau de intensidade. ✂️ b) Não têm função adjetiva, pois não são incorporadas ao substantivo. ✂️ c) As marcações não-manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais e relativas. ✂️ d) São os movimentos de cabeça (tanto afirmativo quanto negativo), a direção do olhar, a elevação das sobrancelhas, a elevação ou o abaixamento da cabeça, o franzir da testa, além de movimentos com os lábios para indicar negação, para diferenciar os tipos de interrogativas. ✂️ e) As expressões faciais negativas têm uma distribuição ampla. Elas podem acompanhar a sentença toda e podem se limitar ao marcador de negação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1013860 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023A educação de surdos é dividida, geralmente, em três concepções filosóficas distintas. Neste sentido, associe as duas colunas, conectando as concepções aos seus exemplos: COLUNA 1 1 - Oralismo. 2 - Comunicação Total. 3 - Bilinguismo. COLUNA 2 ( ) Concepção que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1960 e que chegou ao Brasil nos anos 1980, recomenda a utilização simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, incluindo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral. ( ) Concepção que utiliza a língua de sinais e língua oral em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral. ( ) Oficializado no Congresso Internacional de Educadores, em Milão, em 1880. ( ) A língua de instrução para as pessoas surdas é a língua de sinais e a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. A participação do tradutor intérprete de Libras é muito importante. A sequência CORRETA é: ✂️ a) 2, 1, 1, 3. ✂️ b) 1, 3, 1, 2. ✂️ c) 1, 2, 1, 3. ✂️ d) 2, 3, 1, 3. ✂️ e) 2, 1, 2, 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1015541 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Em relação à História dos surdos no mundo é CORRETO afirmar que: ✂️ a) O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) ainda não desenvolve atividades para o ensino superior. Como instituto de educação, atende aos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, focalizando no fortalecimento da Libras na educação básica. ✂️ b) Já na primeira década após o Congresso de Milão, de 1880, o ensino das línguas de sinais já estava bastante ampliado nas escolas europeias, sobretudo nas escolas francesas. ✂️ c) Em 17 de setembro de 1854, foi criada a primeira escola para surdos no Brasil, o Imperial Instituto para Surdos-Mudos, atual INES. ✂️ d) O Congresso de Milão foi na verdade a primeira conferência internacional de educadores surdos, realizada no período de 6 a 11 de setembro de 1880, para discutir os rumos da educação das pessoas surdas. Era uma época, onde acreditava-se na superioridade das línguas de sinais. ✂️ e) O Congresso de Milão foi na verdade a primeira conferência internacional de educadores de surdos, realizada no período de 6 a 11 de setembro de 1880 para discutir os rumos da educação das pessoas surdas. Era uma época, onde acreditava-se na superioridade da língua falada, considerando as línguas de sinais um retrocesso na evolução da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015542 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Sobre o Tradutor intérprete da Libras, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 afirma que: I- Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras. II- Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras. III- Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, podem possuir ou não nível superior, mas devem ter o certificado em proficiência na Libras. IV- Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica podem possuir nível fundamental de escolarização desde que tenha o certificado de proficiência na Libras. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) I, II, III e IV. ✂️ c) III e IV apenas. ✂️ d) I e IV apenas. ✂️ e) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015543 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Sobre as Línguas de Sinais no Brasil pode-se afirmar que: I- A Língua de Sinais Francesa, desenvolvida a partir do método criado pelo abade e "professor francês Charles-Michel de l'Épée, teve grande importância na consolidação da Língua Brasileira de Sinais. II- ALibras foi reconhecida como língua a partir da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. III- A Língua de Sinais Urubu Kaapor é uma língua de sinais utilizada pela comunidade surda que vive no território Amazônico no norte do Maranhão. IV- Uma língua sinalizada utiliza a visão e o espaço para compreender e produzir os sinais que formam as palavras nessa língua. Tanto uma língua falada, como uma língua sinalizada, podem ter uma representação escrita. