O Congresso de Milão em 1880 foi o clímax da história da educação
dos surdos. Segundo (BORNE,2002, p.51): “Os temas propostos
foram: vantagens e desvantagens do internato, tempo de
instrução, número de alunos por classe, trabalhos mais
apropriados aos surdos, enfermidades, medidas curativas e
preventivas etc. Apesar da variedade de temas, as discussões
voltaram-se às questões do oralismo e da língua de sinais.”
Relacione as colunas sobre as características de abordagens
educacionais ao longo da história da educação de surdos.
1. Bilinguismo
2. Comunicação Total
3. Oralismo
( ) É a crença que seja a única forma desejável de comunicação
para o surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a qualquer
custo, porque atrapalha o desenvolvimento da aquisição da
língua.
( ) É uma abordagem educacional que incorpora o
desenvolvimento de qualquer resto de audição para melhoria
das habilidades de fala, incluindo língua de sinais, alfabeto
manual, leitura e escrita, dentre outros.
( ) É a abordagem que apresenta uma proposta de ensino para
acessar duas línguas no contexto escolar, considerando a
língua de sinais como primeira língua e o português, na
modalidade escrita, como segunda língua.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem
apresentada.
a) 3 – 1 – 2.
b) 2 – 1 – 3.
c) 2 – 3 – 1.
d) 3 – 2 – 1.
e) 1 – 2 – 3.