Questões de Concursos Jornalista

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1Q341698 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Jornalista, Secretaria de Estado de Comunicação PA, AOCP, 2018

Define-se uma proposição como sendo uma sentença declarativa cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro ou falso. Dessa forma, assinale a alternativa que identifica uma proposição.
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2Q561699 | Informática, Tipos de Redes Locais, Jornalista, IF SC, IESES

Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador. Atualmente, empresas e entidades praticamente não conseguem trabalhar sem estarem conectados. Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede) utiliza a classificação de:
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3Q694133 | Jornalismo, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Podcasts sobre os mais diversos temas ganharam espaço nos últimos anos. Sobre esse tipo de mídia, assinale a alternativa correta.
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4Q333636 | Matemática, Progressões Sequências, Jornalista, Secretaria de Estado de Comunicação PA, AOCP, 2018

Na diagramação de uma revista, ficou determinado que as propagandas dos principais patrocinadores devem ser apresentadas nas páginas que seguem a numeração da seguinte sequência numérica, a qual apresenta os números em uma sequência lógica e onde faltam os três últimos números:

(2, 4, 8, __, __, __).

Completando essa sequência numérica, é correto afirmar que a numeração da última página na qual deve ser apresentada a propaganda dos principais patrocinadores

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5Q562100 | Informática, Busca e Pesquisa, Jornalista, Secretaria de Estado de Comunicação PA, AOCP, 2018

Acerca do mecanismo de busca na Web GOOGLE, o que ocorre ao se acrescentar o caractere aspas duplas (') antes e após a frase a ser pesquisada, conforme exemplo a seguir?
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6Q684591 | Jornalismo, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

O chamado webjornalismo possui características que são fundamentais no momento da edição, porque nesse canal não há limitação de tempo e espaço como no telejornalismo, no radiojornalismo e no jornalismo impresso. Os estudiosos desse tipo de jornalismo destacam que nele, entre outras vantagens, é possível trabalhar com a
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7Q686127 | Jornalismo, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

Segundo Leandro Pereira Morais (www.ipea.gov.br), “o momento atual é marcado pelo avanço expansivo, permanente e irreversível da CT&I, caracterizando o que especialistas no tema chamam, por exemplo, de “indústria 4.0”. Os principais pilares dessa “indústria” são: 
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8Q340764 | Raciocínio Lógico, Jornalista, IFAL AL, COPEVE UFAL

Uma igreja tem sete portas. De quantos modos distintos essa igreja poderá estar aberta?
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9Q685370 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Na linguagem jornalística existe uma convenção para a escolha dos itens léxicos, que se fundamenta na concepção de que existe uma língua padrão, ao mesmo tempo dinâmica e estável. Com base nessa convenção, considera-se que:
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10Q474900 | Espanhol, Interpretação de Texto, Jornalista, ITAIPU Binacional, UFPR

Según el texto, es correcto afirmar:

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11Q689181 | Português, Morfologia 329 Pronome, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Texto 3 
Papos
– Me disseram... 
– Disseram-me. 
– Hein? 
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. 
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? 
– O quê? – Digo-te que você... 
– O “te” e o “você” não combinam. 
– Lhe digo? 
– Também não. O que você ia me dizer? 
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? 
– Partir-te a cara. 
– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. 
– É para o seu bem. 
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... 
– O quê? 
– O mato. 
– Que mato? 
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? 
– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! 
– Se você prefere falar errado... 
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? 
– No caso... não sei. 
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? 
– Esquece. 
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. 
– Depende. 
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. 
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. 
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. 
– Por quê? 
– Porque, com todo este papo, esqueci-lo. 
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado]. 
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. 
I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’. 
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’. 
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença. 
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12Q551674 | Informática, Word, Jornalista, Secretaria de Estado de Comunicação PA, AOCP, 2018

Considerando o editor de texto Microsoft Word 2007, versão português em sua instalação padrão, a funcionalidade “Tamanho da Página” permite a escolha do tamanho do papel para a seção atual. Assinale a alternativa que apresenta uma opção INEXISTENTE para a opção de papel.
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13Q440834 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Jornalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens que se seguem, a respeito da comunicação social.

O prazo da concessão ou permissão para o serviço de radiodifusão será de vinte anos, tanto para emissoras de rádio quanto para as de TV.

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14Q651543 | Códigos de Ética, Código de Ética do Jornalista, Jornalista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Consta no manual de redação de uma grande empresa jornalística pública que o jornalismo é um serviço público, e o jornalista, portanto, é um servidor da sociedade. Essa afirmação, que está de acordo com um item que consta no artigo 9º do Código de Ética dos jornalistas, significa que a
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15Q683859 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. No Brasil, o uso de águas pluviais nas construções sustentáveis urbanas é recomendado somente para ingestão humana. 
II. A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia. 
III. Nas compras públicas, comumente o preço de um produto não considerava os custos das externalidades negativas. Essa foi uma das razões para a Lei nº 12.349/10 alterar a Lei nº 8.666/93, com possibilidade de inclusão de critérios ambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. 
IV. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os sistemas de devolução dos resíduos aos geradores serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. Essa questão envolve a logística reversa.