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III e IV apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) II apenas. ✂️ e) I, II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1013864 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Compreendemos que a ética deve estar na essência de todas as profissões. De acordo com o Código de Ética do Tradutor intérprete de Libras que é parte integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes (FENEIS), é CORRETO afirmar que: ✂️ a) O intérprete, quando necessário, deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor. ✂️ b) O intérprete deve manter uma atitude parcial durante o transcurso da interpretação, quando necessário executar interferências e dar opiniões próprias. ✂️ c) Não é necessário o intérprete adotar uma conduta adequada de se vestir. Pode utilizar adereços desde que sejam discretos e não atrapalhem o exercício da função. ✂️ d) O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. ✂️ e) O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, não deve procurar assistência de outros profissionais, especialmente em palestras técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1013865 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Percebe-se uma série de diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais, tais como: I- A língua de sinais apresenta uma sintaxe espacial incluindo os chamados classificadores. A língua portuguesa usa uma sintaxe linear utilizando a descrição para captar o uso de classificadores. II- A língua de sinais não tem marcação de gênero, enquanto que na língua portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante. III- Coisas que são ditas na língua de sinais não são ditas usando o mesmo tipo de construção gramatical na língua portuguesa. IV- A língua de sinais não utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo é comum na língua portuguesa. É CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1013866 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Ao longo da história das pessoas surdas foram criados muito mitos em relação às línguas de sinais. Podemos destacar os seguintes MITOS consoante à Libras: I- As línguas de sinais são icônicas. II- As línguas de sinais são linguagens. III- A Libras é universal. IV- A língua de sinais é uma língua natural para o surdo. Em relação às afirmações acima, são MITOS relacionados às línguas de sinais apenas em: ✂️ a) III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1013857 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023De acordo com o Dicionário Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001) existe a seguinte configuração: Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, ponta do dedo médio tocando o lado direito da testa. Movê-la para frente, virando a palma para frente enquanto gira a cabeça para os lados, com expressão negativa. Essa configuração significa: ✂️ a) Amanhã não. ✂️ b) Não Saber. ✂️ c) Não conheço. ✂️ d) Não alfabetizado(a). ✂️ e) Não é possível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1013861 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023O profissional tradutor intérprete de Libras na instituição de ensino é aquele profissional com fluência em Libras, comprovada por meio de exame de proficiência e com capacitação em tradução e interpretação, Libras/Português/Libras, responsável pela interpretação das atividades e eventos de caráter educacional. Assim, é atribuição deste profissional: I- Trocar informações com o professor, relativas às necessidades do estudante, possibilitando ao professor a escolha de estratégias de ensino e aprendizagem. II- Estudar o conteúdo a ser trabalhado pelo professor, para facilitar a tradução da Libras no momento das aulas e atividades escolares. III- Planejar e executar as atividades pedagógicas quando estiver atuando nas séries iniciais do ensino fundamental. IV- Participar da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Está CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1013863 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023A identidade é construída por meio das interações que o mundo e o outro em diferentes contextos. Assim, em relação às identidades surdas, pode-se afirmar que: I- Manifestam-se a partir de traços universais que os surdos traduzem nas relações com o mundo. II- A identidade surda é dinâmica e pode ser transformada continuamente. III- As identidades surdas são plurais, pois cada surdo tem as suas experiências vividas em diferentes contextos. IV- Formam-se no encontro com o outro e a partir do confronto com novos ambientais discursivos. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I apenas. ✂️ b) I, II, III e IV. ✂️ c) III e IV apenas ✂️ d) I e II apenas. ✂️ e) II, III e IV apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1013862 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023O termo cultura, de maneira geral, pode ser compreendido como o modo de vida de um povo e/ou grupos étnicos, que expressam de sua maneira o seu sentir, pensar e agir. É um sistema de significados, histórias e costumes, que incluem crenças, valores e atitudes. Acultura tem sido compreendida dentro dos projetos da modernidade como uma maneira de alcançar a emancipação. Referindo-se à cultura surda. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) É construída e compreendida a partir de vivências sonoras, bem como visuais, na maioria das vezes. ✂️ b) É constituída por pessoas surdas mostrando a forma que tal pessoa compreende o mundo e os outros. É onde os valores, artefatos culturais e experiências da comunidade surda são transmitidas ao mundo, mas não contribui para a definição das identidades surdas. ✂️ c) É formada por pessoas que possuem a visão como principal sentido para interagir com o mundo e os outros. Suas experiências de vida acontecem por meio de percepções visuais, com influência das Línguas de Sinais e das vibrações sonoras. ✂️ d) Acultura surda é universal, assim não varia de acordo com a região e país. Dessa forma, fortalece uma identidade surda universal e empoderada. ✂️ e) Acultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos surdos e com deficiência visual que se reconhecem como surdos, abrangendo sobretudo os aspectos do cotidiano da vida de cada um. Acultura surda bem compreende que a privação do sentido da audição inviabiliza a interação linguística, mas não a participação social ou a produção cultural das pessoas surdas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1013858 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023No Dicionário de Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001), pode-se encontrar as seguintes configurações: 1. Mãos verticais, palmas para frente, dedos de cada mão unidos pelas pontas, lado a lado, diante do peito. Movê-las para frente, distendendo e separando os dedos, duas vezes. 2. Mão direita vertical, dedos unidos, palma para a esquerda, inclinada para dentro, pontas dos dedos tocando o lado direito da testa. Mover a mão para frente e para a direita, fechando-a em A. As configurações acima, se referem as seguintes expressões, respectivamente: ✂️ a) Explicar e Saber. ✂️ b) Saber e Ensinar. ✂️ c) Ensinar e Explicar. ✂️ d) Saber e Explicar. ✂️ e) Ensinar e Saber. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1013859 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023As expressões faciais fazem parte da comunicação humana. Por meio delas, podemos demonstrar sentimentos, emoções e intenções para o outro que estamos interagindo. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais têm uma participação fundamental e devem ser bem compreendidas em um diálogo estabelecido entre surdo e ouvinte. Assim, referente aos tópicos de Linguística Aplicada à Língua de Sinais, pode-se afirmar que as expressões faciais gramaticas, a nível morfológico: ✂️ a) Têm função adjetiva, pois podem ser incorporadas ao substantivo independente da produção de um adjetivo. Neste caso, os adjetivos estão associados ao grau de intensidade. ✂️ b) Não têm função adjetiva, pois não são incorporadas ao substantivo. ✂️ c) As marcações não-manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais e relativas. ✂️ d) São os movimentos de cabeça (tanto afirmativo quanto negativo), a direção do olhar, a elevação das sobrancelhas, a elevação ou o abaixamento da cabeça, o franzir da testa, além de movimentos com os lábios para indicar negação, para diferenciar os tipos de interrogativas. ✂️ e) As expressões faciais negativas têm uma distribuição ampla. Elas podem acompanhar a sentença toda e podem se limitar ao marcador de negação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1013860 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023A educação de surdos é dividida, geralmente, em três concepções filosóficas distintas. Neste sentido, associe as duas colunas, conectando as concepções aos seus exemplos: COLUNA 1 1 - Oralismo. 2 - Comunicação Total. 3 - Bilinguismo. COLUNA 2 ( ) Concepção que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1960 e que chegou ao Brasil nos anos 1980, recomenda a utilização simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, incluindo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral. ( ) Concepção que utiliza a língua de sinais e língua oral em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral. ( ) Oficializado no Congresso Internacional de Educadores, em Milão, em 1880. ( ) A língua de instrução para as pessoas surdas é a língua de sinais e a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. A participação do tradutor intérprete de Libras é muito importante. A sequência CORRETA é: ✂️ a) 2, 1, 1, 3. ✂️ b) 1, 3, 1, 2. ✂️ c) 1, 2, 1, 3. ✂️ d) 2, 3, 1, 3. ✂️ e) 2, 1, 2, 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1015541 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Em relação à História dos surdos no mundo é CORRETO afirmar que: ✂️ a) O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) ainda não desenvolve atividades para o ensino superior. Como instituto de educação, atende aos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, focalizando no fortalecimento da Libras na educação básica. ✂️ b) Já na primeira década após o Congresso de Milão, de 1880, o ensino das línguas de sinais já estava bastante ampliado nas escolas europeias, sobretudo nas escolas francesas. ✂️ c) Em 17 de setembro de 1854, foi criada a primeira escola para surdos no Brasil, o Imperial Instituto para Surdos-Mudos, atual INES. ✂️ d) O Congresso de Milão foi na verdade a primeira conferência internacional de educadores surdos, realizada no período de 6 a 11 de setembro de 1880, para discutir os rumos da educação das pessoas surdas. Era uma época, onde acreditava-se na superioridade das línguas de sinais. ✂️ e) O Congresso de Milão foi na verdade a primeira conferência internacional de educadores de surdos, realizada no período de 6 a 11 de setembro de 1880 para discutir os rumos da educação das pessoas surdas. Era uma época, onde acreditava-se na superioridade da língua falada, considerando as línguas de sinais um retrocesso na evolução da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015542 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Sobre o Tradutor intérprete da Libras, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 afirma que: I- Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras. II- Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras. III- Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, podem possuir ou não nível superior, mas devem ter o certificado em proficiência na Libras. IV- Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica podem possuir nível fundamental de escolarização desde que tenha o certificado de proficiência na Libras. