Questões de Concurso Junta Médica em Psiquiatria

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1007880 | Direito Tributário, Impostos Estaduais, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Os responsáveis por uma criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA) solicitaram judicialmente o direito a isenção do IPVA. Considerando esse caso, é correto afirmar que:

2 Q1007873 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente de 35 anos foi diagnosticada com transtorno da compulsão alimentar periódica, e seu psiquiatra prescreveu off-label o topiramato, com aumento gradual de dose a cada semana de uso. Após o primeiro mês, a paciente passou a apresentar quadro de dor ocular intensa, cefaleia, náuseas, vômitos e turvação visual com halos coloridos ao redor das luzes, além de midríase e vermelhidão ocular ao exame físico. Diante desse caso, a melhor hipótese diagnóstica é:

3 Q1007876 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um homem de 47 anos refere comportamento recorrente de tocar ou se esfregar em outras pessoas sem o consentimento delas, buscando excitação sexual. Revela que este comportamento ocorre mais frequentemente quando pega ônibus cheio para voltar do trabalho para sua casa. Nesse caso, o melhor diagnóstico é transtorno:

4 Q1007878 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Homem de 47 anos apresenta há cerca de três anos uma série de interpretações equivocadas sobre acontecimentos cotidianos. O paciente descreve que, durante conversas casuais, percebe insinuações de que colegas de trabalho estariam conspirando para prejudicar sua imagem, interpretando comentários neutros como ameaças veladas. Além disso, ele está convencido de que sua esposa tem se envolvido em relações extraconjugais, baseando-se em pequenos detalhes e comportamentos que, na realidade, não constituem evidências concretas de traição. Apesar de manter sua rotina diária sem grandes prejuízos – sem episódios de alucinações, desorganização do pensamento ou variações abruptas de humor –, essa crença fixa vem gerando conflitos intensos no convívio familiar. O paciente nega o uso de substâncias psicoativas. Diante desse caso clínico, o melhor diagnóstico é:

5 Q1007879 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Em 2024, foi proposto um novo critério diagnóstico para a doença de Alzheimer como uma entidade biológica. Três categorias de biomarcadores foram criadas: core (1 e 2), não específicos envolvidos na patogênese da doença de Alzheimer e biomarcadores de copatologias comuns associadas à doença de Alzheimer. Constituem biomarcadores core relacionados à doença de Alzheimer:

6 Q1007883 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um homem de 45 anos apresenta episódios impulsivos de explosões de raiva que duram menos de 30 minutos, geralmente desencadeados por provocações mínimas ou sem gatilho aparente. Durante os episódios, há sintomas de tensão intensa acompanhados de manifestações somáticas (palpitações, tremores e aperto no peito). O paciente exibe agressividade verbal (gritos e ameaças) e, ocasionalmente, agressividade física (arremesso de objetos e empurrões com consequências leves). Após os episódios, sente alívio, seguido por sentimentos de vergonha e arrependimento. Esses eventos prejudicam significativamente suas relações interpessoais, vida conjugal e desempenho profissional. Paciente nega o uso de drogas. O diagnóstico mais provável desse paciente é transtorno:

7 Q1007870 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente masculino de 29 anos encontra-se em acompanhamento com psiquiatra devido a quadro de transtorno depressivo maior. Ao ser prescrita medicação antidepressiva, o paciente solicitou que fosse escolhida uma droga com menor possibilidade de levar a disfunção sexual. A melhor medicação para o caso desse paciente é:

8 Q1007872 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente de 58 anos procura atendimento psiquiátrico referindo piora em comportamento compulsivo com jogos, que ocorreu de forma acentuada após iniciar tratamento para quadro de uma sensação desagradável em suas pernas, que ocorria principalmente em repouso e à noite melhorava transitoriamente ao movimentar as pernas. Familiar presente na consulta complementa dizendo que o paciente é "viciado em jogos de azar" e que, mesmo com dívidas importantes, segue jogando compulsivamente, ignorando as consequências desse comportamento. Reforça que o quadro piorou após introdução de nova medicação. Diante desse quadro, é correto inferir que o paciente recebeu o diagnóstico de:

9 Q1007874 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Mulher de 42 anos com diagnóstico recente de fibromialgia procura psiquiatra com quadro iniciado há dois meses, em que na maior parte dos dias, sente tristeza, anedonia, dificuldade de concentração, aumento do apetite e baixa estima de si própria. Considerando o quadro apresentado, a melhor opção medicamentosa para tratar essa paciente é:

10 Q1007875 | Direito Sanitário, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Sobre a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.