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16Q335100 | Matemática, Jornalista, IFAL AL, COPEVE UFAL

Dispondo-se de 5 meninas e 4 meninos, quantas comissões de cinco pessoas, com pelo menos 3 meninas, podem ser formadas?
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17Q334877 | Matemática, Jornalista, IFAL AL, COPEVE UFAL

Considere que os termos da sequência (0, 1, 3, 4, 12, 13, ...) obedecem a uma sequência lógica na lei de sua formação. Então, se somarmos o 7º termo com o 11º termo dessa sequência, obtemos como resultado o número
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18Q692029 | Inglês, Jornalista, UNICAMP, VUNESP, 2019

No trecho do terceiro parágrafo - That discussion must be “uninhibited, robust, and wide-open” -, o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
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19Q651523 | Códigos de Ética, Código de Ética do Jornalista, Jornalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens a seguir.

Ao elaborar uma matéria jornalística, a qual possa ter interface com interesses comerciais da empresa, velados ou transparentes, o jornalista deve procurar conceder caráter imparcial a fim de não permitir que o público perceba qualquer interesse do veículo de comunicação na mensagem transmitida.

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20Q687189 | Português, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Texto 2

Pesquisadores explicam por que é tão difícil imitar os sons de outra língua 
Por Rennan A. Julio 
Cérebro adapta todo e qualquer som estranho para o seu idioma original.

Estudos tentam entender a origem do sotaque. Em busca de justificativas para a nossa dificuldade de reproduzir sons de línguas diferentes, pesquisadores fizeram testes com bebês e adolescentes de todo o mundo. 
Há mais de duas décadas, uma equipe da Universidade de Washington tenta entender como o cérebro humano compreende a linguagem humana. Para isso, analisou bebês do mundo inteiro durante esse período. 
Em um dos testes, a equipe fez com que, aos seis meses de idade, bebês japoneses e ingleses escutassem sons de ambas as culturas. Até então, as crianças conseguiam reproduzir os “barulhos” característicos às duas nações; só que quando atingiram os dez meses de idade, os mesmos bebês falharam na percepção de sons que não faziam parte de sua cultura. Os japoneses deixaram de reconhecer “r” e “l”, cuja distinção não existe no Japão, mas existe na língua inglesa. 
Realizado por outra equipe de pesquisadores, um segundo estudo sugere diferente: as pessoas não perdem tão abruptamente essa capacidade de aprender línguas, mas o processo acontece durante a puberdade. Depois de uma série de testes, esses cientistas perceberam uma forte relação entre o aprendizado de uma segunda língua e a época em que isso acontece.
Para o especialista Eric Bakovic, existe um movimento para processar esse tipo de informação: “Você aprende uma língua pegando sons e imitando seus pais. Depois, seu cérebro começa a fazer outras coisas, assumindo que já tinha aprendido todos os sons necessários para manter uma relação comunicativa com as pessoas ao seu redor”.
Essa biblioteca de sons nos permite fluência com a língua que falamos, mas quando tratamos de sons “externos” ficamos “surdos”, afirma o linguista da Universidade de San Diego.
“Quando você escuta um sotaque ou uma língua totalmente diferente, seu cérebro mapeia os sons diretamente para a língua que você fala”, conta Bakovic. Ao invés de pronunciar com precisão, as pessoas acabam juntando as partes “próximas” do que os seus cérebros sabem e reproduzindo dessa maneira.
Mas para Joel Goldes, especialista nessa área e atuante em Hollywood, isso pode ser treinado. “Nosso cérebro realmente nos bloqueia de ouvir o que estamos ouvindo. Até que alguém nos ensine a produzir novos sons, nós não os escutamos. É por isso que uma pessoa pode ficar 40 anos em um país diferente sem perder o sotaque”. 

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pesquisadores-explicam-por-que-e-tao-dificil-imitar-o-sotaque-de-outralingua.html. [Adaptado]. Acesso em: 10 nov. 2018.  
Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. As palavras ‘país’ (linha 34) e ‘Japão’ (linha 13) são acentuadas pela mesma regra. 
II. As palavras ‘humana’ (linha 7) e ‘escutassem’ (linha 10) possuem mais grafemas do que fonemas. 
III. As palavras ‘cérebro’ (linha 1) e ‘próximas’ (linha 29) são acentuadas porque são proparoxítonas. 
IV. As palavras ‘pesquisadores’ (linha 4), ‘adolescentes’ (linha 5) e ‘linguagem’ (linha 7) contêm dígrafo.
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