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) I, II, III e IV. ✂️ c) III e IV apenas. ✂️ d) I e IV apenas. ✂️ e) II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015543 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Sobre as Línguas de Sinais no Brasil pode-se afirmar que: I- A Língua de Sinais Francesa, desenvolvida a partir do método criado pelo abade e "professor francês Charles-Michel de l'Épée, teve grande importância na consolidação da Língua Brasileira de Sinais. II- ALibras foi reconhecida como língua a partir da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. III- A Língua de Sinais Urubu Kaapor é uma língua de sinais utilizada pela comunidade surda que vive no território Amazônico no norte do Maranhão. IV- Uma língua sinalizada utiliza a visão e o espaço para compreender e produzir os sinais que formam as palavras nessa língua. Tanto uma língua falada, como uma língua sinalizada, podem ter uma representação escrita. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III e IV apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) II apenas. ✂️ e) I, II e III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1013864 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Compreendemos que a ética deve estar na essência de todas as profissões. De acordo com o Código de Ética do Tradutor intérprete de Libras que é parte integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes (FENEIS), é CORRETO afirmar que: ✂️ a) O intérprete, quando necessário, deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor. ✂️ b) O intérprete deve manter uma atitude parcial durante o transcurso da interpretação, quando necessário executar interferências e dar opiniões próprias. ✂️ c) Não é necessário o intérprete adotar uma conduta adequada de se vestir. Pode utilizar adereços desde que sejam discretos e não atrapalhem o exercício da função. ✂️ d) O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. ✂️ e) O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, não deve procurar assistência de outros profissionais, especialmente em palestras técnicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1013865 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Percebe-se uma série de diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais, tais como: I- A língua de sinais apresenta uma sintaxe espacial incluindo os chamados classificadores. A língua portuguesa usa uma sintaxe linear utilizando a descrição para captar o uso de classificadores. II- A língua de sinais não tem marcação de gênero, enquanto que na língua portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante. III- Coisas que são ditas na língua de sinais não são ditas usando o mesmo tipo de construção gramatical na língua portuguesa. IV- A língua de sinais não utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo é comum na língua portuguesa. É CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1013866 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023Ao longo da história das pessoas surdas foram criados muito mitos em relação às línguas de sinais. Podemos destacar os seguintes MITOS consoante à Libras: I- As línguas de sinais são icônicas. II- As línguas de sinais são linguagens. III- A Libras é universal. IV- A língua de sinais é uma língua natural para o surdo. Em relação às afirmações acima, são MITOS relacionados às línguas de sinais apenas em: ✂️ a) III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1013857 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023De acordo com o Dicionário Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001) existe a seguinte configuração: Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, ponta do dedo médio tocando o lado direito da testa. Movê-la para frente, virando a palma para frente enquanto gira a cabeça para os lados, com expressão negativa. Essa configuração significa: ✂️ a) Amanhã não. ✂️ b) Não Saber. ✂️ c) Não conheço. ✂️ d) Não alfabetizado(a). ✂️ e) Não é possível. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1013861 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023O profissional tradutor intérprete de Libras na instituição de ensino é aquele profissional com fluência em Libras, comprovada por meio de exame de proficiência e com capacitação em tradução e interpretação, Libras/Português/Libras, responsável pela interpretação das atividades e eventos de caráter educacional. Assim, é atribuição deste profissional: I- Trocar informações com o professor, relativas às necessidades do estudante, possibilitando ao professor a escolha de estratégias de ensino e aprendizagem. II- Estudar o conteúdo a ser trabalhado pelo professor, para facilitar a tradução da Libras no momento das aulas e atividades escolares. III- Planejar e executar as atividades pedagógicas quando estiver atuando nas séries iniciais do ensino fundamental. IV- Participar da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Está CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II, III e IV. ✂️ e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro